segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

1980 - O Rei e o Pássaro


O filme francês "O Rei e o Pássaro" é considerado uma obra prima da animação. Parte da história é baseada no conto de Hans Christian Andersen "A Pastora e o Limpa Chaminés".
A longa metragem foi realizada por Paul Grimault e produzido por Paul Grimault Films , Filmes Gibe e pela a Antenne 2. A sua produção levou vários anos até estar terminada. A primeira fase foi produzida de 1947 a 1950. O filme seria apresentado em 1953 com o titulo "As Aventuras do Sr. Curioso Wonderbird", mas sem as partes baseadas no conto "A Pastora e o Limpa Chaminés". Após uma longa jornada, Grimault conseguiu adquirir os direitos do conto e terminou o filme entre 1977 a 1979.
Finalmente, em 1980 o filme estreou nos cinemas com o titulo "O Rei e o Pássaro" e ganhou o prémio Louis Delluc.

História

O gigantesco reino de Takicardia é governado pelo Rei Carlos V + III + = VIII VIII = XVI. Ele é cruel, egocêntrico, narcisista e é odiado e temido pelo o seu povo. O Rei é Amante da caça, mas é vesgo e ninguém do reino se atreve a reconhecer isso em frente dele, como a numerosas estátuas e pinturas que adornam o palácio. Num certo dia o rei não acertou o alvo, e acabou por matar a esposa de um pássaro, conhecido apenas como "l'Oiseau".
Depois de mais um dia, o Rei repousa no seu apartamento de luxo cheio de obras de arte. Antes de dormir, ele retoca os olhos na seu recente retrato feito por um artista do reino, e observa um quadro de uma pastora por quem se sente apaixonado.
Durante a noite os quadros e uma estatueta ganham vida, incluído o novo retrato do Rei. A Pastora e o Limpa Chaminés(outro quatro) apaixonam-se e decidem fugir do palácio, entretanto o Rei do quadro consegue livra-se do verdadeiro Rei e toma o seu lugar. O Limpa Chaminés e a Patora são perseguidos pelo Rei e os seus guardas, mas contam com ajuda de um passáro, o pássaro viuve de quem o Rei(Verdadeiro) matou a esposa.

O filme passou na RTP em 1992 na versão francesa. Não sei quando passou nos cinemas portugueses, ou se passou antes na TV.

Personagens

O Rei

Voz-Pascal Mazzotti

O Pássaro

Voz-Jean Martin

A Pastora

Voz-Agnès Viala

O Limpa Chaminés

Voz-Renaud Marx

Reclame


Trailer Francês



Comentário
Lembro-me de ver o filme na RTP, mas não vi até ao fim, metia-me medo. Lol!
Passados estes anos todos, voltei a ver o filme, e adorei. É mesmo uma obra prima.


Comentem!!

2 comentários:

Conceição disse...

Oh merveille de film...je retourne mille fois à le regarder...
C' est le film de ma vie! Sans doute!

Conceição disse...

Vi este filme há mais de 20 anos...excelente!
Continua atual!