sábado, 10 de outubro de 2009

Sinbad


"Sinbad" foi das primeiras produções dos estúdios japoneses, Nippon Animation. Produzida em 1975, a série é baseada no famoso livro "As mil e uma noites". Foram produzidos 52 episódios, realizados por Fumio Kurokawa.
A série estreou na RTP em 1990. Em Portugal, passou a versão remontada pelos alemães. Em vez de 52 episódios, passaram 42 episódios.

História

Sinbad é filho de um próspero comerciante que vive em Bagdá. Ele passa os seus dias nos mercados a brincar com o seu amigo Assan. Um dia, o seu tio Ali, navegador e explorador, oferece-lhe uma ave que fala, chamada Shila. O rapaz sonha fazer grandes viagens e em segredo, embarca no barco do tio.
A partir daí Sinbad na companhia de Shila e de outros amigos que vai conhecendo, vive fantásticas aventuras.

Genérico


Letra
Sinbad, Sinbad
mil aventuras sem fim,
Voa, voa
deixa-me sonhar a mim.
Sinbad, Sinbad
os teus amigos são meus,
Sinbad, Sinbad
Nunca me digas adeus.

No deserto do sahara,
o sol é rei,
brilha na areia.
A caravana que vai para o norte,
foi apanhada pelo vento sul.
Mas Sinbad vai salva-los do perigo,
e vai tira-los dali

Sinbad, Sinbad
mil aventuras sem fim,
Sinbad, Sinbad
deixa-me sonhar a mim.
Sinbad, Sinbad
os teus amigos são meus,
Sinbad, Sinbad
Nunca me digas adeus.


Dobragem Portuguesa
Direcção de Dobragem:João Perry
Tradução:Cláudia Cadima
Som:João Vidal
Canção do Genérico(Direcção e Adaptação):Paulo de Carvalho
Produção:Luís Martins

Personagens

Sinbad

Voz-Luísa Cruz

Assan

Voz-Cláudia Cadima

Shila

Voz-Carmen Santos

Ali Baba

Voz-Luís Lucas

Ara

Voz-Jorge Sequerra

Excerto


Produtos da Série

DVD's

A Prisvideo editou 2 dvds da série, com 3 episódios cada. A dobragem dos dvds é diferente.



Comentário
Mais um anime! Foi uma boa ideia aproveitar a história do Sinbad para contar outras histórias do livro "As 1001 noites". A Versão montada pelos alemães torna-se um pouco confusa, pois alguns episódios estão misturados, além dos episódios que faltam.


Comentem!!

2 comentários:

Catila disse...

Boa noite, acabei de descobrir este blog enquanto estava a contar ao meu filho as series que existiam quando eu era pequena, atraves duma pesquisa no youtube.

Parabens! Vou um "voltar ao passado" agradável.

(Este blog ja faz parte dos favoritos.)

Anónimo disse...

A dobragem é diferente e pior. Não é muito pior, mas o genérico é horrível.

Era importante juntar toda a gente que tivesse as vhs pare recuperar esta série