sábado, 21 de janeiro de 2012

Ferko e Ambrósio


"Ferko e Ambrósio" é uma série de desenhos animados checo-eslovacos criado por Milan Horvatovič. A série têm vinte e um episódios produzidos entre 1984 e 1988, escritos, realizados e música de Milan Horvatovič.
A acção dos desenhos animados não tem qualquer dialogo, como acontece em várias series, o que torna as histórias de fácil compreensão, onde a música e a expressão corporal das personagens têm grande relevância.

História

Ferko estava triste por não ter um animal de estimação com quem brincar.
Até que encontrou um ovo no jardim. Pouco tempo depois, saiu do ovo um pequeno pelicano. O menino levou o para casa, cuidou dele e deu-lhe o nome Ambrósio. Os dois tornaram-se grandes amigos de aventuras e brincadeiras.


A série estreou na RTP 1 em 1987.

Genérico


Personagens

Ferko


Ambrósio


Excerto


Comentem!!

4 comentários:

AC disse...

Desde já os meus parabéns pelo blogue. Passo muito bons tempos a recordar por aqui a minha infância.

Entretanto gostaria de saber se por acaso não teria alguma gravação de um desenho animado cujo genérico começava com qualquer coisa como: "à beira do rio, onde nós moramos(...)". Presumo que o título do desenho seria esse mesmo "À beira do rio" mas não tenho a certeza absoluta.
Era um desenho animado com o que me recordo de serem marionetes num pântano/rio. Recordo algumas das personagens: um pintainho amarelo com uma casca de ovo na cabeça encostado na ombreira de uma janela, um monstro de pântano coberto de um material viscoso, e creio que existia também um caixote do lixo falante. Estou na esperança de que você, ou alguém por aqui, saiba a que me refiro, caso contrário compreendo que seja difícil achá-lo com tão pouca informação disponível.

Até hoje não conheci ninguém capaz de se lembrar deste desenho animado, mas por alguma razão eu nunca o esqueci.

AC disse...

Ainda a respeito do "À beira do rio" esqueci-me de referir que se trata muito provavelmente de um desenho animado da época de 90.

Desenhosanimados disse...

Olá

Essa série já está no blog.
http://desenhosanimadospt.blogspot.com/2008/09/galinha-e-la-minute.html

AC disse...

Muito obrigado. Pelos vistos a minha memória pregou-me uma partida, já que o genérico não era nada do que eu me lembrava ahah É bom recordar isto. Mais uma vez agradeço a indicação. Continue o bom trabalho.