segunda-feira, 29 de março de 2010

O Carrocel Mágico


"O Carrocel Mágico" é uma série de origem francesa criada por Serge Danot em 1963. Os episódios das primeiras séries foram escritos por Serge Danot e Lafargue Aline, realizados por Serge Danot e com animação de Yvor Wood e Enrique Nocanor.
Os primeiros 13 episódios foram produzidos ainda a preto e branco. O famoso Franjinhas fez a sua primeira aparição no 7º episódio.
Em 1966 foram apresentadas novas personagens, como por exemplo, a vaca D. Rosália e o coelho Flávio, mas 1967 a série foi cancelada em França. Em ,1970 foi produzida a primeira longa metragem da série. Em 1973 foram produzidos mais 100 episódios da série, que continuaram com o sucesso da mesma. Por fim, foram produzidos em 1989 pela AB mais 350 episódios.
No total foram produzidos cerca de 750 episódios.
Em 2005 estreou nos cinemas uma nova longa metragem de animação em 3D que originou também uma nova série de animação 3D.

História

Numa Aldeia encantada onde existe um carrocel mágico, vivem diversos animais e humanos. Entre eles o cão franjinhas que faz tudo por açúcar, a menina Anica, a Joana, o Chico, o caracol Ambrósio, o Tio Realejo, o coelho Flávio, entre outros. Eles são visitados pelo feiticeiro Saltitão que faz todo tipo de maldades aos amigos do carrocel.

A série estreou na RTP em 1966, e foi presença assídua na programação durante alguns anos. Foi também a primeira série a ser dobrada em Portugal.

Alguém tem informações sobre a dobragem?

Genérico


Personagens

Franjinhas

Voz-João Perry

Anica/Anita

Voz-Maria de Lurdes de Carvalho

Saltitão

Voz-Luís Horta

Ambrósio


Tio Realejo


D. Rosália


Flávio


Hortelão




Produtos da Série

Caderneta de Cromos


Figuras



Peluche


Livros



Comentem!!

13 comentários:

Anónimo disse...

A minha mae fala muitas vezes deste seria infatil e ainda sabe de cor os nomes das personagens. Nao sabia que foi a primeira seria a ser dobrada em Portugal.
Recentemente vi a nova seria 3D e ainda houve um ou dois episodios que vi com a minha mae ao lado e notei que os seus olhos ficar molhados ao relembrar-se desta seria infantil.

Anónimo disse...

Eu nasci em 1972 e lembro-me bem de quando esta série foi reposta na RTP nas tardes de sábado ou domingo por volta de 1977-1978.

CaveMan disse...

Pois eu tenho 44 anos e lembro-me perfeitamente de, na minha infância, ver o Carrossel Mágico e adorar o. Franjinhas, claro... :-)

CaveMan disse...

Pois eu tenho 44 anos e lembro-me perfeitamente de, na minha infância, ver o Carrossel Mágico e adorar o Franjinhas, claro...

Anónimo disse...

Tás á procura de fosseis de desenhos animados nunca tinha visto esse continua o bom trabalho

Susan'Somerhalder disse...

Eu so tenho 14 anos mas já ouvi falar desta série. A minha mãe falou-me muito dela e eu já cheguei a ver uns episódios. É muito querida!

Reflexos disse...

Adorava a Anica e o franjinhas...os que mais me encantaram... e tinha os bonecos da olá.

Joana Fontes Costa disse...

Olá! Tenho 19 anos e relembrei muitas coisas boas ao passear pelo teu blog. Sendo que queres saber coisas sobre a dobragem, digo te que a minha avó é que fazia a VOZ DA ANICA!! Chama-se Maria de Lurdes de Carvalho e é a melhor avó do mundo!! (julgo que a série deve ter tido várias dobragens, a minha avó participou nas primeiras)

Peyroteo disse...

Talvez os desenhos animados mais antigos que me lembro de ver.

Sou de Novembro de 1972

setimaestacao disse...

Sou de 74 e tambem me lembro. Os cromos chegaram a sair nas embalagens do detergente JUÁ.

Anónimo disse...

Eu tenho 53 anos e lembro-me muito bem deles, ainda a preto e branco, mas os desenhos animados mais antigos de que me lembro são os do zé colmeia, dos jetsons e dos flintstones

Anónimo disse...

Olá, tenho 39 anos e estes desenhos animados juntamente com os Barbapapa são os mais antigos de que me lembro. Ninguém mais fala dos Barbapapa, ainda se lembram?

Anónimo disse...

E foi publicada uma série de BD com 3 histórias inéditas por nº, no verso de um poster, em 1978, como podem ler na Biblioteca Pública Municipal do Porto, na cota SI-B-75... boa leitura (Adriano Silva, BPMP)