sexta-feira, 20 de maio de 2011

Catarina


A história da série japonesa "Catarina" é baseada no livro "Paimen, piika ja emäntä"(1936) da escritora finlandesa Auni Nuolivaara(22 Maio 1883-26 de Outubro de 1972). A série de 49 episódios foi produzida em 1984 pelos estúdios "Nippon Animation", realizados por Hiroshi Saito.

História

Catarina é uma menina pobre que vive no sul da Finlândia com os seus avós paternos. Órfã de pai e com a mãe a trabalhar fora, a menina tem de trabalhar para ajudar os avós. A Europa estava em guerra e a Finlândia era dominada pela Rússia, por isso a sua mãe teve de ir trabalhar para a Alemanha para ganhar mais dinheiro.
Os problemas financeiros da família agravam-se e a menina foi de trabalhar para longe de casa, na quinta da Sr. Laura como dama de companhia. A patroa gosta muito da Catarina, e ela começa a estudar para puder realizar um dia, o sonho de ser médica.

A série estreou em 1995 na TV2 com dobragem portuguesa.

Genérico


Letra
Todo o dia trabalha a Catarina
mas também tem tempo para brincar.
À tardinha passeia a Catarina
e tem toda a noite para sonhar.


Personagens

Catarina

Voz-Alexandra Sedas

Abel


Luís

Voz-Joel Constantino

Ilda

Voz-Margarida Rosa Rodrigues

Martinho

Voz-Jorge Sequerra

Artur

Voz-Paulo Oom

Pekka

Voz-Luís Lucas

Senhora Laura

Voz-Margarida Rosa Rodrigues


Excerto



Comentário
Mais uma bela série da Nippon Animation, do género da Heidi, da Ana dos Cabelos Ruivos, do Tom Sawyer, entre outras. Não cheguei a ver os últimos episódios :-(
Alguém tem episódios da série?


Comentem!!

10 comentários:

Rita disse...

eu nao acredito que este tesouro está aqui. ás vezes pensava que tinha sonhado porque nunca ninguém se lembrava da Catarina, mas ela existe! Mil obrigadas, cada vez que passeio neste blog é como se abrisse um album de recordações!

Anónimo disse...

Estava farta de pensar em qual seria o nome desta série, já vai há tantos anos que a confundi com a Ana dos cabelos ruivos....só me lembrava do nome do amigo, o Martinho :) Adorava a série, obrigado por se lembrarem dela :)

Anónimo disse...

Antes de mais tenho que agradecer ao autor deste blog,o blog está fantástico=)
Conseguiu fazer-me recordar um pouco da minha infância, é tão bom surgirem estes momentos nostálgicos. Fez-me nascer a criança que há em mim.
Relativamente a estes bonecos animados,há imenso tempo que os procurava e sempre adorei,só me lembrava de uma menina dos cabelos loiros,mas pensava que o nome dela era Maria,mais tarde acabei por encontrar a Ana dos cabelos ruivos que é semelhante,mas ainda não era,obrigado por ter publicado este série.

Maria Jesus disse...

Adorava ver a Catarina c/ o meu filho mais novo.Já tem 20 anos e ainda falamos desta série. Ontem perguntou-me se eu me lemmbrava do nome, não consegui, mas entretanto ele recordou-se. Pesquisei e cheguei a esta página. Já lhe disse onde encontrar.

Maria Assis disse...

Descobri hoje este blog e acho maravilhoso. Sou do tempo dos desenhos anulados bonitos. Alguém se lembra de uns desenhos animados em que uma menina tinha uma flor mágica no bolso com a qual odia pedir três desejos e se pedisse mais algum voltava ao seu quarto. Eram lindos, mas não me lembro como se chamavam. penso que seriam ainda dos anos 60, porque eu era pequena. um abraço para o autor deste blog e para quem colabora na sua pesquisa.

Maria Assis disse...

Descobri este blog hoje e voltei à minha infância. Gostaria de saber se alguém se lembra de uns desenhos animados cuja personagem principal era uma menina que tinha uma flor mágica no bolso e com ela podia satisfazer três desejos. No final ela pedia um quarto desejo e voltava ao seu quarto. Creio que era dos anos 60 pois eu lembro-me de ser pequena. Os meus parabéns a quem se dedica a esta recolha e à sua partilha. Obrigada

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Rita. Muito obrigado.

Diogo disse...

Só descobri este blog a pouco tempo, e fantástico, eu odeio trabalhar, mas com Catarina tudo e possível. Com 12 anos gosto mais das séries antigas, do que as de agora.Tenho muita pena da Catarina, pois ela e um exemplo para mim, mas a minha série preferida e a Heidi, pois aprendi com a minha avó.

Diogo disse...

Eu odeio trabalhar, mas está série inspira_me. Tenho pena da Catarina. Pós com 12 anos prefiro as series antigas do que as de agora.Mas a minha série preferida e a da Heidi, pois aprendi com a minha avó.

Vera Serra disse...

Adorava ver esta série completa! alguém me pode ajudar? eu farto me de procurar e só encontro em língua estrangeira! gostava de ver em português mas só encontro um episódio