quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Príncipe do Egipto


"O Príncipe do Egipto" de 1998 foi a primeira longa Metragem de animação produzida pela Dreamworks.
O argumento é baseado na história do livro "Exodo", e foi adaptado por Philip LaZebnik e Nicholas Meyer. A direcção do filme foi de Simon Wells, Brenda Chapman e Steve Hickner. As canções do filme foram escritas por Stephen Schwartz e a restante música do filme por Hans Zimmer.
O filme teve bastante sucesso e torno-se no 2º filme de animação tradicional mais bem sucedido sem ser da Disney. Recebeu ainda 2 nomeações nos Oscares e 2 ns Globos de Ouro nas mesmas categorias, "Melhor Canção Origimal" e "Melhor Banda Sonora Original", mas ganhou apenas o Óscar de "Melhor Canção Original".

História

No Egipto Antigo, os hebreus trabalhavam como escravos para construir a civilização egípcia. O Faraó Seth, preocupado com o crescimento do número de escravos, ordenou que todos os bébés hebreus do sexo masculino fossem executados. Joquebede, uma escrava, tenta salvar o seu bébé e meteu-o dentro de uma cesta no rio Nilo . O cesto é encontrado pela Rainha Tuya, mãe de Ramsés, que adopta o menino e o baptiza com o nome Moisés.
Vinte anos depois, Moisés e Ramsés tornaram-se irmãos inseparáveis. Até que um dia, Moisés descobre a sua verdadeira identidade e decide deixar o Egipto. No meio do deserto, Moisés conhece outros hebreus e torna-se num pastor de ovelhas e mais tarde casa-se com Zípora.
Um dia, Moisés tenta encontrar uma ovelha perdida do rebanho e é instruído por Deus a libertar seu povo. Moisés parte para o Egipto na companhia de Zípora. Ele tenta convenser Ramsés a libertar o seu povo, mas este não sede faz o povo hebreu sofrer ainda mais. Em contrapartida o faraó sofre com as Dez pragas do Egipto.
Até que um dia, Ramsés deixa os hebreus partirem, mas logo arrepende-se e manda trazer os escravos de volta ao Egipto. Mas Deus manifesta-se através de Moisés e o povo consegue fugir atravessando o Mar Vermelho.

O filme estreou nos cinemas portugueses a 18 de Dezembro de 1998.


Personagens

Moisés

Voz-Val Kilmer e Amick Byram(Canções)/Diogo Infante e Ricardo Spínola(Canções)

Ramsés II

Voz-Ralph Fiennes/Henrique Feist

Zípora

Voz-Michelle Pfeiffer/Manuela Couto e Lúcia Moniz

Miriam(Adulta)

Voz-Sandra Bullock e Sally Dworsky/Carla de Sá e Anabela Pires(Canções)

Aarão

Voz-Jeff Goldblum/Paulo B

Faraó Seth

Voz-Patrick Stewart/??

Rainha Tuya

Voz-Helen Mirren e Linda Dee Shayne(Canções)/Luísa Salgueiro e Rita Guerra(Canções)

Hotep

Voz-Steve Martin/José Jorge Duarte

Huy

Voz-Martin Short/Paulo Oom


*Versão Original
*Versão Portuguesa


Videos

Deliver Us

Versão Portuguesa


All Ever Wanted

Versão Portuguesa


Queen's reprise

Versão Portuguesa


Through heaven's eyes

Versão Portuguesa


Playing with big boys now

Versão Portuguesa



Plagues

Versão Portuguesa


When You Believe

Versão Portuguesa


Produtos do Filme

VHS e DVD


Banda Sonora Original



Comentário
Vi recentemente este filme pela primeira vez. Um belíssimo filme americano a vários níveis, apesar de não ser da Disney. Adorei toda a parte visual e musical. Relativamente a outros filmes do género, é um filme mais adulto. A dobragem portuguesa mais uma vez está excelente.
Não posso deixar de referir que uma boa parte dos artistas que trabalharam neste filme já tinham participado em produções da Disney.


Comentem!!

6 comentários:

laura disse...

Este filme é incrível. Muito bom mesmo! Um dos melhores filmes de animação. Pena já não se fazerem filmes assim...

Lady Cherry disse...

Gravei este filme a 14 de Dezembro de 2006, na altura quando estavamos em época natalícia, e adoro este filme. É fantástico, único, e belíssimo. Ainda tenho-o gravado na mesma VHS, tenho de o passar para DVD rapidamente, porque já está a perder alguma qualidade, pois gravei numa cassete muito velhinha! xP

Adri' disse...

ahahah
vai acabar por me por a chorar com tantas recordações :')
è mesmo muito bom lembrar-me de quando cantava estas musicas com as minhas amigas'

bj

Rita Francisco disse...

é realmente uma pena já não se fazerem filmes assim. até porque, de serta forma, este filme ligou.nos u pouco mais á religião. também me lembro de saber as musicas de cor e de ver o filme vezes seguidas. sempre a rebobinar :D agora já não há filmes animados com musicas que ficam no ouvido :S

Clássicos Walt Disney disse...

É realmente um grande filme. Talvez uns dos MELHORES da Dreamworks. Na dobragem Portuguesa os actores/cantores/dobradores, são conhecidos dos mais belos clássicos da Disney. Henrique Feist, a grande Anabela Pires, Lúcia Moniz, Carla de Sá... Realmente um grande elenco...

hugo, o pinto disse...

obrigado por seres o unico sitio na net onde encontro estas musicas em portugues de portugal