terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Professor Baltazar


O "Professor Baltazar" foi criado em 1967 pelo croata Zlatko Grgic(1931-1988). Foram produzidas 4 séries entre 1967 e 1978 pela "Zagreb Film", com um total de 59 episódios.
Em 1999, foi produzida uma nova série a 3 dimensões, mas não teve o mesmo sucesso que a antiga série.
O Professor Baltazar é um cientista, amante da natureza, protector dos seres vivos, um lutador do bem contra o mal, ecologista, um promotor da tolerância, da paz e do amor, é engraçado, criativo, humilde e discreto. Baltazar resolve os problemas à sua volta com o auxilio das suas curiosas invenções.

A série estreou na RTP nos anos 70 no programa "Cinema de Animação".

Professor Baltazar


Genérico + Episódio


DVDs
 
A série foi lançada em dvd pela Prís.  

Episódio Dobrado

Narrado pelo ator Jorge Mota

Comentário
A edição em dvd é excelente! Muito raro em séries de animação lançadas em Portugal. A Prís devia editar mais séries de animação assim. A dobragem é ótima!  


Comentem!

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito obrigada! Deve ser uma das minhas primeiras recordações, pois eu sou de 1973...

Miguel disse...

Ainda falta na tua lista os meus desenhos animados preferidos:

Doutor Faísca

http://www.youtube.com/watch?v=u4jTtJrNmY8&feature=related

Continua o trabalho, está excelente, já não me lembrava de alguns. :)

Anónimo disse...

Adorei ter encontrado este magnífico blog! Eu adorava o professor Baltazar... Mostrei ao meu filho de 5 anos alguns e ele simplesmente adorou!!!
Ao passar os olhos pela lista de desenhos animados não encontrei a "Família Barbapapa": http://www.youtube.com/watch?v=xHwf9PKwIF0&feature=related

SE ainda não estão então há que adicionar! Não tenho a certeza mas creio que são da década de 70. Parabéns pelo blog e contínua com este magnífico trabalho.

sapinhoverde disse...

Adorava o Baltazar :) Mais tarde apareceu o miudo iventor, alguém se lembra? Eu sempre gostei de invenções...

Margarida disse...

Bal Bal Baltazar! Que bom recordar, esta e outras séries como As Maravilhosas Cidades do Ouro, Velhos Contos do Japão, Conan, e tantas outras! O blog está excelente!

Anónimo disse...

Tenho muita pena de nao conseguir ver nenhum d.a. do prof.Baltazar,porque era do meu tempo,obrigado pelo execlento trabalho da Blooge.




Baretta disse...

È pena, que a caixa de DVD´s não tenha a narração original do Rui Mendes!

Baretta disse...

È pena, que a caixa de DVD´s não tenha a narração original do Rui Mendes!

Anónimo disse...

sport Bylli penso que esta em falta nesta lista