terça-feira, 17 de novembro de 2009

1992 - Aladdin


A Disney lançou em 1992 "Aladdin", a sua 31º longa-metragem de animação. O filme é inspirado na história de Aladdin do livro das Mil e uma noites. A história foi adaptada por Ron Clements, John Musker, Ted Elliott e Terry Rossio.
A ideia para produzir este filme surgiu do letrista, Howard Ashman, que tretando faleceu durante a produção do filme. Os animadores basearam os seus projectos no trabalho do caricaturista Al Hirschfeld. O filme foi realizado por Ron Clements e John Musker, com música de Alan Menken e letras de Howard Ashman e Tim Rice.
Foi produzida depois uma série de desenhos animados e duas sequelas lançadas em VHS, "O Regresso de Jafar" e "Aladdin e o Rei dos Ladrões".

História

Aladdin é um rapaz de rua que rouba para comer, com ajuda do seu macaco Abu. Por um acaso, conhece a Princesa Jasmim que tinha fugido do Palácio de Agrabah, e os dois apaixonam-se. Mas Jafar, o vice vizir, ordenou que prendessem Aladdin, pois o rapaz era o único que podia entrar na Caverna das Maravilhas. Jafar arquitecta um plano e convence Aladdin a entrar na caverna para lhe trazer a lâmpada mágica. Mas algo corre mal, Abu toca num dos tesouros e a caverna começa a desmoronar. Aladdin ainda consegue entregar a lâmpada a Jafar disfarçado de velho, mas Abu rouba-o e os dois amigos ficam presos debaixo do chão. Ao limpar a lâmpada, o rapaz liberta um génio que lhe dá a oportunidade de realizar três desejos. Com ajuda do génio, Aladdin sai da caverna e transforma-se em Príncipe Ali para poder casar com a Princesa Jasmim. Mas Jafar vai fazer de tudo para tornar-se Sultão.

O filme estreou nas salas portugueas a 8 de Dezembro de 1993 com dobragem brasileira. No verão de 1994 foi editado em VHS também com dobragem brasileira. O filme só foi dobrado em Portugal para edição para DVD.



Trailer


Dobragem Portuguesa
Direcção de Dobragem:Zélia Santos
Tradução:Marisa Santos
Direcção Musical:Bruno Ferreira
Adaptação Musical:Duarte Nuno Gonçalves
Estúdio:Cinemágica

Personagens

Aladdin

Voz-Scott Weinger e Brad Kane(canções)
Marcus Jardym e Joseph Carasso Jr(canções)
Edgar Fernandes e Luís Alves(Canções)

Abu

Voz-Frank Welker

Génio

Voz-Robin Williams/Márcio Simões/Rui Oliveira

Jasmin

Voz-Linda Larkin e Lea Salonga(Canções)
Sílvia Goiabeira e Kika Tristão(Canções)
Joana Carvalho e Sofia Escobar(Canções)

Jafar

Voz-Jonathan Freeman/Jorge Ramos/Jorge Vasques

Iago

Voz-Gilbert Gottfried/Rodney Gomes/Mário Santos

Sultão

Voz-Douglas Seale/Pietro Mário/Victor Valente

Rajah


Tapete Mágico


*Dobragem Original
*Dobragem Brasileira
*Dobragem Portuguesa

Prémios e Nomeações

-Oscares
Venceu dois Oscars, Melhor Banda Sonora Original e Melhor Canção Original com "A Whole New World" e teve nomeações de Melhor Canção ( "Friend Like Me"), Melhor Edição de Som e Melhor Som.

-Globos de Ouro
Ganhou Melhor Canção Original ( "A Whole New World") e Melhor Banda Sonora Original, e foi nomeado para Melhor Filme - Comédia ou Musical.

-Grammy
Venceu quatro Grammy's, Melhor Banda Sonora, Canção do Ano, Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocal e Melhor Canção Escrita para um Filme ou televisão com "A Whole New World".

Videos

Arabian Nights

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


One jump ahead

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


Friend Like Me

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


Prince Ali

Versão Brasileira


Versão Portuguesa


A Whole New World

Versão Brasileira


Versão Portuguesa



Produtos do filme

VHS



Trailer


DVD


Caderneta de Cromos


Banda Sonora Original


Video Jogos




Livro



Bonecos




Comentário
Um dos meus filmes preferidos da Disney. Foi o primeiro filme da Disney que vi no cinema e fiquei encantado!!
Vi recentemente o filme com dobragem portuguesa e esta é das que menos gosto.


Deixem os vossos comentários.

8 comentários:

joana disse...

Também é um dos meus filmes da disney preferidos!! e a tradução para português tá péssima.. a musica inical era a que eu gostava mais (e ainda sei de cor!) e está tão diferente.... aproveito para dar os parabéns pelo blog!! tá magnifico!! =D mas queria perguntar pelo filme "Alice no País das Maravilhas"..

Júnnyor Grigolo disse...

Muito bom seu blog,também curto desenhos,sou desenhista,e gosto de sempre estar bem informado sobre os lançamentos de desenhos animados.Caso queira conferir meu trabalho,acesse:"cinequartotv.blogspot.com" e no campo de pesquisa digita:"Herança", para conferir minha história em desenho!Parabéns cara pelo seu trabalho!

Vitor Madeira disse...

Soberbo filme da Disney...O melhor dos antigos, a par com o Rei Leao...Sabia todas as musicas de cor e ainda me lembro de algums...Concordo com a Joana: a traduçao estava horrivel...Obrigado por ter colocado aqui uma das minhas sugestoes! Continue...

Anónimo disse...

series tão magicas! amo!

Um dia crl vou ter todos os filmes da disney que valham a pena! gracas a deus que voltaram ao desenho animado com o filme a princesa e o sapo! finally

Y. disse...

Foi o primeiro filme que tive em VHS, foram os meus irmão que me ofereceram =)
Adoro o filme e a banda sonora =) Mais do que este só mesmo o Rei Leão =)

José Luiz disse...

a dobragem não está assim tao má(para mim)...

Kelinha88 disse...

Olá a todos, ando à procura de uma outra versão dos desenhos animados do Alladin, que o meu pai costumava alugar no clube de video quando eu era pequena. Nem me lembro se o nome que vinha na capa era Alladin ou não, mas a história era a mesma. Já tentei procurar de várias maneiras mas não encontro. Alguém sabe ao que me refiro?? Obrigada e já agora aproveito para dar os parabéns pelo blog, é muio completo. :-D

Anónimo disse...

Também foi o primeiro filme que vi no Cinema. :) Tive tanto medo no início...