sexta-feira, 30 de Abril de 2010

Candy Candy


"Candy Candy" é uma série japonesa baseada na manga com o mesmo nome, criada por Kyoko Mizuki(história) e Yumiko Igarashi(Ilustrações). A série foi produzida pelos estúdios japoneses "Toie" entre 1976 e 1978.
"Candy Candy" foi a primeira série produzida do género, uma espécie de romance/novela em desenhos animados. Ao longo de 115 episódios, a protagonista vive uma história cheia de aventuras turbulentas. "Candy" foi realizada por Hiroshi Shidara, com banda sonora do compositor Takeo Watanabe.
Também foram produzidos 3 filmes que só passaram no Japão.


História

Candy é uma menina muito alegre e corajosa que foi abandonada, ainda bébé, num orfanato. No mesmo dia, a Irmã Maria e a Miss Paula encontram outra bébé chamada Ana. As duas meninas cresceram juntas e tornam-se inseparáveis.
Até que um dia, Ana é adoptada por uma família rica e escreve uma carta a Candy onde diz que elas não podem continuar a ser amigas, pois agora pertence à alta sociedade. Candy fica desolada e chora sem parar, mas de repente vê um rapaz de kilt a tocar gaita de foles e fica encantada. Ele consola e deixa-lhe um medalhão de família. A partir desse momento Candy só pensava no "Príncipe" que tinha visto.
Entretanto Candy é adoptada por uma família rica, para ser dama de companhia de Elisa, mas Elisa e o seu irmão Daniel fazem-lhe a vida negra. Candy faz muitos amigos, entre eles, os vizinhos Luís e Artur, que pertencem à família mais rica da região. Durante um baile, Candy conhece o primo de Luís e Artur, o jovem António, que na verdade é o "príncipe" que Candy sonhava.
Este é o inicio da enorme história de Candy...

A série estreou na RTP em 1983 com dobragem portuguesa. Passado pouco mais de um ano da habitual exibição semanal, a RTP tirou a série do ar. Ao que parece, a RTP terá recebido diversas queixas sobre a "esquisita" história de Candy. Terão passado cerca 50 episódios dos 115 da série.

Genérico


Personagens

Candy

Voz-Isabel Ribas

Clen


Ana

Voz-Fernanda Figueiredo

Miss Paula

VoZ-Irene Cruz

Irmã Maria

Voz-Carmen Santos

António

Voz-João Lourenço

Luís

Voz-?

Artur

Voz-??

Elisa

Voz-Irene Cruz

Daniel

Voz-??

Telmo

Voz-António Montez


Excerto


Caderneta de Cromos



Comentário
Vi há algum tempo atrás está série completa. Uma verdadeira novela animada. Apesar de ser muito longa, consegue surpreender de episódio a episódio.
Alguém tem episódios em pt?


Comentem!

15 comentários:

Anónimo disse...

Candy Candy, sempre que falo nestes desenhos animados ninguém se lembra e agora que andava a pesquisar musicas infantis deparei-me com este site e com esta abordagem!!! Fantástico!!!

ecila disse...

Finalmente a Candy Candy, uma das minhas séries preferidas de infancia (juntamente com Conan, o rapaz do futuro). Aventuras inesqueciveis, obrigada :-)

Anónimo disse...

seria óptimo voltar a ver:-)

Marta Pisco disse...

Eu adorava a Candy Candy! fiz a caderneta e tudo... no 1o ano do ciclo tinhamos que escolher um nome em ingles. Claro, fiquei a "Candy"!

Que estranho, houve pessoas que achavam a historia esquisita? porque?

Doritos disse...

Eu andava na 1ª classe quando esta série passava, e isso foi há +/- 30 anos.
Só para terem noção de qt gostava desta série, há tempos andava a arrumar umas tralhas e deparei com uma caixinha com a colecção quase completa dos cromos da Candy... religiosamente guardados. :)

Nunca achei a história "esquisita", mas a Candy dava umas beijocas no "Príncipe", e isso em 1980/81 era capaz de ser considerado "menos próprio para as crianças"... sei lá, digo eu! Só sei que quero ver o resto da série. Alguém sabe onde há? E já agora o resto dos cromos lol.

eduarda disse...

cresci e adorei esta serie que nunca devia ter saido da televisao como eu quantas crianças nao choraram quando retiraram esta serie eram crianças alguem perguntou as crianças as opinioes .Hoje dao coisas violentas e dizem que as crianças sao selvagens pensem um pouco ...as series antigas nao seriam mais didaticas voltem a dar estas series e vejam o sucesso que vao ter SOMOS -FOMOS-E SEREMOS -sempre crianças

Anónimo disse...

PORQUE NAO VOLTAR A DAR ESTAS SERIES AS CRIANÇAS IAM ADORAR NAO SAO VIOLENTAS TANTA COISA QUE SE REPETE NA TELEVISAO PORQUE NAO VOLTARMOS A VER AQUILO QUE TODOS NOS GOSTAVAMOS NA ALTURA E GOSTAMOS HOJE SEM VERGONHA DE ADMITIR VAMOS VER OU NAO DE NOVO OQUE E PRECISO FAZER PARA ISSO NOS AJUDA-MOS

INES disse...

olhem candy -candy era tao giro tive a caderneta via as series e os cadernos escolares nao se lembram os lapis de cor com a candy por favor devolvam o melhor da nossa infançia queremos ver TUDO ISTO DE NOVO POR FAVVVVOOOORRRR

antipodas disse...

Candy Candy tinha uma caderneta de cromos, a única que eu consegui completar na minha vida. Mas os cromos ainda não eram autocolantes, tínhamos que pôr cola, e eu fiquei numa infelicidade de meter dó porque um dos cromos saltou e nunca mais o vi!

Anónimo disse...

agora que ninguem acha isto esquisito POR FAVOR VOLTEM A DAR A CANDY CANDY

lena disse...

Olá
Achei este site fantástico. Encontrei-o nas minhas pesquisas para um artigo, de um dos meus blogs, sobre os desenhos animados dos anos 70 e 80.Com a qualidade da informação que encontrei aqui em cada secção abri um link para este site. Parabéns e claro como menciono no meu artigo Candy Candy foi o desenho animado que eu mais gostei e ainda agora lembro-me com saudades e foi bom recordar bons momentos neste espaço. E eu também gostaria de voltar a rever na televisão esta e outras séries....

Parabéns e obrigado.
lena
O meu site http://retroblog2011.blogspot.com

rosana disse...

nossa que saudades, hoje quando ouvi a musica tema eu chorei de emoção; candy candy me lembra minha doce infancia 16-03-12

Buskyta disse...

que saudades ...
onde posso arranjar os episódios mesmo que sejam em inglês ??
Parabéns pelo blog!

Luísa Santos disse...

Bom dia,

Desde há 3/4 anos que ando à procura dos desenhos animados da Candy Candy em português para comprar, até já sugeri à Planeta d'Agostini que fizessem uma reprodução, uma vez que os estúdios da RTP devem ter o original. No entanto, continuam a publicar outras séries mas nada de Candy Candy.
Há 3 anos vi a série completa em espanhol, coisa que cá, tenho ideia de ter terminado aquando da morte do António. De facto não me lembrava nada de a ter visto no colégio... até foi giro ver o final, que de facto me espantou. :)
Fiquei deveras admirada ao ver que tem este pequeno excerto em português e pergunto-me se não terá mais algum episódio ou se não conseguirá a série???
Já pensou em colocar à venda nesses novos sites. de certeza que ganharia muito, visto os interessados que aqui se manifestaram. PENSE NISSO!
e depois diga-me alguma coisa. ;)
Cumprimentos
Luísa Santos

Anónimo disse...

amava este desenho. Na época eu tinha 5/6 anos. Chorei tanto quando o Anthony caiu do cavalo e a Candy ficou no chão chorando. Me lembro direitinho!