sábado, 6 de Fevereiro de 2010

Bell e Sebastião


"Bell e Sebastião" é uma série japonesa adaptada do romance "Belle et Sébastien" da francesa Cécile Aubry.
Cécile Aubry nasceu em Paris a 3 de agosto de 1928. Foi actriz, escritora, argumentista e realizadora. É sobretudo conhecida pelas séries "Poly" e "Bell e Sebastião" que também passaram na TV portuguesa.
O anime foi produzido em 1981/1982 pela Toho Company e a Visual Studio 80. É constituído por 52 episódios que foram realizados por Keiji Hayakawa.

História

Sebastião é um rapaz que vive nos pirineus, e foi criado por César e a sua neta Angelina. Um dia, aparece nas montanhas um enorme cão branco. Os habitantes da aldeia têm medo do cão e querem mata-lo. Mas Sebastião conhece o animal e baptiza-o de Bell. O rapaz apercebesse que Bell só quer ajudar e os dois ficam amigos inseparáveis. Os dois amigos e o cão de Bell, o Puchi, partem à procura da mãe de Sebastião, uma cigana que abandonou o menino quando nasceu.

A série estreou na RTP em 1983 com dobragem portuguesa.

Genérico


Letra
Corre, corre Bell.
Corre, corre Bell.
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki,
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki.
Bell, Bell, Bell.

Olhas as montanhas lindas brilhantes
com o murmurar da água nascer.
Vamos ao pé delas somos viajantes,
e vamos brincar até anoitecer.

Corre, corre Bell.
Corre, corre Bell.
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki,
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki.
Bell, Bell, Bell.

Ao chegar aos montes lindos
o puchi vai sonhar.
Um sonho de alegria,
um sonho lindo de encantar.
E o Bell e o Sebastião
também sonharão.

O Bell é tão grande,
o puchi pequenino
são tão engraçados
a darem as mãos.
Somos destemidos e aventureiros,
somos muito amigos como três irmãos.

Corre, corre Bell.
Corre, corre Bell.
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki,
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki.
Bell, Bell, Bell.

Lá lá lá lá
Lá lá lá lá
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki,
Tiki, Tiki, Tiki, Tiki.
Bell, Bell, Bell.

Personagens

Sebastião

Voz-Ermelinda Duarte

Bell


Puchi


César

Voz-Pedro Pinheiro

Angelina

Voz-Manuela de Freitas


Excerto


Produtos da série

Caderneta de Cromos


Single


Figuras PVC


Livros




Comentário
Mais uma grande adaptação para desenhos animados de um romance. A série é um misto da "Heidi" e "Marco". A dobragem é excelente.
Alguém tem episódios gravados?


Comentem!!

15 comentários:

Anónimo disse...

Highlander the animated series

Shakti disse...

Bem...os meus desenhos animados favoritos...sempre que falava deles quase ninguém se lembra...que bem que soube ver aqui o genérico...até cantarolei...Meu Deus...como o tempo passa depressa !!!

Aqueles bonecos todos pequenos , eu tinha em criança...quando fiz 8 anos a minha mãe fez-me um bolo com eles...ficou para sempre na memória como o bolo que mais gostei...adorava o Bell !!!

Obrigada por esta bela recordação !

José disse...

Simplesmente Brutal.

É com lágrimas nos olhos que escrevo este comentário.

Obrigado pelas recordações nostálgicas que proporcionam.

Anónimo disse...

O que escreveu sobre a série " bel e sebestião "tocou me muito. Fez me lembrar a minha infância! que saudade!! Atá chorei de alegria .sem dúvida, que ao ver o genérico relembrou me algumas cenas do episódio. Eu nao tinha tv,mas ia ver para casa de uma vizinha aos domingos. ficava presa ao televior... as suas palavras sao o que sinto do tempo passado.hoje,com 35 anos recordo ainda com saudade.o tempo passou muito depressa mesmo. lidia

camiao disse...

Nem consigo escrever. Fantástico!

SCamilo82 disse...

Esta é a razão para os meus cães terem o nome de Bel e Puchi! ;)
Obrigado ao autor pelo belíssimo BLOG. Vou ficar atento. Aproveito para pedir ajuda para encontrar material alusivo a esta série.

Anónimo disse...

Infelizmente, Cécile Aubry, autora de "Bel e Sebastião" e de outros trabalhos que encantaram milhões de crianças, faleceu em 19 de Julho de 2010.

giant disse...

Isto sim podem ser chamados de desenhos animados. Na altura com cinco anos, todas as quartas feiras saía da mestra(era assim que se chamavam os ditos infantários nas casas das vizinhas que tomavam conta das crianças) e ia a correr para casa da minha avó, a puxar as minhas primas para que corressem mais. Saudades desse tempo. Ensinem as crianças a ser crianças, ensinem-nas a ser aquilo que fomos.

Bruno Marques disse...

Que saudades, quando falo nesta série aos meus amigos ninguém parece relembrar mas eu lembro-me e bem só tenho pena de não saber onde anda a minha figura do bell...

Anónimo disse...

Estou arrepiado as lagrimas caem bons tempos obrigado...

Sila Cardoso disse...

Ainda tenho o bonequinho do Bel...Adorava esta série!Chorava do inicio ao fim...principalmente na parte em que o sebstião procurava a mãe. Lembro-me que a RTP não passou os episódios todos até ao fim! Alguém sabe se o Sebastião chegou a encontrar a mãe Isabel? Será que alguém tem a coleção com todos os episódios?Gostava imenso de comprar!sila2004@live.com.pt

Desenhosanimados disse...

A série passou até ao fim na RTP!!

rui morim disse...

nossa tv devia passar era desenhos animados como estes

SCamilo82 disse...

Adorava saber se a série existe em DVD ou VHS!
Se alguém tiver uma informação, disponibilize.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer se a imagens desta serie a venda porque e uma pena nao dar esta serie na televisao