quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Topo Gigio


O boneco "Topo Gigio" foi criado pela italiana Maria Perego em 1969. Gigio tornou-se rapidamente um sucesso em Itália, sendo exportado para diversos países, entre os quais, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, E.U.A., Equador, Alemanha, Japão, México, Holanda, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Portugal.
"Topo Gigio" foi trazido para Portugal pelo pianista Rui Guedes mas já era presença habitual no programa anual Sequim d'Ouro. O Programa estreou em 1981 e fazia companhia aos mais pequenos ao final das tardes de Domingo. Rui Guedes mantinha conversas com o pequeno rato amoroso e traquina, sempre acompanhado por música, desde versões a canções escritas por Rui Guedes e José Cid. Alguns dos temas foram editados em single, e inclusive foi criada uma canção para os meninos irem para a cama. Gigio também contava com a companhia da menina Paulinha, a sua paixão. A voz portuguesa do Topo Gigio foi sempre interpretada pelo actor António Semedo.
Passados vários anos, Topo Gigio voltou à TV portuguesa(sem contar com as aparições no Sequim d' Ouro), pela mão do produtor Ediberto Lima. Desta vez o ratinho mantinha conversas com João Baião no programa Big Show Sic.
A Nippon Animation produziu em 1988, uma série de desenhos animados do Topo Gigio. Essa série estreou em Portugal na SIC.

Canção do Programa


Produtos

Singles




Caderneta de Cromos


Cadernos


Figuras PVC



Comentário
Infelizmente não assisti ao programa, mas de certeza que era engraçado. Mas as músicas do programa fizeram parte da minha infância. Adorava quando aparecia no Sequim D'ouro. Mais tarde vi o Topo Gigio no Big Show Sic e também a série de desenhos animados.

Comentem!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Excelente! Nasci em 78 e de facto tenho lembranças deste rato. No tempo que se animava as crianças...agora é só treta televisiva. Já não há aquela ingenuidade, agora é tudo por interesses. Aliás, faz-se boa animação, mas apenas para cinema!

Obrigado pelo blog.
Quem mantém este blog devia ser pago...
tens que por isto a render...

hugov

Helena disse...

alguem me arranja essa musica do toppo giggio xixi-cama....

a disse...

olha eu lembro-me bem de ver isso no big show sic... a minha irmã até tinha uma almofada do topo gigio... era tão engraçado quado ele dizia: ai mama mia!

SANDRA disse...

Eu tinha um boneco da altura grande que acabou por desaparecer e continuo na esperança de encontrar um para comprar....

Anónimo disse...

Eu nasci em 75 e participei no programa, infelizmente não tenho a gravação mas adorava saber o que fazer para conseguir obter uma copia.

Anónimo disse...

Eu participei no programa, mas não tenho nenhuma copia nem sei como obter-la :(

Anónimo disse...

Ainda me lembro de nos apressarmos a fazer os tpc (eu e as minhas irmas) tinha eu os meus 9 anos.Ao domingo a tarde estavamos la em frente a tv a espera dele,O TOPO GIGIO.Lembro-me dos bonecos e ate dos cadernos esses eu consegui os 4 mas nao faco ideia onde param.O meu filho agora com 7 anos acha-lhe imensa piada,so tenho pena que nao se facam mais series assim em vez das violentas feitas actualmente.Que saudades,....bons tempos...

Ana Costa disse...

O Gigio! Adorava esse ratito e o programa! Tive os cadernos e as figuras em PVC também! Que boas lembranças! E, nascida em 72, lembro-me de quase tudo o que este blog fala! LOL! De repente sinto-me velha! LOL!

gatona disse...

Nossa que saudade que me deu agora, assistia o dezenho do topo gigio quando criança e ja faz tempo, kkkkkkkkkkkk.

Carmen disse...

Os meus sinceros agradecimentos.
Este e o blog melhor do mundo.
Tras todas as nossas recordacoes ao de cima.
Muito OBRIGADA
Carmen

Alquimia do Ser disse...

Os meus sinceros agradecimentos.
Este e o melhor blog que ja vi, pois tras todas as nossas recordacoes ao de cima.
Muito OBRIGADA
Carmen

Anónimo disse...

Bem giro!
O lado B do single com a música do programa tinha o Gigio a cantar um fado de coimbra!
Ouvi esse disco tanta vez, que basta fechar os olhos para o ouvir outra vez!
era realmente um programa girissimo,tanta coisa que dá na rtp memória,bem que o podiam passar...

Anónimo disse...

Olá è um boneco muito giro
Deviam por mais imagens a preto para que as crianças possam pintar só existe uma e é uma pena

Anónimo disse...

pensava que não me lembrava bem da música... quando começou a tocar, cantei tudo!... lindo! que saudades! e tb me lembro do fado do lado B do disco :)

Tiago Nascimento disse...

alguem sabe onde comprar o boneco à venda?

Vitor Martins disse...

Tenho saudades desse tempo de menino!!!
- eu como outras crianças fui um dos felizardos a participar no programa do Topo Gigio passado no canal publico, se as crianças agora nos tempos que correm , ouve-sem programas televisivos como naquele tempo seriam muito mais felizes.
O tempo poderia voltar para traz que haveria muito boa gente que não se iria importar, geração rasca!!! mentira !!! tão depressa não ira haver uma como a nossa...


Vitor Martins
25 de Abril de 1974
38 anos
lisboa