quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Lucky Luke


"Lucky Luke" é uma série de banda desenhada de origem franco-belga, criada por Maurice de Bevere mais conhecido por Morris. O guião das primeiras edições da série é da autoria de René Goscinny (1926-1977), o famoso criador de Asterix. Após a morte de Goscinny, foram vários os argumentistas dos álbuns seguintes.
A primeira aparição aconteceu na revista "Spirou" em 1946, e o primeiro álbum foi editado pela primeira vez em 1949. Foram lançados até hoje 87 álbuns da série.
Com o sucesso das bds foram laçados vários produtos do "Lucky Luke".
O primeiro filme de animação "Daisy Town" foi lançado em 1971, seguido de "A balada dos Dalton" de 1978 e "Os Dalton continuam à solta" de 1983.
Em 1983 surge a primeira série de animação para a TV, produzida pelos estúdios "Hanna Barbera" e Morris. Esta adaptação tem algumas diferenças relativamente à BD. Com um sucesso relativo, a segunda série de animação só foi produzida em 1991, mas desta vez produzida pela "DIHR" e os estúdios "Take One".
"Lucky Luke" foi ainda adaptado para o Cinema, nos filmes "Lucky Luke" e "Lucky Luke 2", e também uma série para a tv com Terence Hill no papel principal. Em 2004, estreou nos cinemas um novo filme com o título "Os Dalton".

História

Lucky Luke é um cowboy solitário do velho Oeste Americano. Luke tornou-se uma lenda, todos sabem que ele é o homem mais rápido a disparar que a própria sombra. Ele percorre o Oeste para salvar as viúvas e os órfãos com seu fiel cavalo, Jolly Jumper(o cavalo mais inteligente do Oeste). Os seus maiores inimigos são irmãos Dalton: Averell, William, Jack e o mais novo, Joe. Falta referir ainda o cão Rantanplan, o cão mais estúpido do Oeste.

A série estreou na RTP em 1987 na versão em francês com legendas em português.

Genérico


Personagens

Lucky Luke


Jolly Jumper


Rantanplan


Os Dalton


Excerto


Produtos da Série

Livros






Caderneta de Cromos(Série)


DVD's



PVC's




Comentem!!

5 comentários:

Rui Sousa disse...

Olá! Queria corrigir só duas coisas: o terceiro filme do Lucky Luke não é «O cavalo Dalton» mas sim «Os Dalton continuam à solta». Há pouco tempo sairam os 3 filmes em DVD.
Há um filme mais recente, do ano passado, de animação, chamado «Tous à l'Ouest» que não estreou em Portugal.

Rui Sousa disse...

E nos anos 90 sairam várias cassetes com episódios da série mas dobrado em inglês (acho a inglesa muito melhor que a francesa). E houve uma terceira série do Lucky Luke, produzida em 2001, antes do Morris morrer.

Desenhosanimados disse...

Muito obrigado :)

Rui Sousa disse...

http://www.bangbangluckyluke.com/tele_cinema/tele_cinema.php

neste site falam de todos os filmes e séries do lucky luke. Está em preparação uma série de episodios de 7 minutos dos irmãos dalton e já está em sala na Bélgica o novo filme em imagem real.

DanosMentais disse...

Olá . Gostaria de saber se alguém me sabe dizer o nome de um desenho animado que era uma índia que era seguida sempre por 4/5 espíritos animais que eram seus amigos, um deles era um búfalo e acho que havia um leão.
Não me lembro de mais nada, mas sei que gostava muito desse desenho e gostaria de saber o nome