sexta-feira, 7 de maio de 2010

Homenagem - António Semedo

António Augusto Basto Semedo começou a sua carreira ainda em criança, filho do actor/Realizador Artur Semedo e da actriz Maria José.
Desdobrou-se em diversas áreas do espectáculo, como actor, encenador, dobragens de desenhos animados, produtor, ensaiador de Marchas Populares, letrista, tradutor, gravou discos de histórias e canções infantis, entre outras actividades.
Participou em diversas peças de teatro de diversos géneros, como por exemplo: "Pijama para seis", "Ai quem me acode", "A Grande festa","Vota Vota Camarada Zé" e "O Processo de Jesus".
Participou nos filmes "Malteses, burgueses e às vezes..." e "Inês de Portugal".
Foi a voz do rato "Topo Giggio" na TV e não só. Participou em inúmeras dobragens de desenhos animados, "Romance da Raposa", "Pit, o Coelhinho verde", "Bia", "O Regresso de Dartacão", "A Ilha do Tesouro", "Transformers... Em 1994, começou
a dirigir dobragens de desenhos animados, desde os "Moto-Ratos de Marte", "Navegante da Lua", "Dragon Ball", "Dr. Cobaia", "Super Dave", "Starla e as Jóias Encantadas", "Arrepios", "Fantastic Four", "Hulk", "Dragon Ball Z", "A Família Thornberry", "Dragon Ball GT"...
Faleceu em 2005.

Videos




Comentário
Foi com grande tristeza que li à alguns anos atrás a noticia da morte do actor António Semedo. Era um dos meus actores preferidos nas dobragens portuguesas.
Dois momentos inesquecíveis entre muitos outros, o celebre Topo Giggio e a famosa frase do "Dragon Ball" "Não percam o próximo episódio porque nós também não".
Até Sempre!!

8 comentários:

LeoLevi disse...

Foi uma pena perder-lo, especialmente eu lembro-me muito mais do seu trabalho como dobrador de animes e cartoons: especialmente as suas vozes como Luna e entre outras em Sailor Moon [A Navegante da Lua]. Sabia dar vida as personagens que fazia, alem acho que sera uma referencia na nossa dobragem nacional de muitas geraçoes.

Blogger disse...

Era meio-irmão da Rita Ribeiro (por parte da mãe, a actriz Maria José)

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer de que faleceu ele? =(

Anónimo disse...

melhor actor/dobrador de sempre, tal como o rogerio jacques !

Anónimo disse...

Bom dia,

Sabem me dizer qual a data certa de falecimento.
Desde já muito obrigado.

Respeitosas saudações...

EUGENIO CANDEIAS Manuela disse...

To eras uma pessoa extraordinária !!! Penso muitas vezes em tiiii. 💜

Vasco Machado disse...

O meu primeiro casting para dobragens foi feito pelo Tó e foi graça a ele que tenho 18 anos de dobragens com mais de 80 séries

BlideStriker HugoMachadoTV disse...

AntoniomSemedo é o meu ídolo mesmo depois de morto ele sabia dar vida às personagens coisa k muitos fundadores portugueses não sabem fazer. Foi uma pena perdelo ele é o maior