terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fievel, Um Conto Americano


"Fievel, Um Conto Americano" é uma longa metragem de 1986, criada por David Kirshner e produzida pela Universal e pela Amblin Entertainment de Steven Spielberg. O argumento foi escrito por Judy Freudberg e Tony Geiss, a música por James Horner e realização de Don Bluth.
O filme foi bem recebido pelo publico, conseguindo ultrapassar o filme da disney "Rato Basílio - O Grande Mestre dos Detectives" lançando no mesmo ano, tornando-se assim, um dos primeiros filmes de animação a ultrapassar um filme da Disney.
O tema "Somewhere Out There" escrito por James Horner , Barry Mann e Cynthia Weil, recebeu uma nomeação para o Óscar de "Melhor Canção Original" e também para um Globo de Ouro na mesma categoria. Apesar de ter perdido o Óscar e o Globo de Ouro, a canção ganhou dois Grammy's.
O filme teve três sequelas produzidas, Fievel vai para o Oeste(1991) lançado nos cinemas, e dois filmes editados directamente em video, O Tesouro de Nova York(1998) e O Mistério do Monstro da Noite(2000).

História

Em 1885 na Rússia , a família de ratos russo-judaica Ratoskewitzes, decide imigrar para os Estados Unidos, à procura de uma vida melhor. Fartos dos ataques dos gatos, os Ratoskewitzes acreditarem que não existem gatos no novo mundo. Durante a viagem de navio, o pequeno Fievel é levado por uma tempestade sendo separado da família. Por fim, chegam aos Estados Unidos, acreditando que perderam Fievel para sempre.
Fievel consegue chegar a Nova York, dentro de uma garrafa, e é ajudado por um pombo francês chamado Henri. O pequeno ratinho parte em busca da sua família, e logo começa descobrir a dura realidade deste novo mundo, onde afinal também existem ratos.

O filme estreou nos cinemas portugueses, a 18 de Dezembro de 1987. Foi lançado em VHS com dobragem brasileira e estreou na RTP na versão original em 1991.


Personagens

Fievel

Voz-Phillip Glasser/Nana Vaz de Castro

Tanya

Voz-Amy Green/??

Papa

Voz-Nehemiah Persoff/Pietro Mário

Mama

Voz-Erica Yohn/Sônia Ferreira

Tigre

Voz-Dom DeLuise/Rodney Gomes

Tony Toponi

Voz-Pat Musick/Nizo Neto

Briget

Voz-Cathianne Blore/??

Henri

Voz-Christopher Plummer/??

Warren Rato e Digit

Voz-John Finnegan e Hal Smith/?? e Mário Monjardim

João Honesto

Voz-Neil Ross/Orlando Drummond

Gussie Mausheimer

Voz-Madeline Kahn/??


*Dobragem Original
*Dobragem Brasileira


-Videos

Never Say Never

Versão Brasileira



Somewhere Out There

Versão Brasileira



Comentem!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Então e o gato mauzão e a gata que cantava no cabaret? E a aranha? E o cão qua ajuda o Fievel a reencontrar a familia?

Vanilson Braga disse...

Cara, mas que post. Estava tentando lembrar o nome desse filme. Gostava bastante dessa animação quando era bem pequeno. Sobre a gata do cabaré, o gato "mausão" e tudo mais, eles fazem parte da continuação, "Fivel vai para o Oeste".

Alan Lembo disse...

POR DEUS CARA, me fala que voce tem a versao em portugues de Dreams to dreams, que a Tania canta no bar, eu estou DESESPERADO pra encontrar. Eu me lembro de ter ouvido uma vez quando era crianca e agora n consigo achar de jeito nenhum, preciso provar pra mim mesmo que nao estou louco!

Alan Lembo disse...

Ah, e tambem a ersao em portugues de "The girl you left behind"