quarta-feira, 6 de maio de 2009

Heidi


A série "Heidi" é baseada no livro de 1880 da escritora Suiça, Johanna Spyri. A série foi produzida pela Nippon Animation e a EIZO Zuiyô em 1974. Foram produzidos 52episódios, realizados por Isao Takahata e com ajuda de Hayao Miyazaki e música de Takeo Watanabe.
Foi a primeira vez que Miyazaki saiu do Japão (desloca-se aos Alpes suíços), para desenhar os fundos para a série.
A série teve um enorme sucesso em toda a Europa e Portugal não foi excepção.


História

Heidi é uma menina órfã que vive com sua Tia Dete. Um dia, a Tia arranja trabalho em Frankfurt e decide deixar Heidi aos cuidados do seu avô paterno que vive nas montanhas. O avô não é bem visto na sua aldeia, tanto que nem sai da sua casa nas montanhas. Mas os dois criam rapidamente uma empatia. Heide adora viver nas montanhas e brincar com o seu amigo Pedro. Até que um dia, a Tia Dete regressa às montanhas para levar Heidi para Frankfurt. A menina vai viver para a casa de uma família rica, onde conhece Clara, uma jovem muito só e parapelégica. Apesar de ficar amiga de Clara, Heidi não é feliz pois têm saudades das montanhas, do avô e do seu amigo Pedro.


A Heidi estreou em Portugal no ano de 1976 e começou por passar em japonês. Mais tarde, série começou a ser dobrada.

Genérico Japonês


Genérico em Português


Letra
Avôzinho diz-me tu,
Quais são os sons que oiço eu.
Avôzinho diz-me tu,
Porque eu na nuvem vou.

Diz-me porque já são horas,
e diz-me porque eu sou tão feliz.
Avôzinho
nunca eu de ti me afastarei.


Personagens

Heidi

Voz-Carmem Santos/Cláudia Cadima/Cláudia Cadima

Avô

Voz-Canto e Castro/Pedro Pinheiro/Pedro Pinheiro

Pedro

Voz-Irene Cruz/Cristina Carvalhal/Cristina Carvalhal

Tia Dete

Voz-Isabel Ribas/Ana Madureira

Clara

Voz-Ana Madureira

Fräulein Rottenmeier

Voz-Ana de Sá/Cristina Carvalhal


*1ºdobragem(Anos 70)
*2ºdobragem
*3ºdobragem(VHS e DVD)

Alguém sabe quem fez as vozes que faltam?

Excerto(2º Dobragem)


1º Episódio(3º Dobragem)


Produtos da série

VHS E DVD's

A Prisvideo editou várias vhs com episódios da Heidi


Entretanto a Prisvideo editou em dvd a série mas infelizmente incompleta. Pois só foram editados 38 episódios dos 52 que a série tem. A dobragem tem quase os mesmos actores da 2º dobragem.


A RBA também editou cassetes e posteriormente dvds com episódios da série. Esta edição tem apenas 35 episódios. Foi editada juntamente com a série "Marco"

A New Age editou 3 dvds da Heidi, uma especie de resumo da série, com uma nova dobragem.



Cadernetas de Cromos



Livros


Revistas



Figuras PVC

19 comentários:

Anónimo disse...

Que pena a prisvideo editar a colecção incompleta!

Acho que é um atentado ao consumidor venderem dizendo que o produto está completo, quando afinal de contas n está!
Enfim...

Anónimo disse...

Não sabia que existiam duas dobragens destas mais recentes. A dobragem da Prisvídeo não é a mesma daqueles dvd's da RBA?

Raquel disse...

A 2ª dobragem é de quando? Deu na televisão?

Anónimo disse...

Sim deu na tv.

Anónimo disse...

Me emocionei quando deparei com os desenhos e canções de Heidi. Pois estes desenhos e canções fizeram parte de minha infancia! Revivi emoções da época, este desenho foi realmente feitos com emoção, as canções são lindas e meigas! A televisão deveria mostrar estes desenhos ao invés de desenhos violentos, pois os desenhos como os de Heidi e Marco inspiram amor!

Anónimo disse...

Eu comprei 4 exemplares da prisviveo da série Heidi para mim e para oferecer depois de saber que era a série original, pois a capa tem uns bonecos feiosos que levam ao engano.Para meu espanto verifiquei que o último dvd vinha estragado, não dá para ver absolutamente nada. Pensei que tinha tido azar mas às pessoas a quem ofereci aconteceu o mesmo. Como é possivel venderem DVD estragados? Aconteceu isto a mais alguém?

ana claudia disse...

acho que heidi e marco era bom que continuase a dar na tv pois fes parte da infancia da minha mae adorova saber qual e o gosto de ver a heidi do que uma historia relembrada na cabeça da minha mae contada a noite antes de dormir alias ando atras de dvd da heidi...............

A Sem Nome disse...

Ai eu amoooo desenhos animados e a Heidi então... +.+
Vou seguir o teu blog :'D
Parabéns está super completo e original!
Beijinho*

Anónimo disse...

aaaaa mt foda
eu tenho 17 anos agora
e via no japao qd tinha d 1 a 6 anos *0* e soh no seu blog q achei isso
obrigado por disponibilizar XD
vou reviver a infancia XD
vlwwww

A. Silva disse...

A Prisvideo editou várias vhs com episódios da Heidi. Eu apenas tenho uma VHS: 'Heidi e Clara - Uma Nova Amizade'. (1996)
É óptimo poder recordar aquilo que de melhor passou pela TV, ainda para mais memórias de infância, que são normalmente as mais felizes.

Mariana disse...

Que saudades da Heidi:D

Anónimo disse...

ola! Alguem sabe o nome do narrador da historia da heidi?

CRISTIANE MEDEIROS disse...

MEU NOME É CRISTIANE HOJE TENHO 35 ANOS E SEMPRE TIVE NA MINHA MEMÓRIA A HEIDI, QUE SAUDADE,FEZ PARTE DA MINHA INFÂNCIA, PENA QUE A TV HOJE SÓ COLOCA DESENHOS VIOLENTOS P/AS CRIANÇAS ASSISTIREM
DEVERIA REPRISAR

Anónimo disse...

hoje tenho 42 anos heide faz parte da minha infancia a tv deveria reprisar seria otimo

Cianfa disse...

A Heidi marcou minha infancia, tanto que até hoje só de lembrar nos episódios me emociono... que história linda, deveriam ter mais desenhos assim para nossos filhos! Obrigada por relembrar!!!

HEBE disse...

AAAAAAAAAAAAMEI ESSE DESENHO.

Anónimo disse...

Tenho a colecção da Heidi não sei se está completa com os 52 episodios mas é muito giro e pelo menos conta a historia toda e faz zentido a duração é mais ou menos de 2 horas cada cassete e a colacção é de 5.

Ana Pimentel disse...

Onde posso encontrar a colecção completa? Eram os desenhos animados favoritos da minha mãe, tenho 20 anos e via a heidi com a minha mãe quando era pequenina...tenho muitas saudades, mas nunca vi a série completa porque a minha mãe so me comprou algumas k7s, não eram fáceis de encontrar!

Anónimo disse...

a minha mantinha de bebe e da heidi... eu nunca vi a serie mas a mantinha despertou-me curiozidade e agora tou a fazer o download dos epizodios