segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As Aventuras da Família Mézga


A série húngara "As Aventuras da Família Mézga" foi criada por Joseph Nepp nos anos 60. Produzida nos estúdios "Pannonia Film", a produção teve alguns problemas financeiros no inicio, mas tornou-se num grande sucesso em diversos países.
Foram produzidas 3 séries de 13 episódios cada, a primeira foi produzida em 1968/1969, a segunda em 1974, e por fim a terceira série em 1978. Os episódios foram escritos por Joseph Romhányi e Joseph Nepp, e foram realizados por Joseph Nepp e Béla Ternovszky.

História
A família Mézga é constituída pelo pai Géza, a sua esposa Paula, a filha Kriszta de 12 anos, o filho prodigio Aládar, e ainda o gato Máffia e o cão Blöki.
Na primeira série, a Aládar entra em contacto com MZ/X, um descendente da família no século 30. Através do tempo, MZ/X envia vários equipamentos do século 30, mas estes criam uma enorme confusão.
Na segunda série, o filho mais novo Aládar contrói uma nave espacial e na companhia do cão Blöki, os dois visitam um planeta diferente, em cada episódio.
Na terceira série, a família é convidada pelo vizinho Pisti Hufnagel(apaixonado por Paula) a passar férias na Austrália, mas são enganados por ele e acabam por viver uma grande aventura à volta do mundo.

A 3º série passou na RTP em 1984 na versão original com legendas em português. Não sei se as duas primeiras séries passaram na RTP!


Personagens

Géza

Voz-Endre Harkányi

Paula

Voz-Ilona Györi

Kriszta

Voz-Margit Földessy

Aládar

Voz-

Pisti Hufnagel



1º Episódio



Comentem!!

6 comentários:

Sísifo disse...

Sim, passaram, na década de 80.

Lembro-me bem da segunda. As outras duas passaram-me ao lado.

Adriano Ribeiro disse...

Eu assistia SEMPRE! Quando criança adorava ver A família Mézga, mas só me lembro da segunda série.
O desenho me marcou tanto que fiz uma comunidade no Orkut com materiais da série. Pra quem quiser fazer parte: goo.gl/zjPog

Lady Sixties disse...

Nossa... Não acredito que finalmente achei esse desenho! Desde que a internet entrou na minha vida, vivo procurando por estes desenhos raros que passavam na tv Cultura na década de 90. Na época, eu tinha 5 anos de idade e com o passar do tempo foi ficando esquecido.
Obrigada por postar esse desenho e informações sobre ele. Estava a procura de tudo: Informações, abertura, etc. Será que já não tem o dvd??? rs
Obrigada mesmo por postar! Pura nostalgia...

Beijos

Lady Sixties disse...

Ah e eu lembro mais da terceira temporada, rs... Não sabia que era tão antigo assim.

Val disse...

Alguem sabe onde encontro episódios em portugues. ingles ou legendados?

vinicius mota disse...

Carambaaaaaa procurei como um louco essa série!! Agora relembrei!!

Pena que ninguém tem em português!!