terça-feira, 6 de outubro de 2009

Jasmim: O sonho do Cinema


A série "Jasmim:o sonho do cinema" é uma adaptação da ópera rock "Jasmim ou o sonho do cinema" de Filipe Lá Féria.
A história foi escrita, encenada e dirigida por Filipe Lá Féria. Foi produzida pela Lá Féria Produções, a SIC e a Valentim de Carvalho. A música é de Gustavo Teixeira, a produção musical e orquestração de Renato Jr, Coreografia de Luís Moreira e realização de Manuel Tomás.

História

Jasmim é um menino sonhador, que gosta muito de pintar. Ele vive em África com a sua mãe. Jasmim gosta de brincar com os seus amigos e um dia, conhece um caçador inglês, Sr. Jack John Thunder. O caçador mostra-lhe a sua máquina de prjectar filmes e o menino fica fascinado com o mundo do cinema. Jasmim rouba a máquina ao caçador, e a partir daí, vive aventuras entre o mundo do cinema e o mundo real.

A série estreou na SIC em 1996, repetiu algumas vezes, e também passou na RTP África.

Genérico


Letra
Olha nos olhos, Jasmim,
olha para dentro de nós,
dentro de nós,
há céu, estrelas e mar.
Olha nos olhos, Jasmim,
olha para dentro de nós,
dentro de nós,
há céu, estrelas e mar.
tanto dia escuridão,
e basta olhar,
para chegar ao coração.

Jasmim.
As cores,
a luz,
o sonho,
os olhos de Jasmim.
Jasmim.


Personagens
Jasmim-Sérgio Moreno


Madalena-Brígida Neves


Mãe do Jasmim-Elizete Teixeira


Jack John Thunder-Jorge Magalhães



Amigos do Jasmim

Rodrigo Saraiva


Ana Rita Inácio


Nuno Lago


Catarina Ambar


Filipa Baptista


Edgar Santos


Mara Celima


Daniela Varela


Michael Figueiredo





Marta Gil




Miguel Teixeira





Sílvia Margarida


Jaqueline Pereira


Várias Personagens

Anabela


André Maia


Sandra de Castro


Pedro Pernas


Helena Montez


e ainda José Manuel Rosado, Rocha Pinto e Gustavo Teixeira


Excertos



Reclame da Peça


Reclame da Série


Comentário
Adorei assistir esta série. Na altura, tive pena de não ter visto a peça e passado alguns meses a SIC estreava a série. O elenco foi bem escolhido e a banda sonora é fantástica.
Porque não fazem uma nova versão da peça?? :) e que tal editar a série em DVD?


Comentem!!

15 comentários:

João Franco disse...

Algumas coisas que me vieram a memoria : uns desenhos animados tipo Descobertas, acho que era O Albatroz; No tempo dos Afonsinhos;
Em busca das ilhas encantadas, outra produçao portuguesa
Sinbad!

É uma pena muitas coisas terem desaparecido, e que a rtp tenho apagado tanta coisa

Li_Garcia disse...

Eu tive a sorte de ter ido ver a peça, e ter recebido um cd...
Realmente foi algo extraórdinário!
O Jasmim marca mesmo a minha infância e quando andava por aí a cantarolar as músicas. ahaha
Bem poderiam por novamente a série a dar, acho que seria uma óptima aposta até porque o Jasmim dará perfeitamente para qualquer geração.

Anónimo disse...

Gostava tanto de ver isto. O Rapaz era filho da minha educadora de infância e gostava muito dele. Belos tempos. adorava poder arranjar todos os episódios!

sonie disse...

Que saudades do Jasmim!

cláudia disse...

ADORAVAAAA o Jasmim. Aliás gravava todos os episódios. Infelizmente tive uma inundação quando mudei de casa e as cassetes ficaram irrecuperáveis. Acho que nunca fiquei tão chateada como nesse dia. Há dois anos vi dar na RTP Memória mas nunca consegui descobrir o horário. Tenho imensa pena

Anónimo disse...

Já vem tarde o comentário mas eu vi a peça, tenho o cd, conheço os actores e sou amiga de alguns ainda hoje. Quando deu na tv também vi e gostei muito. Gostava era de ter a peça em DVD. Foram bons tempos que passei no Politeama.

SDaniela disse...

ADOREI esta serie,não perdia 1 único episódio,quando começava la tava eu em frente a tv ;0) Não sabia k tinha passado na RTP memoria :/ se não de certeza k tinha visto. E falta 1parte da musica,acho k começava assim:"Jasmim o sonho de cinema"...e não me lembro mais lol

Anónimo disse...

a musica realmente nao esta tuda... e começa assim... "jasmim era um menino, com olhos de arco-iris, a cor branca do destino, pintara o negro da iris..." e depois e k começa a parte da music k tem nos post...

Desenhosanimados disse...

lool No genérico não aparecia essa parte da música. Só nos créditos finais.

Anónimo disse...

desculpa mas nao m lembrava so sei k m lembro da msica assim... fica bem

Anónimo disse...

Na altura fui ver a peça. Estou com imensa vontade de a ter. Tenho-a toda gravada em cassetes mas estao todas estragadas e impossiveis de ver. Penso que ao comprar ao arquivo da SIC nao fica em menos de 100€. Deve rondar os 120€.

Monique F. disse...

Á anos que andava á procura desta série, mas não me lembrava do nome... Descobri ontem o teu blogue e é com muito prazer que ao visitá-lo descubro esta belíssima série que tanto me fez sonhar... Obrigada por me fazeres relembrar a minha infância, assim como a de muitas outras pessoas||

Daniela Vicente disse...

Quando deu a série na tv eu tinha 6 anos era uma coisa que não perdia nem por nada ainda hoje me lembro bem que adorava muito ver e adorava os olhos de jasmim.

Daniela Vicente disse...

Quando deu a série na tv eu tinha 6 anos era uma coisa que não perdia nem por nada ainda hoje me lembro bem que adorava muito ver e adorava os olhos de jasmim.

Mus Rattus disse...

Ao fim de 21 anos, até me caiu uma lágrima de emoção ao tropeçar num link do youtube que me conduziu até este estupendo post. :')
Esta série foi sem dúvida alguma um dos maiores motores para aquilo que sou hoje, educou-me e marcou-me como nenhum outro projecto televisivo, foi o conforto inigualável da minha infância, e em muito contribuiu para a formação que agora procuro no cinema documental.
Há fortes probabilidades de vir a desenvolver uma tese em mestrado sobre isto.
Tenho tudo gravado em VHS e estou a tentar converter para digital tudo o que consigo, mais tarde poderei entrar aqui em contacto para divulgação, acho que é de um grande interesse que este tesouro que era o Jasmim não se perca com o tempo.

Muito obrigada por esta partilha! Vou continuar a seguir o seu blogue. :)

Sara de Oliveira