terça-feira, 30 de novembro de 2010

1940 - Pinóquio


"Pinóquio" é a 2º longa metragem de animação da Disney lançada em 1940 com base no livro de 1881 "As Aventuras de Pinoquio" do italiano Carlo Collodi. A produção do filme foi supervisionada pelo próprio Walt Disney e realizado por Hamilton Luske , Ben Sharpsteen , Norman Ferguson (assistente), Wilfred Jackson (assistente)e Jack Kinney (assistente).
O filme teve um grande empenho artístico e financeiro dos estúdios, o que resultou no desenvolvimento de novas técnicas de animação e de produção de filmes de animação. "Pinóquio" é conhecido por ser o filme mais perfeito tecnicamente produzido pelos estúdios Disney.
Apesar do empenho dos estúdios, o filme teve fraca bilheteira no seu lançamento original. Parte do fracasso deve-se à 2º Guerra Mundial. Mas nas décadas seguintes o filme foi sendo relançado por todo o mundo e conquistou exito e o estatuto de clássico da animação.
Ganhou ainda 2 Oscares pela "Melhor Banda Sonora Original" e pela "Melhor Canção Original" com a canção "When you wish upon a star".

História

Gepeto é um velho e solitário carpinteiro que vive na companhia dos seus animais Figaro e Cleo. Um dia, decide fazer uma marioneta e deu-lhe o nome Pinóquio. Nessa noite o velhote observa a estrela do norte e pede-lhe que Pinóquio se transforme num menino.
A Fada Azul concede-lhe o seu desejo, e dá vida a Pinóquio, mas para que este se torne num menino de verdade terá de provar ser corajoso, sincero e desinteressado e capaz de distinguir o certo do errado, e ouvir a sua consciência. Para ajuda-lo na sua missão, a Fada Azul nomeia o Grilo Falante, na consciência de Pinóquio.
Entretanto Pinóquio é desviado do bom caminho pelo João Hosnesto e Gideão. Estes levam Pinóquio a Stromboli que aproveita o rapaz de madeira para ganhar dinheiro. Stromboli prende pinóquio numa gaiola mas este consegue fugir com a ajuda do Grilo Falante e da Fada Azul.
Mas Pinóquio volta a ser engando por Jõão Honesto e volta a cair no mau caminho...

O filme estreou em Portugal nos anos 40 e como era habitual teve várias reposições nos cinemas. Saiu em VHS em 1994 com versão brasileira e foi finalmente dobrado no nosso português para a edição especial em DVD.

Versão Portuguesa
Direcção de Dobragem:Carlos Freixo
Adaptação de Diálogos:Joana Freixo
Direcção e Adaptação Musical:Pedro Gonçalves
Técnicos de Som:Maurício Baião e Douglas Gama
Estúdios:Matinha Estúdios Som


Personagens

Pinóquio

Voz-Dickie Jones/Carlos Alberto Mello/Jasmim Castro

Grilo Falante

Voz-Cliff Edwards/Ênio Santos/Jorge Alves

Gepeto

Voz-Christian Rub/Rui Mendes

Figaro


Cleo


Fada Azul

Voz-Evelyn Venable/Selma Lopes/Sónia Brazão

João Honesto

Voz-Walter Catlett/Magalhães Graça/José Neves

Gideão


Stromboli

Voz-Charles Judels/Castro Gonzaga/Carlos Sebastião

Espoleta

Voz-Frankie Darro/Milton Rangel Filho/Francisco Madeira

*Versão Original
*Versão Brasileira(anos 60)
*Versão Portuguesa

Videos

-When You Wish Upon A Star

Versão Brasileira


Versão Portuguesa



-Little wooden head

Versão Portuguesa



-Give a little whistle

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


-Hi diddle dee dee

Versão Portuguesa


-I've got no strings

Versão Portuguesa



Produtos do Filmes

VHS


DVD



Video Jogos




Caderneta de Cromos


Livro


Comentário
Mais um filme Disney! Impossível ficar indiferente :)!!
Lembro-me de ter ficado encantado com a ideia do Parque de Diversões onde podia-se fazer tudo...mas só até ao momento em os rapazes se transformam em burros lol

Comentem!!

1 comentário:

SDaniela disse...

Lembro-me de ser pequenina para ai c os meus 5anos talvez,e ver este filme e na parte em k ele se transforma em burro tapava os olhos pk tinha medo...não vi mais o filme ate já ser mais crescida por causa dessa parte,tal foi o trauma lol