segunda-feira, 27 de setembro de 2010

As Aventuras da Família Mézga


A série húngara "As Aventuras da Família Mézga" foi criada por Joseph Nepp nos anos 60. Produzida nos estúdios "Pannonia Film", a produção teve alguns problemas financeiros no inicio, mas tornou-se num grande sucesso em diversos países.
Foram produzidas 3 séries de 13 episódios cada, a primeira foi produzida em 1968/1969, a segunda em 1974, e por fim a terceira série em 1978. Os episódios foram escritos por Joseph Romhányi e Joseph Nepp, e foram realizados por Joseph Nepp e Béla Ternovszky.

História
A família Mézga é constituída pelo pai Géza, a sua esposa Paula, a filha Kriszta de 12 anos, o filho prodigio Aládar, e ainda o gato Máffia e o cão Blöki.
Na primeira série, a Aládar entra em contacto com MZ/X, um descendente da família no século 30. Através do tempo, MZ/X envia vários equipamentos do século 30, mas estes criam uma enorme confusão.
Na segunda série, o filho mais novo Aládar contrói uma nave espacial e na companhia do cão Blöki, os dois visitam um planeta diferente, em cada episódio.
Na terceira série, a família é convidada pelo vizinho Pisti Hufnagel(apaixonado por Paula) a passar férias na Austrália, mas são enganados por ele e acabam por viver uma grande aventura à volta do mundo.

A 3º série passou na RTP em 1984 na versão original com legendas em português. Não sei se as duas primeiras séries passaram na RTP!


Personagens

Géza

Voz-Endre Harkányi

Paula

Voz-Ilona Györi

Kriszta

Voz-Margit Földessy

Aládar

Voz-

Pisti Hufnagel



1º Episódio



Comentem!!

5 comentários:

Sísifo disse...

Sim, passaram, na década de 80.

Lembro-me bem da segunda. As outras duas passaram-me ao lado.

Adriano Ribeiro disse...

Eu assistia SEMPRE! Quando criança adorava ver A família Mézga, mas só me lembro da segunda série.
O desenho me marcou tanto que fiz uma comunidade no Orkut com materiais da série. Pra quem quiser fazer parte: goo.gl/zjPog

Lady Sixties disse...

Nossa... Não acredito que finalmente achei esse desenho! Desde que a internet entrou na minha vida, vivo procurando por estes desenhos raros que passavam na tv Cultura na década de 90. Na época, eu tinha 5 anos de idade e com o passar do tempo foi ficando esquecido.
Obrigada por postar esse desenho e informações sobre ele. Estava a procura de tudo: Informações, abertura, etc. Será que já não tem o dvd??? rs
Obrigada mesmo por postar! Pura nostalgia...

Beijos

Lady Sixties disse...

Ah e eu lembro mais da terceira temporada, rs... Não sabia que era tão antigo assim.

Val disse...

Alguem sabe onde encontro episódios em portugues. ingles ou legendados?