terça-feira, 23 de junho de 2009

A Família Robinson


"A Família Robinson" é um animé produzido pela Nippon Animation em 1981. A história é baseada no livro "Der Schweizerische Robinson". O livro foi escrito por Johann David Weiss para os seus filhos e foi publicado a primeira vez em 1812. Desde que surgiu pela primeira vez a obra "Robinson Crusoe" escrita por Defoe em 1719, que a ideia de viver numa ilha deserta intrigava muita gente. Muitas histórias sobre o mesmo tema foram escritas e contadas. Uma dessas foi "A Família Robinson" que juntamente com "Robinson Crusoe" seduziu a imaginação dos adultos e das crianças de todo o mundo.
A série foi realizada por Yoshiro Kuroda e foram produzidos 50 episódios.

História

A família Robinson é constituída pelo casal Ernesto e Ana, e os seus três filhos, Francisco, Flora e Jaime.
Eles são uma família unida e feliz e vivem em Berna, uma cidade na Suíça. Ernesto é excelente médico. Um dia, recebe uma carta do Sr. Eliott, que vive na Austrália e que lhe diz que há falta de médicos naquele pais. Ernesto decide ir para a Austrália trabalhar. Apesar de algumas incertezas a família decide ir com Ernesto para a Austrália.
Durante a viagem de barco, abate-se uma terrível tempestade. Todos os passageiros são evacuados ou arrastados pelas ondas, menos os Robinson. A família consegue construir uma jangada e chega a uma ilha deserta.

A série estreou na RTP em 1988 com dobragem portuguesa.

Dobragem Portuguesa
Direcção de Dobragem:João Lourenço
Tradução:Carlota Pracana
Som:Alberto Monteiro
Produtor:João Mota

Genérico


Letra
"Cabeça no ar,
segredos a contar.
Vou correndo à beira mar.

Até que veio a maré cheia
e apaga da areia,
os meus passos,
o meu brincar.

Flora,
meu nome é Flora.
Vivo no meio do mar,
na minha ilha.
E agora,
a toda a hora,
eu só quero é brincar.
Que maravilha.

É uma ilha deserta
e só pra nós.
Há que aprender
a vivermos sós.

Passam gaivotas no ar,
beijinhos vou mandar,
para o outro lado
do mar.

Até que veio a lua cheia,
e acende na areia,
mil luzinhas,
sempre a brilhar.


Personagens

Flora

Voz-Cristina Carvalhal

Ernesto

Voz-João Lourenço

Ana

Voz-Luísa Salgueiro

Francisco

Voz-Francisco Pestana

Jaime

Voz-Carmen Santos

Mecre



Tom-Tom

Voz-Teresa Sobral


Excerto


2º Excerto


Produtos da Série

Caderneta de Cromos


Comentário
Esta série é uma das minhas preferidas!
Grande adaptação do livro. Adoro também a banda sonora. A dobragem portuguesa é excelente. Que saudades deste tipo de desenhos e destas dobragens de qualidade!
Coleccionei os cromos na altura em que a série passou na RTP.

Comentem!!

16 comentários:

respigadores disse...

Obrigado. Vim aqui confirmar o nome do Tio Dimas (^_^)

Anónimo disse...

joana rolo
Esta é sem dúvida a série que mais me marcou em pequena. Era tão bom poder vê-la novamente. Não percebo porque não passam estas séries na rtp memória.Uma sugestão:estão a faltar as séries Nils holgersson; Lulu e Bolinha;Bell e Sebastião e uma baseada nos livros de Enid Blyton, penso que se chamava O colégio das 4 torres.
Obrigada por nos fazeres reviver tão belas emoçõeS.

Anónimo disse...

Uma das minha preferidas :) que bom!! parabéns pelo blogue e obrigadissima!!!

Mitsukai disse...

Eu infelizmente nunca cheguei a acompanhar a série, porque na altura isto dava ao Sábado de manhã, e eu tinha aulas de flauta (era o instrumento musical da moda na altura) em casa de um professor de música! E entretanto começava a ver a Flora, mas como a aula começava quando os meus dois colegas chegavam, nunca chegava a ver o resto do episódio! Rais parta o Solfejo e mais a flauta!! Cheguei a fingir estar doente para ver um episódio inteiro da Flora!

Enfim...deviam repor isto na RTP Memória!

ana n. disse...

Eu costumo cantar o que me lembro da música da entrada à minha filha, que de certeza ia adorar ver a série. Ninguém tem nem que seja um episódiozinho para disponibilizar em português? Eu já encontrei uns em françês mas a minha filha só tem 3 anos e ainda não parle français...

Anónimo disse...

alguem se lembra de uma serie chamada yolanda a filha do corsario negro???

eu adorava essa serie!!!

alguem tem nem que seja so o generico em porugues???

Anónimo disse...

Adorava isto! Acho mesmo que eram os meus desenhos animados preferidos. é uma pena não encontrar o genérico português :(.

Anónimo disse...

Olá a todos.

Eu também adorava este desenho animado, bem como outros aqui apresentados.
Aqueles que gostavam de os ver novamente mendem e-mail para a planeta agostini. Eu já o fiz, a pedir a colecção dos desenhos animados que mais gostei na minha infância: No entanto eu sou apenas 1, se formos mais pode ser que tenha mais expressão e que consigamos aquilo que gostavamos.
Obrigada

Anónimo disse...

Que saudades!!!

Jbispo disse...

Fantástico.
Adorava estes desenhos animados.
Os meus filhos descobriram e ficaram viciados em séries do nosso tempo, tais como Tom Sawyer, Dartacão, As Cidades de Ouro e gostaria mt de lhes mostrar esta.
Por acaso conhece algum site onde possa ser encomendada?
Cumprimentos,

Anónimo disse...

Parabéns pelo Blog!!! Vou visitá~lo mtas vezes... Adorava esta serie, a Flora era a versão feminina do Tom Sawyer :O)

afundo disse...

Esta série era sem dúvida uma das que mais gostei em pequeno...que saudades... :-)

Laranja Choque disse...

Fiquei completamente extasiada quando encontrei este blogue!!!Ha alturas que canto isto de manha à noite!!! ate as minhas colegas ja sabem a musica e nunca viram a serie!!!:) o generico em portugues ja est+a no youtube..nao esta completo mas ta a parte que todos cantam!!:)

alex disse...

alguem sabe onde posso fazer o download desta serie?

Anónimo disse...

Já há tanto tempo que eu queria recordar estes desenhos animados que adorava e não conseguia, muito obrigada e parabéns pelo vosso excelente trabalho.

Rui Figueiredo disse...

ADORAVA!!