sexta-feira, 24 de setembro de 2010

DuckTales, o Filme: O Tesouro da Lâmpada Perdida


Em 1990 como sucesso da série Ducktales, a Disney levou o Tio Patinhas e os seus sobrinhos para o cinema. O filme foi produzido nos E.U.A. e em França, e foi realizado por Bob Hathcock.
A história tem várias referencias há história de "Aladino e a Lanterna Mágica", "Ali Baba e os 40 Ladrões" e também às aventuras de "Indiana Jones".

História

O Tio Patinhas, os seus sobrinhos, a Patrícia e o Capitão Boeing viajam até ao Egipto em busca do tesouro de Callie Baba e os 40 Ladrões. Eles são acompanhados pelo guia desajeitado chamdo Dijon, que também trabalha para o feiticeiro Merlock. Depois de encontrarem um mapa, o Tio Patinhas e companhia encontram uma pirâmide subterrada cheia de armadilhas. Após uma longa jornada, encontram finalmente o tesouro. Mas o vilão Merlock enche a câmara do tesouro com escorpiões e os patinhos para escaparem, acabam por perder o desejado tesouro. No entanto, a Patricia guardou para si do tesouro uma velha lâmpada.
De regresso a Patópolis, Patricia, Huguinho, Luisinho e Zézinho descobrem que a lâmpada é mágica e que tem um génio que realiza 3 desejos a cada um. Entretanto Merlock descobre que os patos levaram a lâmpada mágica e parte para Patópolis, e Dijon faz o mesmo.
Mais tarde, o Tio Patinhas descobre a verdade sobre a lâmpada e fica com ela, mas por pouco tempo. Dijon apodera-se da lâmpada e deseja ter a fortuna do Tio Patinhas. Os patinhos são então expulsos de sua casa e o Tio é preso. Os sobrinhos e Patrícia conseguem entrar na Caixa Forte, e o Tio Patinhas tenta recuperar a lâmpada mas Melock rouba-a. Melock tem o poder de ter desejos ilimitados mas o Tio Patinhas e companhia não vão deixar que o feiticeiro leve os seus planos afim.

O filme estreou nos cinemas portugueses a 22 de Março de 1991, com a dobragem brasileira. Mais tarde saiu em VHS e passou na RTP em 1994. O filme já se encontra disponível em DVD e nunca foi dobrado em Portugal.



Personagens

Tio Patinhas

Voz-Alan Young/Antônio Patiño

Luisinho

Voz-Russi Taylor/Miriam Ficher

Huguinho

Voz-Russi Taylor/Marisa Leal

Zézinho

Voz-Russi Taylor/Carmem Sheila

Patrícia

Voz-Russi Taylor/Vera Miranda

Merlock

Voz-Christopher Lloyd/Jorge Ramos

Dijon

Voz-Richard Libertini/Telmo Perle Münch

Geninho

Voz-Rip Taylor/Cleonir dos Santos

Capitão Boeing

Voz-Terrence McGovern/Júlio Cezar

Madame Patilda

Voz-Joan Gerber/Selma Lopes


*Dobragem Original
*Dobragem Brasileira


VHS e DVD



Comentário
Este filme é fixinho!! Vi pela primeira vez quando passou na RTP. Não tinha grandes expectativas mas surpreendeu-me :)


Comentem!

5 comentários:

João disse...

De facto, a animação é de elevadíssima qualidade - ou não fosse da Disney, não são os meus favoritos mas no que diz respeito à direcção artística e qualidade técnica, são os melhores.

Lembro-me na altura em que estreou no cinema que eu estava a rebentar de entusiasmo para o ver [isto porque eu adorava a série Ducktales que passava na RTP1] mas não fui porque fiquei a saber que era dobrado - mais tarde, encontrei a cassete no clube de vídeo e trouxe-a sem hesitação [e sem olhar para o verso]...e descobri que era dobrada...graças aos deuses pelos recursos que se encontram na internet, finalmente posso ver uma série de coisas que gostava de ter visto na infância na versão original, preservando toda a integridade artística com que foram criadas!

Lady of :) disse...

que saudades, eu alem de ser viciada no filme tb era viciada na serie :'D
que saudades desses tempos :)

Anónimo disse...

OI, GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ SABE O NOME DE UM DESENHO ANIMADO ONDE OS PERSONAGENS ERAM 3, UM PORCO, UMA PATA E UM BEZERRO(O PAI DO BEZERRO ERA UM TOURO FERREIRO E ELE FALAVA ESPANHOL). COMEÇAVA ASSIM, TINHAM DOIS IRMÃOS PORCOS QUE BRIGAVAM, ENTÃO SEU AVÔ OS CHAMAVAM E LHES CONTAVAM UMA HISTÓRIA A QUAL ELE VIVEU NUM OUTRO PAÍS. QUANDO TINHA SUA AMIGA PATA, SEU AMIGO BEZERRO. E TAMBÉM TINHA UMA OVELHA MACHO QUE SEMPRE QUERIA APARECER E COMANDAR AS OVELHAS DO CURRAL. NOOOSA EU NÃO LEMBRO, PIOR QUE NEM O CANAL QUE PASSAVA EU LEMBRO TAMBÉM. AGORA MORO NA ITÁLIA E NÃO SEI COMO POSSO REVER ESTES DESENHOS, ESTOU FRUSTRADA, VOCÊ PODE ME AJUDAR?

Anónimo disse...

esses desenhos em k o avô contava histórias chamam se:"Piggy e os amigos" e ainda dão no canal panda.

Anónimo disse...

No original "Jakers! The Adventures of Piggley Winks"