segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

1978 - O Senhor dos Aneis


"O Senhor dos Anéis" é um filme americano de 1978, criado e realizado por Ralph Bakshi. A longa metragem é uma adaptação da primeira parte da trilogia "O Senhor dos Anéis"(1954-1955) do escritor inglês JRR Tolkien. A adaptação foi feita por Peter S. Beagle e Chris Conkling.
A realização deste filme foi um passo corajoso por várias razões, não sendo a menor o cepticismo dos vinte milhões de leitores que prestam verdadeiro culto àquela trilogia.O filme contém animação e cenas live-action utilizando a técnica rotoscoped para dar-lhe uma aparência mais consistente e real a toda a acção do filme. Cada cena foi primeiramente filmada em imagem real, com os actores vestidos com trajos contrastantes, recriações dos modelos que os artistas-animadores previamente tinham concebido. As cenas foram rodadas sob a direcção de Bakshi, e a acção dos personagens impressionada em filme, sem fundo nem pormenor, o que teria feito ascender de forma incalculável o orçamento do registo em imagem real. O filme foi então projectado em alto-contraste, e cada fotograma desenhado, ou a maior parte dos fotogramas desenhados de acordo com as exigências da acção, respeitando os traços do Movimento original. Os artistas de Bakshi, usando os fotogramas originalmente impressionados com a imagem real, reilustraram literalmente a acção de acordo com o estilo escolhido. Efectivamente, este processo eliminou os enormes e, na opinião de Bakshi, desproporcionados esforços que, normalmente afligem o animador para criar a sensação de um movimento convincente.
Os estúdios Rankin-Bass produziram uma pré-sequela, "O Hobbit" em 1977, e em 1980 a sequela "O Regresso do Rei".

História

Os Hobbits são um povo na Terra-média que vivem no Shire. Eles sempre viveram em paz, até ao dia em que Bilbo, um Hobbit aventureiro ,bastante fora do comum, rouba um pequeno anel de ouro a Gollum, uma criatura das montanhas. No dia do seu aniversário, Bilbo decide que está a ficar velho e que quer partir para Rivendell, a Casa de Elrond, onde poderá acabar o seu livro de aventuras.
Na noite do seu aniversário, Bilbo dá um discurso e, dissimuladamente, põe o seu Anel no dedo, o que lhe dá invisibilidade. Bilbo parte nessa noite, apenas com o conhecimento de Gandalf, e deixa o anel mágico ao seu sobrinho, Frodo. Gandalf pede a Frodo que leve o anel até Rivendell, onde estará mais seguro. Frodo aceita e parte para Rivendell na companhia de Sam, Pippin e Merry,. Pelo caminho Frodo descobre que está a ser perseguido pelos Espectros do Anel, os nove servidores de Sauron, o Senhor das Trevas.
Em Bree ,os quatro Hobbits conhecem Aragorn, que os guiará até Rivendell. Pelo caminho, Frodo é ferido por uma espada Morgul, que lhe deixa uma ferida terrível que só Elrond sabe curar.
Finalmente em Rivendell, Frodo recupera, e num conselho privado, é decidido o destino do Anel e quem o irá transportar, para ser destruído. A irmandade é assim formada, sendo constituída por Frodo, Sam, Merry, Pippin, Gandalf, Aragorn, Boromir, Legolas e Gimli.
No caminho para Mordor, a irmandade encontra muitos obstáculos, um dos quais um Balrog (um demónio) nas minas de Mória, onde Gandalf morre ao tentar atrasar a besta.
A irmandade segue para Lothlórien, onde Celeborn e Galadriel os acolhem e oferecem presentes, entre os quais barcos, nos quais a irmandade desce o Grande Rio. Numa das margens do Rio, a irmandade desfaz-se e Frodo e Sam seguem, ás escondidas, a viagem para Mordor.

O filme estreou em Portugal a 05 de abril de 1980. Mais tarde, foi editado em VHS com dobragem brasileira. Entretanto foi lançado em dvd com dobragem portuguesa produzida para esta edição.

Personagens

Frodo

Voz-Christopher Guard

Gandalf

Voz-William Squire

Sam

Voz-Michael Scholes

Pippin e Merry

Voz-Dominic Guard e Simon Chandler

Aragorn

Voz-John Hurt

Legolas

Voz-Anthony Daniels

Boromir

Voz-Michael Graham Cox

Gimli

Voz-David Buck

Théoden

Voz-Philip Stone

Bilbo

Voz-Norman Bird

Gollum

Voz-Peter Woodthorpe

Trailer


Excerto(Dobragem Brasileira)


DVD


Comentem!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que coincidência incrivel, ainda esta semana o comprei ... apesar de antigo não tira em nada a qualidade, muito bom filme!

Nuno Mata disse...

É fantástico mas não se compara, na minha opinião, ao Fire and Ice dos mesmos autores.

abraço

www.btoys.blogspot.com

Anónimo disse...

Cara, Fire and Ice não tem nada haver com senhor dos anéis... Pesquisa antes de falar algo.

Anónimo disse...

Ao Anônimo do dia 25 de outubro de 2013 às 18:26:
Com certeza o Nuno Mata deve saber que Fire and Ice não tem nada "a ver" com senhor dos anéis. Estuda melhor o português e não te mete nos comentários dos outros.

Pedrão