terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Fantasia


"Fantasia" de 1940 é a terceira longa metragem produzida pelos estúdios Disney. A ideia original de Walt Disney era criar uma curta metragem com o rato Mickey e a música "Aprediz de Feiticeiro" de Dukas, pelo que foi convidado a participar um famoso maestro. Mas, à medida que o trabalho avançava, Walt e a sua equipa ficaram cada vez mais entusiasmados com as possibilidades de combinarem música clássica com elaborados efeitos visuais de narração, nunca antes tentados.
"Fantasia" é constituída por oito segmentos de animação, que dão cor e imagem a oito famosas peças musicas de vários compositores. O filme original conta com a narração e comentários do compositor americano e crítico de música Julgar Taylor. Sete das oito peças foram gravadas pela Orquestra de Filadélfia sob a direcção de Leopold Stokowski. A obra foi escrita e dirigida por diversos artistas dos Estúdios Disney.
Esta obra foi bastante dispendiosa para a altura. Após a sua estreia o filme foi bastante criticado. Os críticos consideraram-no muito pretensioso e monótono e o publico não aderiu ao filme, o que deixou a Disney numa péssima situação financeira. Ao longo dos anos, o filme foi relançado com algumas alterações, e a partir dos anos 60 começou a ter o apelo do público e da critica tornando-se ainda hoje, uma obra prima.

O filme estreou em Portugal a 2 de Abril de 1946. Alguns dos segmentos passaram na tv. Foi lançado em VHS em 1991 e mais tarde em DVD.


Segmentos

1-"Tocata e Fuga em Ré Menor" de Johann Sebastian Bach

Este segmento começa por mostrar a orquestra a tocar e miturar vários efeitos visuais com a mesma, depois apresenta várias cenas animadas abstractas.


2-Suíte Quebra-Nozes de Tchaikovsky
Este segmento é composto por seis partes do Ballet "Quebra Nozes". Os artistas seguiram uma linha diferente em maioria das partes do ballet original. Esta suite representa as quatro estações do ano. Primeiro do Verão para o Outono, até do Outono para Inverno.
-O 1º a "Dança da Fada do Açucar" apresenta-nos um grupos de fadas a borrifar gotas de orvalho nas flores.

-No 2º a "Dança Chinesa", apesenta-nos um grupo de pequenos cogumelos a dançar.

-Na 3º "Danças das Flautas" é nos apresentado multiplas flores de diversas cores que tomam a forma de bailarinas.

-Na 4º "Dança Árabe", um grupo de peixes dança ao som da composição.

-Na 5º "Dança Russa", um grupo de cardos e flores, apresentados como dançarinos russos, dançam ao som da música.

-Na última parte a "Valsa das Flores", numa floresta, um grupo de fadas transforma tudo em gelo, trazendo assim o Inverno e no fim transformam-se em flocos de neve.




3º-"Aprendiz de Feiticeiro" de Paul Dukas

Neste segmento, o rato Mickey é um criado de um feiticeiro que deseja aprender o oficio do seu patrão. Para isso, ele rouba o chapéu mágico do seu mestre Yen-Sid e dá vida a um conjunto de vassouras para encher o caldeirão de água, mas a situação saí do seu controlo, o que provoca uma grande inundação.


4º-"Sagração da Primavera" de Igor Stravinsky

Neste segmento é criada uma explicação científica da evolução da vida na Terra, desde os primeiros seres microscópicos aos gigantescos dinossauros até à sua extinção.




5º-"Sinfonia Pastoral" de Beethoven

O segmento passa-se no Monte Olimpo e divide-se em várias partes.
Na primeira parte é nos apresentado uma família de pegassos a ensinar os seus filhotes a voar. Depois assistimos a uma cena de cupidos que a ajudam os centauros a encontrar um par(Este segmento causou muita polémica ao mostrar centauras e cupidos nus e mostra uma centaura negra a servir outras brancas). Por último é apresando uma cena onde os habitantes do Monte Olimpo celebram uma homenagem ao Deus do vinho, Baco. A festa é interrompida por uma forte tempestade, seguida por um pôr do sol e por conseguinte a chegada da noite.




6-"Dança das Horas" de Amilcare Ponchielli

Neste segmento foi criado uma sátira ao ballet clássico e representa as horas do dia por um grupo de animais. Começa com avestruzes, depois hipopótamos, elefantes e finalmente crocodilos.



7-"Uma Noite no Monte Calvo" de Modest Mussorgsky

O segmento apresenta-nos o demónio Chernabog, que vive no alto de uma montanha, e que na noite de Halloween vai atormentar as almas.


8-"Ave Maria" de Franz Schubert

O último segmento apresenta uma procissão religiosa que segue até uma capela gótica.


VHS



DVD


Cena que foi cancelada



Comentário
Este filme foi o primeiro que tive em VHS da Disney , e um dos meus preferidos. Sem dúvida uma ideia brilhante, uma obra prima. Raramente via os últimos dois segmentos. Tinha medo do Chernabog! lol
Vi pela primeira vez alguns dos segmentos do filme no Clube dos Amigos Disney.

Comentem!!

9 comentários:

Anónimo disse...

Queria dizer ao autor do blog como sugestão, criar um museu ou mesmo uma exposição, com artigos, cassetes, cadernetras... Tudo isto é simplesmente um tesouro! Muito obrigado!


Ps: Tirando o offtopic, Fantasia é um dos melhores filmes da disney e em breve será editado em blu-ray :)

aimo disse...

fantasia é simplesmente brutal.

o filme que me fez apreciar verdadeiramente a música clássica :)

lady-of-smile disse...

Um dos melhores filmes da Disney, eu não gostava do Chernabog nem da "Sagração da Primavera".
Obrigada por partilhares estas maravilhas :)

Evenstar disse...

Oh este blog é simplesmente maravilhoso. Gostaria de perguntar se sabem o nome de uma série dos anos 90 que dava na Sic pela manhã e mais tarde no Disney Channel. Creio que era da Nickelodeon. Era sobre o uma rapariga ruiva muito engraçada, a música era "Quem é ela? Quem será? Será boa? Será má? como ela já não há..." O resto escapa-me simplesmente...

Inês Fernandes disse...

Este filme é um verdadeiro encanto, é também dos meus preferidos. A minha cassete simplesmente desapareceu há anos, como muitas outras, por entre mudanças e mais mudanças. Vou ter de o re-adquirir. Mais uma vez parabéns pelo blog.

Diogo disse...

foi um unico filme que não conseguia ver deste criança.


mas agora, como vi o filme no canal Disney cinemagic, adorei-o!


já agora, lembra-se da sequela de 1999 chamado "Fantasia 2000"?


é a segunda sequela que tinha side lançado em 1999.

essa foi há 60 anos deste o lançamento do filme "Fantasia".

não sei se lembras aquele filme, mas tenho dizer que gostava ver esse filme.

até que tinha repetido "aprendiz do feitiçeiro" com o rato mickey.

Anónimo disse...

Oi! tô procurando um filme bem antigo que assisti quando pequena para mostrar a meu filho,se pudesse me ajudar ficaria agradecida. oq lembro do filme: uns homens chegam com máquinas nessa floresta onde é habitada por "fadas", tem um homem marcando as árvores com um spray vermelho escutando disk-man,dps de um tempo ele fica em miniatura e se apaixona por uma fada,e junto delas tenta salvar a floresta dos homens que querem derrubá-la e de um vilão que sai de dentro de uma das árvores(uma gosma preta)... bom é isso que lembro em geral. as fadas e os fadas tem como automóveis uns besouros..Muito bom esse filme,queria passar a diante,o problema é que não sei se realmente é da disney,procuro e não acho,pq eu também não sei o nome do filme e de nenhum dos personagens.

Anónimo disse...

Não há duvida que Fantasia é a obra prima de Walt Disney.
Adoro este blog, nostalgia ao rubro!

Em resposta ao Anónimo de 5 de Março de 2012, o filme que está a falar é Ferngully: As Aventuras de Zak e Crysta na Floresta Tropical é de 1992. É um filme fantástico, lindo, mágico. Recomendo o filme para todas as idades.

Unknown disse...

A musica e muito bonita,mas o filme em si e muito chato.E bom so pra assistir so se for a unica opcao.