quinta-feira, 4 de março de 2010

Capitão Falcão(Campiões:Oliver e Benji)


A manga "Capitão Falcão" foi criada por Yoichi Takahashi em 1981. Em 1983 foi adaptada para anime, uma série de desenhos animados de 128 episódios, realiza por Hiroyoshi Mitsunobu.
A série tem como principal tema o futebol, e pretendia promover esse desporto no Japão. "Capitão Falcão" tornou-se um êxito no Japão e fora do país. Foram produzidas mais séries, remakes e filmes. Nomeadamente as séries "Shin Captain Tsubasa", "Captain Tsubasa J"(Remake) e "Captain Tsubasa Road to 2002"(Remake e novos episódios).


História

Tsubasa é um jovem estudante japonês apaixonado pelo futebol, que sonha um dia ganhar o Mundial de Futebol pelo seu país. Ele e a sua mãe mudam-se para a cidade Fujisawa. A cidade é conhecida pelos seus colégios de futuros promissores futebolistas.
Depois de uma aposta com Benji Prince do colégio de San Francis , Tsubasa decide ir para o colégio Neupi para defrontar Benji no campeonato de futebol. Tsubasa conhece o amigo do seu pai, Roberto, um jogador da selecção do Brasil. Roberto torna-se o conselheiro e treinador do jovem.

A série estreou na TV2 em 1993, na versão original com legendas em português, onde passou até ao episódio 56. Depois passou para o Canal 1 onde foi transmitida até ao último episódio na versão italiana com legendas em português.
Mais tarde repetiu na SIC, mas dobrada em português. Repetiu no Canal Panda com a mesma dobragem.

Genérico(Versão Japonesa)


Genérico(Versão Portuguesa)


Personagens

Tsubasa Ohzora/Oliver Atton/Oliver Tsubasa

Voz-Youko Ogai/Fabrizio Vidale/Paula Seabra

Genzou Wakabayashi/Benji Price/Benji Price

Voz-Kouichi Hashimoto/Giorgio Borghetti/Clara Nogueira

Ryo Ishisaki/Bruce Harper/Bruce Ishisaki

Voz-Hiroko Maruyama/Massimiliano Manfredi/Raquel Rosmaninho

Sanae Nakazawa/Patty Gatsby/Patty Nakazawa

Voz-Chika Sakamoto/Elsa Covián/Sissa

Tarou Misaki/Tom Baker/Tobey Misaki

Voz-Eiko Yamada/Rossella Acerbo/Alexandra Gabriel

Kojirou Hyuuga/Mark Lenders/Mark Lenders

Voz-Hirotaka Suzuoki/Vittorio Guerrieri/Rui Oliveira

Roberto Hongo/Roberto Sidinho/Roberto Maravilha

Voz-Hideyuki Tanaka/Roberto Del Giudice/Pedro Carreira e Pedro Mendonça

*Dobragem Japonesa
*Dobragem Italiana
*Dobragem Portuguesa

Episódio 5



DVD'S
A série foi editada em DVD pela Lusomundo e também pela Salvat




Obrigado ao Luís pela ajuda.


Comentem!!

12 comentários:

João Madeira disse...

Um dos ex-libris da minha geração(1985)!
Ainda hoje vejo isto com gosto e é giro constatar que a ideia que ficou nas memórias foi o "campo curvado" e a eternidade a chegar à baliza!

Felicidades para o blog!!

Ah.. consegues arranjar o anúncio da "Minha Agenda"?

Rui Sousa disse...

Esta série chegou a repetir no Canal Panda em 2001/2002 em espanhol com legendas em português! Só mais tarde é que passou dobrado.
E não dá para ver o genérico original da série!

JC disse...

Respondendo ao comentário anterior, eu recordo-me disso, mas compreende-se que o blog não o tenha mencionado, já que o que passou em Portugal, traduzido em castelhano legendado no Canal Panda foi o remake Captain Tsubasa J (conhecido cá como Super Campeões) e não a serie original. Têm a mesma história e enredo, no entanto são series diferentes e creio que isso se nota perfeitamente no estilo de animação. Apesar disso, tenho grandes recordações da época em que o “Capitão Falcão” passava no canal 2. Sem dúvida um marco da minha geração (geração dos 80)!
Queria felicitar pelo excelente trabalho aqui visível neste blog e agradecer por esta pequena “viagem no tempo”….abraços!

Zé Carlos disse...

Estes foram, sem duvida os melhores desenhos animados a que assisti. Ainda sou viciado nisto. Tenho VHS com os episodios que passavam no Panda. EM todos jogos de futebol k jogo (PES, FM, etc) crio sempre estes jogadores lool

Infelizmente nunca cheguei a ver a parte final, eles no campeonato do mundo :(

Joana disse...

Que marco na minha vida :D

E eu nem gosto de futebol, mas estes bonecos eram viciantes

Parabéns e obrigrado por esta viagem cheia de nostalgia

joao fidalgo disse...

eu ja vi esta seri dde dezenhos animados dobrada em portuges e gostei muito?

para kam gostava de recordar a seri do oliver benji podera vela na rtp2 por volta das 8 da tarde.....

Anónimo disse...

Adoro o Oliver e Benji. Principalmente o Benji.Acho este boneco animado mesmo exitante e entusiasmante, espero que dê sempre, pois nao me canso de ver.

Marlene Gomes disse...

Adoro esta serie!!!
Adoro a personagem do Mark Landers!!!
É fantástica,marcou a minha infância.
É uma serie viciante do principio ao fim!!!!!
;p

Anónimo disse...

A serie está agora a dar na RTP2 á quase um ano, portanto um regresso ás origens =) há apenas a pequena diferença de estar a dar com a dobragem portuguesa da SIC e não em japones como em 93 ... baaah um promenor sem importancia. Bom post aproposito, e uma grande serie. Ainda hj gosto

tomatrix disse...

RIP Hirotaka Suzuoki (Mark lenders, Shiriu dos Cavaleiro do Zodiaco, Saito de Samurai X, TEnshin de Dragonball, Bright Noah de Gundam, etc...)

É engraçado que cada vez que fazem uma anime nova de capitain Tsubasa, fazem sempre um remake do arco quando eram Putos lol. O J é de um mangá sequela mas metade tinha o arco quando eram putos no original

Anónimo disse...

Não deixei de reparar que algumas personagens não sabem quem os dobrou em português, acho que aí posso ajudar num pelo menos. Quem deu voz do Roberto Maravilha em PT PT foi o actor de dobragens Pedro Mendonça, o mesmo que dubrou o personagem Julian Ross e o Oliver em adulto na versão de 2002 deste anime. Espero ter ajudado e parabéns por este blog fantástico =)

Pablo Roberto disse...

ESTOU PROCURANDO UM DESENHO QUE PASSAVA EM PORTUGAL SOBRE UNS COELHOS QUE PARTICIPAVA DE UMA GERRA ,UM DELES QUE ÉRA UM DOS CHEFE TINHA UM OLHO FURADO ,EU NÃO SEI O NOME DO DESENHO ,SE PODER ME AJUDAR ME MANDE O NOME DO DESENHO POR EMAIL ,ROBERTO41CIGANO@HOTMAIL.COM