terça-feira, 14 de junho de 2011

Astérix, o Gaulês


"Astérix o Gaulês" é o primeiro álbum de BD da série "Astérix", e também o primeiro a ser adaptado para o cinema de animação. O argumento é de Willy Lateste, Jos Marissen e László Molnár, baseado no álbum de 1961 da dupla René Goscinny e Albert Uderzo. O filme foi produzido pela "Dargaud Films", com música de Gérard Calvi e realização de Ray Goossens. O filme estreou nos cinemas franceses em 1967.

História

50 aC, toda a Gália estava ocupada pelos romanos, excepto uma pequena aldeia ainda resistia aos invasores. Até que um dia, os romanos descobrem que os habitantes bebiam uma porção mágica preparada por Panoramix e que os tornava incrivelmente fortes.Para descobrirem o segredo da poção mágica, os romanos liderados pelo malvado Caius Bonus, decidem rapta Panoramix.
Entretanto Astérix vai resgata-lo, e descobre que Caius Bonus pretende através da poção mágica, tomar o poder em Roma. Mas os dois gauleses destroem os seus planos, com a ajuda inesperada do próprio Júlio César.

Em Portugal, o filme estreou a 20 Dezembro de 1968. Foi editado, mais tarde, em VHS com dobragem brasileira e posteriormente em DVD.

Personagens

Astérix

Voz-Roger Carel/Carlos Silveira

Obélix

Voz-Jacques Morel/Luiz Antônio Lobue

Panoramix

Voz-Lucien Raimbourg/José Soares

Abraracourcix(Matasétix)

Voz-Pierre Tornade/??

Assurancetourix(Cacofonix)

Voz-Jacques Jouanneau/??

Caius Bónus

Voz-Pierre Trabaud/??


Júlio César

Voz-??

*Dobragem Francesa
*Dobragem Brasileira(anos 80)


Excerto



Livro


VHS



DVD



Comentem!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho todos os DVDs disponiveis em Portugal, do Gaulês aos Bretões incluindo o mais recente dos Vikings. Pena que o 6º filme animado do Asterix "le coup du menhir" não tenha passado nunca por Portugal e que o 7º "Asterix conquista a America" só tenha sido editado em VHS (já agora para quando a sua reedição em DVD já que existe uma versão em VHS?)Sou um grande, GRANDE fã do Asterix, por favor tenta fazer um post de todos os filmes do Asterix se fôr possivel =)