segunda-feira, 16 de Novembro de 2009

O Mundo de Richard Scarry


A série "O Mundo de Richard Scarry", como o nome indica, é baseado nas personagens e histórias do autor e ilustrador Richard Scarry.
Richard Scarry McClure nasceu a 5 de Junho de 1919 em Boston, e faleceu a 30 de Abril de 1994 em Gstaad na Suíça. Richard publicou mais de 300 livros com vendas superiores a 300 milhões em todo o mundo.
A série começo a ser produzida em 1992 pela CINAR e a France Animation. Ao todo foram produzidas 5 séries, num total de 65 episódios. "O Mundo de Richard Scarry" foi realizado por Greg Bailey, Pascal Morelli e Marcos Da Silva; e a música por Lawrence Petitgirard.
Foi produzida uma nova série em 2007. A nova série tem uma temática diferente das séries antiores. Passou na RTP 2 com o nome "Viva o Hugo". Infelizmente não há qualquer paralelismo com a tradução e com a dobragem da antiga série.

História

A acção central da série passa-se na Cidade Alegre, onde vivem diferentes animais antropomórficos. Na Cidade Alegre vive o gato Piruças com a sua família e Nico o seu melhor amigo, o Sr. Concerta tudo, O Sebastião, o Sr. Distraído, o Sr. Javali entre outros. Em cada episódio há duas histórias que contam as aventuras na Cidade Alegre.
Em cada episódio também há lugar para pequenas sequências musicais que ensinam coisas diferentes. Como por exemplo, valores morais ou regras de trânsito.
Há ainda em cada episódio uma história baseada em acontecimentos reais, como por exemplo várias descobertas e invenções que o homem fez ao longo dos séculos.

A série estreou em Portugal na TV2 em 1995 com dobragem Portuguesa e repetiu várias vezes.

Genérico


Letra
Há ....?? e alegria


Nesta Cidade Alegre.
Há tanta coisa p'ra ver-E tanto p'ra fazer.
Nesta Cidade Alegre.

Felizes bem no fundo-Nós vamos explorar.
O nosso mundo-Vamos embora.
Vais montes de amigos ter-E bons momentos p'ra viver.
Nesta cidade alegre.

É uma festa a toda hora-E venham já sem demora.
E é mesmo de verdade
nesta cidade.

Há magia em todo o lado-Tu és o convidado.
Nesta Cidade Alegre
Está na hora do programa!

Personagens


Nico

Voz-Rui Paulo

Piruças

Voz-Isabel Ribas

João

Voz-Paulo B

Sara

Voz-Leonor Alcácer

Hilda

Voz-Luísa Salgueiro/Teresa Sobral

Sargento Melo

Voz-Luís Mascarenhas

Sr. Distraído

Voz-Carlos Freixo

Sr. Concerta Tudo

Voz-Carlos Freixo

1º e 2º série
1ºSérie
2ºSérie


Excerto 1º Série


Excerto



Livros



Comentário
Conheci a Cidade Alegre e o Mundo de Richard Scarry, primeiros nos livros e depois na série que passou na RTP. Sem dúvida, um grande ilustrador e contador de histórias. A série é excelente e bastante diversificada. Mistura muito bem, a história com humor e imaginação, também música com regras e valores etc...!


Deixem os vossos comentários!

11 comentários:

marsupilami disse...

Recordo-me desta série com grande carinho! Tenho inclusive um livro baseado nesta série, e lembro-me que fica sempre a pensar de que espécie é que seria o Nivo. xD Quanto à palavra que falta na letra, realmente é um pouco difícil de perceber, mas eu penso que seja "somente". Pelo menos, parece-me que faz sentido sê-lo.

Jiboia disse...

Podia dizer tanto mas acho que o meu avatar fala por mim :)

Paulo Mota disse...

Tenho tantas saudades destes desenhos animados assim, que davam na RTP2 até ás 8h da noite.

Saudades de ser criança e desconhecer o mundo.

Que momento tão nostálgico, melancólico, saudades...

Anónimo disse...

BOLAS... como e que e possivel alguem curtir uma serie de desenhos animados em que o protagonista e uma minhoca?... bem nem eu sei... mas eu via na mesma...

Anónimo disse...

espetacular, lindo, adorava estes desenhos animados... sei a musica de cor...adorava mesmo!

Anónimo disse...

Adoro, adoro, adoro... vi hoje pela primeira vez a nova versao ... nao gostei muito mas a minha princesa gostou... fiquei a pensar... com saudades... obrigada por nos fazeres relembrar esse tempo... parabens pelo blog

Pedro Vicente disse...

Foi por causa destes desenhos animados que me começaram a chamar Piruças=)

Nyx disse...

A palavra que falta na música é "sorriso".
Infelizmente aqui no Brasil não achamos mais os livros dele. Procuro o Best Word Book Ever em português já faz tempo...Abraços

Nyx disse...

A palavra que falta na música de abertura é "sorriso".
Adoro os livros dele, mas no Brasil é muito difícil encontrá-los. Procuro o Best Word Book Ever em português já faz muito tempo...Abraços

Anónimo disse...

Muito fixe, em míudo tinha um livro destes desenhos chamado "Tudo trabalha, minha gente", e o Sr,. Distraido era chamado se Sr. Presunto, um nome mais apropriado...

Anónimo disse...

ola...conheci a pouco essa historia que me animou as
ferias...ela é muito alegre e me fez recordar minha infancia....mas alguns personagens possuem nomes bem diferentes...mesmo assim vale a pena ver esse desenho...