segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Papuça e Dentuça


"Papuça e Dentuça" é a 24º longa-metragem de animação dos estúdios Disney, lançado em 1981. O filme é baseado no romance homónimo de Daniel Pratt Mannix IV, editado em 1967. O guião foi adaptado por Ted Berman e Larry Clemmons. A realização ficou a cargo de Ted Berman e Richard Rich, e a música por Buddy Baker.
O filme começou a ser produzido em 1977, mas este foi atrasado devido á saída de um grupo de animadores mais antigos dos estúdios, ou seja, este projecto representa uma mudança na vida dos estúdios Disney. Foram contratados novos animadores, que iriam ser muito importantes na próxima fase dos estúdios.
Em 2006, foi lançado em DVD a sequela, Papuça e Dentuça 2.

História

Dentuça é uma pequena raposa orfã que é adoptada por uma viúva, dona de uma quinta. Dentuça fica amigo de Papuça, um pequeno cão de caça que pertence ao vizinho Samuel Guerra.
No entanto, os dois animais crescem, e pelas circustâncias da vida, tornam-se verdadeiros inimigos.


O filme estreou em Portugal nos cinemas a 18 de Fevereiro de 1982. Foi editado a primeira vez em vhs em 1995 com a dobragem brasileira, e só mais tarde é que foi dobrado em Portugal para a edição especial em DVD.

Dobragem Portuguesa
Direcção:Carmen Santos
Tradução:Miguel Graça
Direcção Musical:Pedro Gonçalves
Tradutor das Canções:Pedro Gonçalves
Som:Henrique Moreira
Som das Canções:Douglas Gama
Estúdio da dobragem:Matinha Estúdios de Som

Personagens

Dentuça

Voz Jovem-Keith Coogan/Oberdan Júnior/Afonso Maló
Voz Adulto-Mickey Rooney/Ricardo Schnetzer/Gonçalo Wadington

Papuça

Voz Jovem-Corey Feldman/Paulo Vignolo/André Raimundo
Voz-Adulto-Kurt Russell/Júlio Chaves/Bruno Ferreira

Mamã Coruja

Voz-Pearl Bailey/Selma Lopes/Paula Fonseca

Chefe

Voz-Pat Buttram/Igor Sampaio

Viúva

Voz-Jeanette Nolan/Isabel Ribas

Samuel Guerra

Voz-Jack Albertson/João Jacy/Carlos Paulo

Dico

Voz-Richard Bakalyan/Nelson Batista/Peter Michael

Bruno

Voz-Paul Winchell/Mário Monjardim/Joaquim Nicolau


*Dobragem Original
*Dobragem Brasileira
*Dobragem Portuguesa

Videos

Best of Friends

Versão Brasileira


Versão Portuguesa



Produtos do Filme

DVD's



Caderneta de Cromos


Figuras PVC



Comentário
Conheci esta história através de um livro disney que me ofereceram num aniversário. Achava curioso o nome das personagens da versão portuguesa! Onde foram arranjar aqueles nomes?!! lol
Só vi o filme quando saiu em vhs.
Uma história bonita e comovente. Como era de se esperar, a Disney mudou o final no filme. Pois no livro original, o Papuça e o Dentuça morrem no final.


Comentem!!

9 comentários:

Anónimo disse...

papuça e dentuça vem do nome brasileiro que significa quase o mesmo que gato e rato, ou cão e raposa... dentuça vem de dente o papuça é que não sei lol

Desenhosanimados disse...

Pois, mas no Brasil não é essa a tradução do livro e nem do filme!!

Lady Cherry disse...

Lembro-me que o meu pai na altura trabalhava nos transportes públicos, e uma vez achou num dos autocarros, uma VHS do Papuça e Dentuça (versão brasileira na altura)
Devo dizer que não gostei, a única coisa que gosto é a música "Melhor Amiga" na tal versão brasileira. Além disso eles nessa versão não se chamavam Papuça e Dentuça, mas sim Dódó e Tobi! xP

Anónimo disse...

quando era garoto tinha uma serie de cromos destes desenhos animados mas nunca vi este filme nunca tive oportunidade, é capas de ser o unico filme de desenhos animados da disney que nunca vi nem mesmo me recordo de passarem algum dia em TV
hoje tenho ja 26 anos vou tentar acha-lo para baixar online e ve-lo finalmente pela primeira vez lol

Anónimo disse...

este filme deveria ser chamado como o salta pocinhas era assim conhecido na minha infância, tive-se lá na capa cão e a rapousa ou papuça e dentuça era o salta pocinhas que chamávamos em miúdos, depois em 2004 vieram a dar o nome de salta pocinhas e outro filme relacionado com raposas

para mim este filme terá sempre o nome de Salta Pocinhas e que seja para sempre lixo quem disser o contrario

SALTA POCINHAS é o verdadeiro titulo deste filme do rapuzinho e do cãozinho

nunca mas nunca será salta pocinhas o filmes saido em 2004

Mariana disse...

Já chorei tanto tanto a ver este filme*

SDaniela disse...

O papuça e o dentuça era 1verdadeira historia de amizade, lindíssima,confesso k não me lembro de ver o filme mas li o livro k era do meu irmão e k ainda hj o tenho,gostei mt ;0)

Anónimo disse...

Este fulme faz-me corar sobre o leite derramado ainda o tenho gravado nao consigo ve-lo sem me cair uma unica lagrima e um filme injusto acho mas e muito muito bonito e optimo desds os dezenhos ao som tudo acho que e um filme que sempre sempre me ira maravilhra

rei joao gabriel maciel disse...

O papuça e o dentuça eram tão bons amigos e viraram inimigos isso me deixa muito triste