segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bia - A Pequena Feiticeira


A série "Bia, a Pequena Feiticeira" é um animé adaptado da manga criada por Akio Narita e Tomo Inoue. Foram produzidos 75 episódios entre 1974/1975 pela Toei Animation e a TV Asahi. O argumento foi escrito por Shun-ichi Yukimuro, a realização por Shingo Araki e Yugo Serikawa, e a música por Takeo Watanabe.
A versão que passou no nosso país foi adaptada da versão italiana. Em Itália só passaram 65 episódios, em vez dos 72 episódios produzidos.

História

Bia é uma jovem feiticeira que disputa o trono do Reino da Magia com a rival Nádia. As duas raparigas chegam à Terra para aprender como vivem os humanos. Os seus desempenhos na Terra são vigiados por Xoné, que foi enviado à Terra por ordem da Rainha do Reino da Magia. Mas Xoné tem outros interesses e conta com a ajuda da gata Furu e do corvo Crá Crá.
Bia vai viver para a casa de Ana, uma velha feiticeira que abdicou dos seus poderes para ficar na Terra e constituir família. Ana enfeitiça o marido e os filhos para que estes pensem que Bia é a filha mais velha da família.

A série estreou na RTP 2 em 1990 e voltou a ser repetida.

Genérico


Letra

B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu
B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu

Assim também tu podes imitar a Bia
e fazer qualquer magia.
Aparecer desaparecer num sonho
e transformar a noite em dia.
Cavalgando uma estrela,
ou um arco íris sobre o mar.
Mas cantemos juntos a canção
da Bia para ajudar

B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu
B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu

B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu
B - A
B - E - Ba Be
B - I - Ba Be Bi
B - O - Ba Be Bi Bo
B - U - Bu Ba Be Bi Bo Bu

Personagens

Bia

Voz-Cláudia Cadima

Nádia

Voz-Helena Isabel

Ana

Voz-Fernanda Montemor

Paulo

Voz-António Semedo

Zeca

Voz-Ermelinda Duarte

Lena

Voz-Margarida Rosa Rodrigues

Xoné

Voz-Adriano Luz

Rita

Voz-Henriqueta Maia

Excerto


Comentário
Mais uma série que marcou muito a minha infância.
A série é bastante original e engraçada, com aventuras recheadas de humor e de situações que não lembram a ninguém. O tema da abertura ficava no ouvido e não havia ninguém que não o cantasse!
A versão portuguesa, como de costume na altura, está fantástica.
Adorava que saísse em dvd com a mesma dobragem.

Alguém tem episódios gravados?

Comentem!!

22 comentários:

Inês Fernandes disse...

Epah, já não me lembrava da existência destes desenhos animados. Também via. Obrigada pela partilha.

Ana Nora disse...

Eu tenho a série quase toda!

Desenhosanimados disse...

Sério Ana?!!

Por favor contacta-me
desenho-animado@hotmail.com

Talvez eu tenha episódios que não tenhas!

Ana Nora disse...

Em princípio vou passar em breve as minhas VHS para DVD (tenho meios para o fazer). Nessa altura entrarei em contacto para possíveis trocas.

Desenhosanimados disse...

Fixe!! :)
Se tiveres alguma dúvida ou precisares de ajuda contacta-me.
desenho-animado@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá, Via este anime quando era bem pequena, estao a pensar por a serie para download? :)

Anónimo disse...

Existe uns desenhos animados com voz de Helena Isabel, sobre tennis. Alguem se lembra? eu nao me lenbro do nome

Inês Seabra disse...

Eu penso que esses desenhos animados sobre ténis de que falas eram uns que a personagem principal se chamava Jenny. E a música do genérico era qualquer coisa como "Jenny jenny atira a tua bola com força! jenny jenny tu foste feita para ganhar"

Já vi nalguns foruns este anime confundido com um cujo nome original era "Attacker You!" e que era sobre uma rapariga que jogava volley. Essa informação é errada. Nunca vi esses desenhos animados, mas a jenny era jogadora de tennis e não de volley. Eu era fã! Haverá alguém que saiba algo deste anime?

Anónimo disse...

Sim é mesmo isso. Nao me lembrava da musica, mas e mesmo isso.
Nao perdia um episodio. Tbm me lembro desses desenhos da miuda que jogava Volley,a rapariga chamava-se Joana asuki acho eu.
Desenhos animados do meu tempo de criança

Anónimo disse...

Obrigada por este post, há muito tempo que procurava estes desenhos animados, tem um significado mt especial para mim :)

Anónimo disse...

Eu era doida por esta série! Uns anos mais tarde também me apaixonei por outra série inspirada também num animé. Era a série "Kiss me Licia - A minha amiga Licia", não sei se se lembram. Era também muito fixe!

Ti Maria Benta disse...

Excelente! Não perdia um episódio da Bia e ainda agora sei cantar o refrão do genérico:) É como as proposições, nunca se esquece!
Parabéns pelo blogue.

frases&filmes disse...

Deixo a sugestão de algumas séries que não vi no blog: A minha amiga Lícia, O papá das pernas altas, Mulherzinhas (e acontinuação, em que a Jo era professora e se passava na escola dela), O jardim secreto, Pollyanna, Branca de Neve, Jem, Hello Spank e Pigmaleão (as últimas 3 vi no canal Panda. O Pigmaleão dava em espanhol e legendado). Obrigada

Vânia disse...

Olá, alguém sabe como posso arranjar a série toda?
Muito obrigada por nos fazerem relembrar lindos momentos da nossa infância, desenhos animados que nos faziam sonhar...

Siraia Vieira disse...

Ola, gostava de saber se me sabem informar como e onde posso arranjar a serie deste desenho animado, simplesmente adorava e gostava de mostrar á minha filha!!! Obrigada.

Renata de Jesus disse...

Também quero relembrar os episódeos. há algum site ou alguém que tenho no seu youtube?????

Alexia disse...

se alguem me poder arranjar a serie agradecia, eu adorava quando era mais nova se alguem tiver..
alexi2003@msn.com
Obrigada

Anónimo disse...

tenho a serie em jap, se alguem souber traduzir!!!

Anónimo disse...

O nome dos desenhos animados da Jenny é "Ace wo nerae" (em Japonês). Infelizmente até agora não consegui o nome da série em Português.

Anónimo disse...

eu sempre lembava deste desenho animados era e sempre sera a minha favorita não duvida

Patrícia Ramos disse...

Este blog é uma caixa de Tesouros...
Obrigada!

Jorge Azevedo disse...

Gostava mesmo de fazer o download disto.. Não há nenhum blog ou site que o permita?