terça-feira, 27 de outubro de 2009

Misha(O Pequeno Urso Misha)


A série "O Pequeno urso Misha" é baseada no Misha, a mascote dos Jogos Olímpicos de Moscovo de 1980. O Misha foi desenhado pelo ilustrador de livros infantis Victor Chizhikov. A série Japonesa foi produzida em 1979 para promover a mascote. O animé foi criado por Shoji Sato e realizado por Yoshimichi Nitta.

História

A história começa quando Misha e a sua família chegam à aldeia, Himdabear. O Pai de Misha é escritor e procurava inspiração na pequena aldeia, para além de paz e sossego, que não conseguia ter na cidade. O seu filho Misha faz rapidamente amizades pela aldeia, especialmente com a pequena Natasha. Juntos vão viver diversas aventuras.


A série estreou na RTP em 1981 com dobragem portuguesa.

Genérico(Interpretado pelo Coro Infantil da TAP)



Letra
De um país distante chegou,
uma carta para ti.
Se a sacudo soa tal
como a felicidade.

Quando a contemplo à luz,
vejo-a como uma sombra.
Oiça-se como vai dizendo a canção.

Vamo-nos, vamo-nos para esse país,
vamos a bailar e a desfrutar sem fim.
Vamo-nos, Vamo-nos não há nada melhor,
que a vida vivida com amor.

Lai, lai, lai, lai, lai, lai.
Se me segues serás feliz.

Meu amigo Misha
Hoje o sol nasce p'ra ti.


Personagens

Misha

Voz-Fernanda Figueiredo

Natasha

Voz-Carmen Santos

Pai do Misha

Voz-João Lourenço

Mãe do Misha

Voz-Irene Cruz

Chefe da Aldeia

Voz-Manuel Cavaco

Excerto
Alguém tem episódios com esta dobragem?


Produtos da Série

Figuras PVC


Caderneta de Cromos


Single


Livros



DVD's

A "New Age" editou a série completa em 5 dvds. Mas infelizmente com outra dobragem, de qualidade bastante inferior à dobragem original da RTP. Ao menos trás a opção do áudio original japonês com legendas em português(raramente os dvds de séries que saem em Portugal trazem esta opção).




Comentário
Assisti a esta série quando passou a ultima vez na rtp em 1990/1991. Um anime original e divertido. Depois do Misha apareceram várias séries do género.


Comentem!!

14 comentários:

Anónimo disse...

corrige a letra e "a vida vivida com amor" nao e "sem amor" mas ta bem....lol eu adorava esta serie lembro-m disto como s fosse hoje e lindo educativo nao tem nada a ver com os desenhos animados de hoje....parabens pelo blog...

Desenhosanimados disse...

Obrigado!!

loisantos disse...

k saudades da minha infancia.parabens pelo blog tenho 23 anos e adoro desnhos animados banda desenhada etc mas sou apaixonadissima pelos desenhos da minha epoca(o bumbo,os estrunfes,os guinomos etc)sao tao lindos maravilhosos incomparaveis com os de hoje.vivo em angola e gostaria muito de poder ter aceso a estes desenhos como DVD OU BANDA DESNHADA e poder dar a meus futuros filhos a maravilha de um bom desnho animado. beijao grande

Susana Botto disse...

Bolas, acho que se o Misha voltasse a passar na televisão ao fim de semana, fazia questão de me levantar bem cedinho como fazíamos como éramos míudos e ia aterrar no sofá para rever todos os episódios. Saudades...

Doritos disse...

Ooooh.... gostava tanto destes bonecos que até o meu gato se chamava Misha! Como se já não bastassem os cadernos da escola com o Misha, os cromos do Misha, etc e tal do Misha... :)

Anónimo disse...

Só agora cheguei aquí porque ando à procura de uma música que não me sai da cabeça:creio que era cantada pelo Coro Infantil do Clube Tap e suponho chamar-se "Natasha". Naquela época, era muito tocada pelo Natal. Deu origem ao nome de uma gata. Só tenho registo dela cantada em castelhano. Refrão:"Natasha, Natasha, o sonho é como um palácio..." Será que existe cantada em português ou é impressão minha?

Anónimo disse...

A musica " Natacha", passava qd acabava um episodio do "Misha" :)

PS: meu gato tb se chama Misha, por causa da serie! mas e MIXA...eu achava q o nome da serie era com um X, qd escolhemos o nome! ( ainda q no veterinario esteja registado com "sh" )

PS2: Ando ha algum tempo a tentar lembrar de uns D.A. q me faziam chorar imenso...mas nao sei quais eram... em cada episodio era 1 historia diferente...lembro da historia de um passarinho q morreu num espinho para ajudar o amigo (homem), dar 1a rosa vermelha a amada (tinha antes 1a rosa branca q o sangue tingiu); d 1a andorinha tocou um sino, e morreu contra ele, tb para salvar o amigo q a tinha ajudado com 1a cobra ma, e mm da historia da Medusa...sabem qual e?

Anónimo disse...

anonimo vai ao youtube e coloca "creditos finais de desenhos animados 2"... vais encontrar é logo a primeira musica...tb andei muito tempo a procura e um dia encontrei...é linda... tenho dado esta dica a muita gente pois ao contrario do que eu pensava a muita gente a lembrar-se.

Ricky disse...

Para o anónimo que procura uns desenhos animados onde um passaro morreu atravessado por um espinho para conseguir dar uma rosa vermmelha ao seu amigo homem. Nao sei que desenhos animados eram, mas isso é uma história chamada "O rouxinol e a rosa"

Elisabete Fragoso disse...

ADOROOOOOOOOOOOOOO!!!
Muitos parabéns!!! Excelente trabalho!!! Voltei atrás no tempo!!! :)
Tempo em que a grande maioria dos desenhos animados transmitiam valores humanos importantíssimos!! Por favor voltem a passar estes desenhitos!!! Para diminuir o stress e combater as depressões dos adultos de hoje (crianças de ontem) e formar crianças de valores, sem pensar por momentos em poder, competitividade, beleza!!! ;)

setimaestacao disse...

Apresentado por Luis Pereira de Sousa no programa Bom dia Domingo. Os livros do Misha que eram postos à venda estavam mais à frente do que aquilo que via-mos ao Domingo de manhã.

Helford disse...

O Bom Dia Domingo era apresentado não só pelo Luís Pereira de Sousa, como também por uma certa Maria João Metello. Ele era um pouco mais discreto do que ela. Era geralmente a Maria João Metello quem tinha maior empatia com os mais jovens que apareciam no programa, cujo cenário parecia uma perfeita recriação mista de uma sala-de-estar com um fundo de armários de cozinha. Era um programa que durava horas e continha rúbricas diversas. Lembro-me que chegavam a haver umas aulas de ginástica (coisa muito leve, afinal) orientadas por um certo Professor Calisto que tinha barba. Aliás, foi por causa disto que eu em tempos associava o nome "Calisto" ao desporto amador, não competitivo. Claro que, naquele tempo, tudo isto era para mim secundário! O que me interessava mesmo era o momento em que a Maria João Metello ajudava um miúdo (como eu era também) ou uma miúda a segurar a "latinha" para mostrar mais um desenho animado! Era um truque de vídeo interessante, feito com latas contendo bobinas de filmar. Na altura, eu achava que isto era pura magia! Mas as "latinhas" não mostravam só desenhos animados. Também eram a "janela de entrada" para uma visita ao Jardim Zoológico. Coisas de um outro tempo...

Pipoca disse...

Claro que existe a Natasha em Portugues e eu gravei o disco quando andava no cora da Tap...

s disse...

boa tarde,
sabem onde posso arranjar a serie?

cumprimentos,