quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Velhos Contos do Japão


"Velhos Contos do Japão" é uma série japonesa de 1975 produzida pelos estúdios "Kikaku Canter". A série é constituída por 12 episódios de duas histórias cada um, dirigidos por Taro Rin e Norio Hikone.

História
Como sugere o titulo, a série conta diversas histórias e lendas japonesas. As histórias japonesas são cheias de factos um pouco esquisitos(para nós), de simbolismos e valores morais.

A série estreou em 1979 na RTP com locução da actriz Ana Zanatti.

Genérico

Episódio na versão Original


Comentem!!

20 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Não me lembro desta, por isso acho que foi antes do meu tempo. Se estreou em 1979, então deve ter parado de transmitir antes de eu começar a ver TV, mas parece engraçado, embora realmente me parece difícil transmitir as lendas e folclore japonês aos portugueses.

Carla disse...

Pois para mim são boas memórias.
Acabou por me ensinar a frase "Há muito muito tempo..." (algo como: Mokaxi mokachi-é, com que todas as histórias começavam antes de se ouvir a voz da Ana Zanati) e que fez uma grande vista quando a repeti aos colegas Japoneses com quem partilhei uma casa estudantil em Inglaterra num mestrado...

Anónimo disse...

Tenho muita pena de já não poder ver os vídeos, pois já não estão disponíveis. Lembro-me de ver esta série e de a achar fabulosa, mas já não me lembrava do nome dela. E os contos japoneses são lindos!
Entretanto, falta na lista uma série que passava em 1982 ou 83, chamada Groovie Goolies. E claro, como alguém já notou, o Sport Billy, com o seu saco. Parabéns por este trabalho.

Ana Costa disse...

Acabo de descobrir este blog e ADORO! Que boas recordações! Tenho 39 anos, uma filha de 10, e, ao ver isto, dou-me conta da diferença entre o antes e o agora nas televisões! Ainda há pouco queria falar nestes Velhos Contos do Japão e não havia maneira de me lembrar do nome! Obrigada!

Carla Portugal disse...

Também eu recordo com muito carinho estas lendas. A que mais retive na memória foi a da origem do sal no mar. A voz da Ana Zanati dáva um toque especial à série e adorava dizer a frase inicial em Japonês.
Gostava de rever.

Carla Portugal disse...

Já agora, gostava de agradecer ao autor ou autora deste blog por me fazer recordar e reviver memórias tão queridas e valiosas. Obrigada.

Anónimo disse...

Também eu me lembro do da origem do sal...

Fantástica coincidência...
fantásticicos contos...
Fantásticos tempos...

maatoos

Leónida disse...

Voçes nem imaginam o que pesquisei na net por estes desenhos, Velhos Contos do Japão....mas não me lembrava o nome! Até que encontrei este fantástico blog! Desculpem-me a lamechice.....mas ate chorei....de alegria e saudade! Como foi bom ser criança em 1979! Como é bom ser adulta agora e recordar a alegria que foi, e puder transmitir isso á minha filhota de 4 anos. Bem hajam por me terem dado esta alegria. Leónida

Carla Loureiro disse...

Também eu já não me lembrava do nome e muitas vezes comentava esta série com pessoas amigas. Praticamente ninguém se lembrava.
Há uma outra série que dava com contos tradicionais que, com muita pena minha, não me consigo recordar do nome. A única coisa que me lembro é de no genérico inicial aparecer um trovador ao pé de uma árvore a tocar um alaúde. Este genérico era em desenho animado mas a série era feita por actores. Alguém se lembra disto?
Carla

clff disse...

Lembro bem,mais uma recordaçao para ficar memoria....

Baretta disse...

Carla Loureiro

A série a que te referes chama-se - Histórias do João - no Youtube estão alguns episódios, procura por Storybook International.

Anónimo disse...

Meu caro,
OBRIGADO, nenhm dos meus amigos se lembrava disto, e eu nao me lembrava do nome!
Fabuloso, grande abraço
Domingos

Ana disse...

Sim! As histórias do João eram fantasticas! Adorava! Obrigada! Vou procurar!

Anónimo disse...

Eu enviei um email a Planeta Agostini a garantir-lhes que compraria a reedicao destes episodios. A mensagem foi bem recebida.
Se calhar, se eles souberem deste entusiasmo pela serie, eles decidem faze-lo mesmo?!
http://www.planetadeagostini.pt/contato


oquefizhoje disse...

procura na amazon

Manga Nippon Mukashi Banashi

encontras DVDs dos velhos contos do japão mas sem a voz da Ana.

Cristina machado fernandes disse...

Também eu andei tanto tempo à procura desta série...Lembro-me que na altura tinha 12 anos e vinha a correr da escola para não perder um episódio. Obrigado, autora deste blog! As lendas não as encontrei no Youtube mas pude rever o genérico e até me vieram as lágrimas aos olhos!...

Cristina machado fernandes disse...

Foi graças ao seu blog que encontrei info sobre esta serie que tanto gostava! Lembro-me que tinha 12 anos e vinha da escola a correr para não perder um episódio! Acabei de rever o genérico no Youtube mas não consigo encontrar as séries. Foi tão bom ouvir outra vez a música que iniciava cada episódio e ver odragão a serpentear no ar com o menino! Saudades das series infantis do meu tempo...

Anónimo disse...

Falta uma série de animação dos anos 70 que nunca perdia....Conan o rapaz do futuro.

Tenho 48 anos e recordo bem todas as séries, muitos parabéns

http://www.youtube.com/watch?v=Xi_AJ-VppmE

José disse...

Muito boa tarde.
Segundo o que li dos comentários parece-me que o episódio que contava a história do sal no mar, foi o mais marcante. Pois também é o único de que me lembro. Julgo ter encontrado este episódio. Alguém se lembra dos outros episódios ou os nomes dos episódios?
Obrigado.
José

carLa disse...

Eu vinha a correr da escola para casa, para assistir a esta maravilhosa série, aos contos de andersen e ao marco. O conto que melhor me lembro é o do passarinho do imperador. Obrigada