segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

1978 - O Senhor dos Aneis


"O Senhor dos Anéis" é um filme americano de 1978, criado e realizado por Ralph Bakshi. A longa metragem é uma adaptação da primeira parte da trilogia "O Senhor dos Anéis"(1954-1955) do escritor inglês JRR Tolkien. A adaptação foi feita por Peter S. Beagle e Chris Conkling.
A realização deste filme foi um passo corajoso por várias razões, não sendo a menor o cepticismo dos vinte milhões de leitores que prestam verdadeiro culto àquela trilogia.O filme contém animação e cenas live-action utilizando a técnica rotoscoped para dar-lhe uma aparência mais consistente e real a toda a acção do filme. Cada cena foi primeiramente filmada em imagem real, com os actores vestidos com trajos contrastantes, recriações dos modelos que os artistas-animadores previamente tinham concebido. As cenas foram rodadas sob a direcção de Bakshi, e a acção dos personagens impressionada em filme, sem fundo nem pormenor, o que teria feito ascender de forma incalculável o orçamento do registo em imagem real. O filme foi então projectado em alto-contraste, e cada fotograma desenhado, ou a maior parte dos fotogramas desenhados de acordo com as exigências da acção, respeitando os traços do Movimento original. Os artistas de Bakshi, usando os fotogramas originalmente impressionados com a imagem real, reilustraram literalmente a acção de acordo com o estilo escolhido. Efectivamente, este processo eliminou os enormes e, na opinião de Bakshi, desproporcionados esforços que, normalmente afligem o animador para criar a sensação de um movimento convincente.
Os estúdios Rankin-Bass produziram uma pré-sequela, "O Hobbit" em 1977, e em 1980 a sequela "O Regresso do Rei".

História

Os Hobbits são um povo na Terra-média que vivem no Shire. Eles sempre viveram em paz, até ao dia em que Bilbo, um Hobbit aventureiro ,bastante fora do comum, rouba um pequeno anel de ouro a Gollum, uma criatura das montanhas. No dia do seu aniversário, Bilbo decide que está a ficar velho e que quer partir para Rivendell, a Casa de Elrond, onde poderá acabar o seu livro de aventuras.
Na noite do seu aniversário, Bilbo dá um discurso e, dissimuladamente, põe o seu Anel no dedo, o que lhe dá invisibilidade. Bilbo parte nessa noite, apenas com o conhecimento de Gandalf, e deixa o anel mágico ao seu sobrinho, Frodo. Gandalf pede a Frodo que leve o anel até Rivendell, onde estará mais seguro. Frodo aceita e parte para Rivendell na companhia de Sam, Pippin e Merry,. Pelo caminho Frodo descobre que está a ser perseguido pelos Espectros do Anel, os nove servidores de Sauron, o Senhor das Trevas.
Em Bree ,os quatro Hobbits conhecem Aragorn, que os guiará até Rivendell. Pelo caminho, Frodo é ferido por uma espada Morgul, que lhe deixa uma ferida terrível que só Elrond sabe curar.
Finalmente em Rivendell, Frodo recupera, e num conselho privado, é decidido o destino do Anel e quem o irá transportar, para ser destruído. A irmandade é assim formada, sendo constituída por Frodo, Sam, Merry, Pippin, Gandalf, Aragorn, Boromir, Legolas e Gimli.
No caminho para Mordor, a irmandade encontra muitos obstáculos, um dos quais um Balrog (um demónio) nas minas de Mória, onde Gandalf morre ao tentar atrasar a besta.
A irmandade segue para Lothlórien, onde Celeborn e Galadriel os acolhem e oferecem presentes, entre os quais barcos, nos quais a irmandade desce o Grande Rio. Numa das margens do Rio, a irmandade desfaz-se e Frodo e Sam seguem, ás escondidas, a viagem para Mordor.

O filme estreou em Portugal a 05 de abril de 1980. Mais tarde, foi editado em VHS com dobragem brasileira. Entretanto foi lançado em dvd com dobragem portuguesa produzida para esta edição.

Personagens

Frodo

Voz-Christopher Guard

Gandalf

Voz-William Squire

Sam

Voz-Michael Scholes

Pippin e Merry

Voz-Dominic Guard e Simon Chandler

Aragorn

Voz-John Hurt

Legolas

Voz-Anthony Daniels

Boromir

Voz-Michael Graham Cox

Gimli

Voz-David Buck

Théoden

Voz-Philip Stone

Bilbo

Voz-Norman Bird

Gollum

Voz-Peter Woodthorpe

Trailer


Excerto(Dobragem Brasileira)


DVD


Comentem!!

sábado, 28 de janeiro de 2012

O Jovem Ramsay


"O Jovem Ramsay" é uma série dramática australiana produzida pela Crawford Productions, para o canal "Seven Network". A primeira série de 13 episódios foi produzida em 1977 e a segunda de 13 episódios produzida em 1979, realizados por David Stevens, George Miller, Simon Winser, Gary Conway, Rod Hardy, Pino Amenta, Kevin James Dobson, Bill Hughes e Graeme Arthur.

História

Peter Ramsay é um jovem veterinário que foi destacado para uma cidade na província chamada Jindarra, para substituir nas funções o velho médico local, Jack Lambert.
Várias peripécias acontecem no quotidiano do simpático Ramsay, mas no final, tudo acaba da melhor maneira com a ajuda de Julie Lambert, enfermeira e recepcionista, e filha de Jack, e também do guarda florestal, Ray Turner.
Na segunda série Julie muda de cidade após a morte de seu pai e Cassie McCallum torna-se a nova enfermeira e recepcionista.


A série passou na RTP em 1986 no espaço "Tempo dos Mais Novos".

Genéricos


Personagens

Peter Ramsay-John Hargreaves


Ray Turner-Serge Lazareff


Julie Lambert-Barbara Llewellyn


Cassie McCallum-Louise Howitt


Jack Lambert-Vic Gordon


1º Episódio




Comentem!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

O Cavalo de Fogo


"O Cavalo de Fogo" é uma série de animação americana dos estúdios Hanna-Barbera. A série de 1986 tem apenas 13 episódios, animados nos estúdios Cuckoo's Nest Studios e Wang Film Productions, com realização de e Art Davis, Ray Patterson , Carl Urbano , Don Lusk , Oscar Dufau e Rudy Zamora.

História

No planeta Dar-Shan, a Rainha Sarana é obrigada entregar a sua filha recém nascida ao Cavalo de Fogo, para que ela não caia nas garras da bruxa Diabolyn. A princesa Sara é levada para uma Quinta no Montana, oeste norte-americano, onde é criada por John Cavanaugh.
Aos 13 anos, Sara percebe que o seu medalhão é na verdade um amuleto mágico, capaz de chamar o cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo conta à Sara sobre as suas origens e conta quem ela é na realidade: a princesa do reino de Dar-Shan, situado noutra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. Sara descobre também que Diabolyn é irmã da sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.
Ao atravessar o portal dimensional para Dar-Shan, Sara conhece alguns aliados na luta contra Diabolyn: um feiticeiro chamado Alvinar (que também era conselheiro de sua mãe), o potro Brutus e o jovem Dorin. Diabolyn, por sua vez, conta com ajuda de espectros demoníacos para se tornar a rainha de Dar-Shan, além de estranhas criaturas lideradas por Dweedle.

A série passou na RTP em 1990 na versão original com legendas em português.

Genérico


Letra
Once upon a dream I think,
I Lived inside a fairy tale,
Where someone brave was lost,
And some dark void was crossed
And I was tossed in my sleep.

And did I see a magic horse called
Wildfire, or was that the dream?(Wildfire, WIldfire!)
Deep within my mind,
So tell me what I find, or what I might become,
If I could go where the dreams come from,
If I could go where the dreams come from!

Wildfire! Wildfire! Wildfire!!!

Personagens

Sara

Voz-Georgi Irene

Cavalo de Fogo

Voz-John Vernon

Dorin

Voz-Bobby Jacoby

Brutus

Voz-Susan Blu

Alvinar

Voz-René Auberjonois

John Cavanaught

Voz-David Ackroyd

Ellen

Voz-Lilly Moon

Lady Diabolyn

Voz-Jessica Walter

Dweedle

Voz-Billy Barty


Excerto


Comentem!!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Actualizações

Actualizações nos post's David o Gnomo, Chipicao, e Spider Man - O Homem Aranha.

sábado, 21 de janeiro de 2012

Ferko e Ambrósio


"Ferko e Ambrósio" é uma série de desenhos animados checo-eslovacos criado por Milan Horvatovič. A série têm vinte e um episódios produzidos entre 1984 e 1988, escritos, realizados e música de Milan Horvatovič.
A acção dos desenhos animados não tem qualquer dialogo, como acontece em várias series, o que torna as histórias de fácil compreensão, onde a música e a expressão corporal das personagens têm grande relevância.

História

Ferko estava triste por não ter um animal de estimação com quem brincar.
Até que encontrou um ovo no jardim. Pouco tempo depois, saiu do ovo um pequeno pelicano. O menino levou o para casa, cuidou dele e deu-lhe o nome Ambrósio. Os dois tornaram-se grandes amigos de aventuras e brincadeiras.


A série estreou na RTP 1 em 1987.

Genérico


Personagens

Ferko


Ambrósio


Excerto


Comentem!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Reclames - Weetabix


Weetabix são uns cereais repletos de grãos integrais nutritivos inventados pelo australiano, Bennison Osborne, na década de 20. Entretanto, a marca foi crescendo ao longo dos anos e expandiu-se por diversos países, e criou diversas variantes de weetabix e cereais.

1993


Weetos

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Buéréré(1993-1995)


O programa Buéréré foi o primeiro espaço da SIC direccionado ao público infanto-Juvenil, apresentado por Ana Marques. Até à data da estreia do Buéréré em 1993, o canal apenas apresentava algumas séries para os mais jovens nas manhãs de fim de semana.
Para além de passar séries de animação estrangeiras, sempre dobradas em português, o espaço não se cingia apenas a fazer ponte entre as séries. Cada programa tinha um tema que era abortado ao longo da emissão, com convidados, entrevistas às crianças e reportagens. Entre os vários temas que foram abortados, destaco alguns, como por exemplo a televisão, as dobragens de desenhos animados, os sinais de trânsito, a rádio, publicidade entre outros. Em cada fim de semana, o programa era assistido por uma escola e tinha sempre convidados musicais, sobretudo artistas direccionados ao publico infato-juvenil. Ao longo dos meses, o Buéréré teve várias rubricas, passatempos e patrocínios, e nesta primeira fase era gravado e produzido nos estúdios da SIC.
Em 1994, a SIC passou também a emitir diariamente o Buéréré, com apresentação da Ana Marques, que fazia apenas um pequeno apontamento no inicio e outro no fim de cada emissão.
Em 1995, o Buéréré de fim de semana foi remodelado, mas continuou com a apresentação de Ana Marque.(Será abordado noutro post).

Genérico


Apresentadora-Ana Marques


Vários Momentos



Comentem!!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Hokusai


"Hokusai" é uma curta-metragem de animação britânica de 1978, criada por Tony White. Ele escreveu, produziu e realizou aquilo que considera um livro de esboços animados, numa invocação há vida artística de Katsushika Hokusai, um famoso pintor japonês que viveu de 1760 a 1849.
A definição do filme, os seus objectivos, e as suas linhas de força encontram-se nas próprias palavras de Hokusai que Tony White ilustrou de forma exemplar:
"Desde a idade dos seis anos tive a mania de desenhar as formas das coisas. Aos cinquenta anos eu tinha publicado uma quantidade de desenhos, mas tudo o que fiz até à idade de setenta anos não tinha valor. Aos setenta e cinco aprendi algumas coisas acerca da natureza: os animais, as plantas, as árvores, os pássaros, os peixes e os insectos. Quando tiver oitenta anos serão notórios os progressos em mim. Aos noventa anos, mergulharei profundamente no mistério da vida. Quando atingir cem anos, tudo aquilo que eu criar: um ponto ou uma linha, saltará vivamente como nunca antes acontecera. Costumo chamar-me a mim próprio "Hokusai", mas agora passo a assinar com a frase "o velho louco pelos desenhos".

O filme passou no programa "Animação" de Vasco Granja



Comentem!!

sábado, 14 de janeiro de 2012

Wattoo-Wattoo


"Wattoo-Wattoo" é uma série de animação francesa criada e escrita por Hubert Ballay, autor compositor e editor de música, célebre no mundo do espectáculo, e por René Borg, reconhecido especialista em desenhos animados. A série de 1978 foi produzida pela "Platforme 2000" e "Star Productions", e é constituída por 56 episódios, com música de Hubert Ballay, e realização de Rene Borg.
As personagens de "Wattoo-Wattoo" falam uma linguagem própria, e em cada episódio pretendem ensinar aos mais novos, uma lição importante, como por exemplo, lavar os dentes ou ter uma alimentação saudável.
A música é utilizada, não como um simples elemento de fundo, mas como um elemento tão importante como a imagem, sublinhando a evolução da acção. Os "decors", decisivamente ingénuos(naif) reflectem o meio escolhido para a acção que, ajudada por símbolos internacionalmente reconhecidos, prescinde de qualquer tradução.

História

"Wattoo-Wattoo" é uma espécie de passaro que vive no planeta Agosto.
Ele viaja até ao planeta Terra para ajudar os seu habitantes, os Zwas(gansos), que não são maus, mas um pouco inconscientes, desajeitados, mal informados. Eles poluem, destróiem, cometem asneiras que, por vezes, provocam catástrofes. É então que "Wattoo-Wattoo", inteligente, audacioso, mas sobretudo dotado de grande generosidade e poder de persuasão, aparece a socorre-los, no momento exacto, salvando-os de apuros e convencendo-os a conduzirem-se de outra forma.
A acção incide sobretudo numa família de Zwas, constituída pelo pai, a mãe, o filho, a filha, o tio, e ainda o animal de estimação Crédo.

A série passou na RTP em 1981 com dobragem portuguesa. Alguém se lembra quem fez a narração?

Genérico


Personagens

Wattoo-Wattoo

Voz-Michele Dahan-Ballay

Pai Zwa

Voz-??

Mãe Zwa

Voz-Laurence Bru

Filho Zwa

Voz-Claude Melki

Filha Zwa

Voz-Pascale Jacquemont

Tio Zwa

Voz-Rene Borg

Crédo

Voz-Patrick Borg


1º, 2ºe 3º Episódio(Versão Francesa)




Episódio "A Sinfonia das Flores"


Comentem!!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os Esqueletos


"Os Esqueletos" é uma série de animação britânica baseada na série homônima de livros de Janet e Allan Ahlberg, que foram ilustrados por André Amstutz e incidi sobre as aventuras de um grupo de esqueletos.
A série de doze espisódios foi produzida pela "William Heinemann Ltd" e a "Cartwn Cymru" em 1992, com realização de Gary Hurst.

História

Esqueletão, Esquelitinho e Esqueleto Cão são três esqueletos que vivem numa cidade muito escura habitada por esqueletos. Eles vivem juntos numa cave escura de uma casa muito escura. Os três são inseparáveis e andam sempre há procura de divertimento e aventuras.

A série estreou na TV2 em 1995, com versão portuguesa.

Genérico


Letra
Numa vila escura
há uma rua escura,
e na rua escura,
há uma casa escura,
e na casa escura,
há uma escada escura,
e descendo a escada,
há uma cave escura
e na cave escura,
vivem três esqueletos.

Há o Esqueletão,
há o Esqueletinho,
e o Esqueleto Cão.

Personagens

Esqueletão

Voz-Paulo B.

Esqueletinho

Voz-Rui Paulo

Esqueleto Cão

Voz-Luísa Salgueiro

Lua(Narradora)

Voz-Luísa Salgueiro

Episódio


Comentem!!