domingo, 15 de janeiro de 2012

Hokusai


"Hokusai" é uma curta-metragem de animação britânica de 1978, criada por Tony White. Ele escreveu, produziu e realizou aquilo que considera um livro de esboços animados, numa invocação há vida artística de Katsushika Hokusai, um famoso pintor japonês que viveu de 1760 a 1849.
A definição do filme, os seus objectivos, e as suas linhas de força encontram-se nas próprias palavras de Hokusai que Tony White ilustrou de forma exemplar:
"Desde a idade dos seis anos tive a mania de desenhar as formas das coisas. Aos cinquenta anos eu tinha publicado uma quantidade de desenhos, mas tudo o que fiz até à idade de setenta anos não tinha valor. Aos setenta e cinco aprendi algumas coisas acerca da natureza: os animais, as plantas, as árvores, os pássaros, os peixes e os insectos. Quando tiver oitenta anos serão notórios os progressos em mim. Aos noventa anos, mergulharei profundamente no mistério da vida. Quando atingir cem anos, tudo aquilo que eu criar: um ponto ou uma linha, saltará vivamente como nunca antes acontecera. Costumo chamar-me a mim próprio "Hokusai", mas agora passo a assinar com a frase "o velho louco pelos desenhos".

O filme passou no programa "Animação" de Vasco Granja



Comentem!!

1 comentário:

Liliana Granja Morais disse...

Fabuloso!!! Muito obrigada por essa descoberta!!!