sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Hugo


O concurso interactivo "Hugo" foi criado na Dinamarca em 1990. Os concorrentes ligavam para o programa e jogavam a um video jogo através das teclas do telefone.
A história dos video jogos centrava-se na personagem Hugo, um troll que vive na Hugolândia. A família de Hugo é raptada pela bruxa Maldiva e Hugo tem de chegar à Caverna das Caveiras para salva-los. Os primeiros jogos são bastante simples mas ao longo do tempo foram apresentados mais jogos e cada vez mais complexos.
O concurso foi emitido em mais de 40 países. Em Portugal estreou na RTP 2 em 1997. A versão portuguesa foi produzida pela "Costa do Castelo". A direcção geral do programa foi feita por Paulo Trancoso, a direcção de produção por António Luís Campos, os textos por Mário Botequilha e Pedro Castro, a dobragem portuguesa foi dirigida por Paulo Coelho e a realização por André Soares Ferreira.
O concurso era em directo e era apresentando intercaladamente pelos apresentadores, Pedro Pinto e a Alexandra Cruz(Xana). Mais tarde os apresentadores começaram a interagir em directo com o próprio "Hugo". Ao longo do tempo, o programa foi sendo remodelado, eram apresentados novos jogos, outras maneiras de participar como por exemplo, enviar desenhos e trabalhos manuais. Entretanto o apresentador Pedro Pinto saiu e entrou o Fernando Martins. Em 1999 o concurso passou para a RTP 1 e apareceu com nova imagem, o Fernando Martins continuou na apresentação e entrou a Joana Seixas para substituía a Xana. Nesta fase, os apresentadores interagiam com mais dois bonecos, o tucano Tuca e o macaco Simão. Também a Maldiva tinha um novo aliado, o crocodilo Don Kroko.
O programa terminou em 2000, mas foram produzidos outros 2, em 2000 a "Hora H - Hugo e os amigos" e em 2001 "Hugo, o Regresso".

Genérico(1º série)


Letra
Precisas de ajuda
para lá chegar.
Amarra a bruxa
para a catapultar.

Hugo,
à esquerda e à direita,
sem fazer asneiras.

Hugo,
para cima e para baixo,
até à Caverna das Caveiras.


Genérico(2º série)



Apresentadores

Alexandra Cruz(Xana)


Pedro Pinto


Fernando Martins


Joana Seixas



Personagens

Hugo

Voz-Frederico Trancoso

Hugolina

Voz-Graça Ferreira

Rate



Rite


Rute


Tuca


Simão


Maldiva

Voz-Mónica Garcês

Don Kroko



Emissão




Jogos

Floresta


Avião


Comboio


Escalada


Mergulho


Rafting


Pára-quedas


Mina


Skate


Labirinto


Snowboard


Trenó




Pântano


Alpinista


Caverna do Gelo


Natal


Moto


Balão



Produtos

Jogos PC

O primreiro jogo do Hugo


Natal


A Árvore Mágica


As Novas Aventuras do Hugo


Rio Selvagem


A Ilha do Vulcão


A Viagem Mágica


Aniversário



Jogos playstation



Figuras PVC



Roupa


CD


Comentário
Este concurso foi um grande sucesso. Apesar de gostar de assistir o concurso, nunca liguei para tentar participar :s
Já não existe interactividade na TV!!!

Comentem!!

11 comentários:

sloml disse...

Este blog é das melhores coisas que há na blogosfera. Muito obrigado por existirem. Fantástico!

Tudo-Sobre-A-TV disse...

Este blog é excelente. Parabéns visita o meu blog: www.tudo-sobre-a-tv.pt.vu

Paulo disse...

Durante algum tempo, houve outra forma de participar no programa, através dos centros da Futurekids.

Princess Butterfly disse...

O que eu adorava o "Hugo". Cheguei a ter um fato de treino e tudo!

Lipa disse...

Gostava tanto de poder voltar a jogar os jogos todos , nem que fosse só pra relembrar e rir um bocado .. Ninguém sabe onde se podem arranjar ?

Maxwell disse...

Que foi feito do Fernando Martins, nunca mais o vi :( ele era fixe.

E, já agora, tens o nome da voz do genérico? muito bem cantado.

Lady Cherry disse...

Acho que depois do Hugo,isto já lá em meados de 2001, se não estou em erro, havia outro jogo com o Castor e o Cheiroso. ;-)

a disse...

lembro-me que obriguei a minha mae a comprar-me a tshit do hugo ;)

M disse...

Olá! Por acaso ninguém me pode informar se os jogos do Hugo para PC ainda estarão disponíveis? Tenho algum interesse em adquirir o jogo para PC "Hugo Natal". Alguém sabe como poderei fazê-lo?
Obrigada

diogo sulva disse...

ohhhh pah que soudades eu ate riu de soudades de ver eu nao perdia uma emisao
nao me lembro se dava todos os dias mas eu sei que nao perdia um...
nunca mais me esquece as miticas frases "vamos sempre a subir mas sem cair..."
QUE SOUDADES MEU DEUS.

Diogo-San disse...

Eu lembro um bocado de ver o progama uma ou duas vezes, não tinha oportunidade de entender muito sobre o programa. Mas tenho lembrado muito de jogar a compilação dos jogos do Hugo na PS1 com o meu primo, foi divertido de jogo.

Claro, hoje em dia, não já jogei muitos jogos melhores do que o Hugo na PS1, mas antigamente, foi mesmo tão divertido.

No que eu sei, hoje em dia, um estúdio chamado "Progressive Media" já é o dono para todos os jogos do Hugo e eles já trazeram-no de volta com novos jogos disponível só nos androids como Hugo Retro Mania e Hugo Troll Race. Talvez possas atualizar este tópico?