terça-feira, 28 de julho de 2009

David o Gnomo


Esta série de origem espanhola foi criada por Claudio Biern Boyd. A história é baseada no livro com o mesmo nome, do autor holandes Wil Huygen e do ilustrador Rien Poortvliet. A série foi produzida em 1985 pela BRB Internacional, a Unieboek, a CINAR e a Miramax. A série é composta por 26 episódios.
Depois do sucesso da primeira série, foi produzida uma segunda, com o nome "A Chamada dos Gnomos".
Foram também produzidos quatro filmes baseados nas séries e nos livros.

História

David é um gnomo de 15 centimetros e já vivei 399 anos. Ele é médico e vive no bosque com a sua esposa Lisa. David passa os seus dias a viajar e a cuidar dos animais doentes. Os gnomos têm como principais inimigos os trolls.
Durante os episódios são desvendados os segredos do livro secreto dos gnomos.

A série estreou em 1986 na RTP com dobragem portuguesa. Mais tarde repetiu na SIC.

Dobragem Portuguesa
Direcção de Dobragem:Jorge Mota e Jorge Paupério
Tradução:Odete Matias
Som:Sérgio Figueiredo e Fernando Rocha
Produtor:Branco da Cunha

Genérico




Letra
Soy un gnomo y aquí en el bosque soy feliz.
Bajo un árbol vivo yo, junto a su raíz .
Soy un gnomo y simplemente con mirar
todo lo que piensas tú podré adivinar.
Soy siete veces más fuerte que tú, muy veloz,
y siempre estoy de buen humooor.
Soy un gnomo, el más anciano del lugar
uso hierbas que yo sé, que pueden curar.
Soy un gnomo, muy diminuto y bonachón,
si me quieres conocer pon mucha atención…

“Evitando a los enemigos, a los trolls y a las mofetas, con mi gorro y con mi zorro voy
corriendo de aquí para allá, ten cuidado no me pises si es que estás cogiendo setas,
no sea que
cometas una barbaridad.

Soy siete veces más fuerte que tú, muy veloz
y siempre estoy de bueeeen huuuuumoooooor.
Soy un gnomo, y aquí en el bosque soy feliz,
bajo un árbol vivo yo, junto a su raíz.
Soy un gnomo, el más anciano del lugar,
uso hierbas que yo sé que pueden curar.

“Por esos caminos, bajo las estrellas, me encuentro secretos que nunca diré,
trabajo tranquilo
en mil y una cosas, con Lisa y los gemelos yo siempre estaré”

Soy siete veces más fuerte que tú, muy veloz,
y siempre estoy de buen huuuuuumooooooooor.


Personagens

David

Voz-Jorge Mota

Lisa

Voz-Josefina Ungaro

Swift


Cena Final


Produtos da série

Caderneta de Cromos


DVD's

Foram editados os 4 filmes em dvd. Infelizmente a dobragem dos filmes nada tem haver com a dobragem da série que passou na RTP.






Comentem!!

14 comentários:

Anónimo disse...

Um clássico dos desenhos animados ;D

Ricardo Caldas disse...

Fantástico... os gnomos que esfregam os narizes...

Que ricos tempos

Anónimo disse...

já tenho saudades de actualizações :)

ML disse...

Brutal!! O que fui aqui encontrar! :)

Adorava estes desenhos! Ainda noutro dia me lembrei deste clássico quando organizava umas velhinhas cassetes VHS!

Muito bom!

:)

alma vogler disse...

adoro!!!

Anónimo disse...

o que eu procurei por isto...lembro-me perfeitamente de ter completado a cardeneta e penso que ainda a tenho por casa...ja não se fazem desenhos animados assim...lindo

Anónimo disse...

bons tempos eu gostava de ver eu praticamente so via isso

Anónimo disse...

e o engracado e que eu tenho o mesmo que ele David!

Anónimo disse...

Ainda hoje me lembro do último episódio em que os gnomos se transformam em árvores... o que eu chorei;)

Anónimo disse...

boa noite, é engraçado como vi tantos desenhos animados da minha infancia... pergunto se não e consegue arranjar os Desenhos naimados "Marta e Jorge" gostaria de obter essa colecção e nao a encntro em lado nenhum. obrigado

MS

Anónimo disse...

Olá Pessoal o desenho do David o Gnomo era de facto especial mas ando à procura de uns desenhos que não me saiem da cabeça e queria descobri -los. A minha amiga disse me para escrever aqui. Ajudem me a descobrir. Cá vai a descrição (do que me lembro lol): era uma rapariga que tinha um objectivo, chegar ao "Pais do gelo" ou "Castelo do Gelo" para salvar a familia e enfrentar o mau. Pelo caminho juntaram-se mais personagens, estilo irmandade e que sofriam várias peripércias. Os bonecos eram parecidos c os da Sailor Moon (manga.)Lembro me que ou dava na RTP1 ou RTP2 pela tarde. Eu sei que não é muito lol.
Obrigada.

Anónimo disse...

Se alguem quiser arranjo mas em espanhol

Júlio Borges disse...

Parabéns pelo blog, fez-me sentir de novo um criança.

Anónimo disse...

aiiii nem acredito que eu achei issooo...to muito feliz.nem acreditoo...eu adorava esse desenho ..me lembro ate hoje do ultimo episodio em que eles se despediram e viraram arvores...chorei odia intero...