terça-feira, 12 de maio de 2009

Contos das Mil e Uma Noites


Os "Contos das Mil e uma Noites" é uma série portuguesa que retrata algumas histórias do famoso livro "As Mil e uma Noites".
As Mil e Uma Noites é uma obra clássica da literatura Persa, que consiste numa colecção de contos orientais compilados provavelmente entre os séculos XIII e XVI. As histórias foram estruturadas em cadeia, em que cada conto termina com uma deixa que o liga ao seguinte. Essa estruturação leva o ouvinte curioso a retornar para continuar a história, interrompida com suspense no ar. O uso do número 1001 sugere que podem aparecer mais histórias, ligadas por um fio condutor infinito.
Antoine Galland foi o responsável por tornar o livro conhecido no ocidente (1704). Não existe um texto fixo da obra, por isso varia o seu conteúdo de manuscrito a manuscrito. Os árabes foram reunindo e adaptando estes contos de várias tradições. Assim, os contos mais antigos são provavelmente do Egipto do século XII, e foram sendo agregados contos persas, hindus, siríacos e judaicos.
A série foi produzida pela Miragem para a RTP. O projecto foi coordenado por Maria João Jardim. As histórias foram adaptadas por Abel Neves. A adaptação para TV e a realização ficou a cargo de Henrique Oliveira. Foram produzidos seis episódios.

História

O Miguel é um menino que gosta muito de histórias. Uma noite ao deitar, pede á mãe que conte mais uma. A mãe, que já lhe tinha contado todas as histórias que conhecia. Lembrou-se de repende, que tinha num baú um livro muito antigo com as histórias das mil e uma noites. Depois da mãe lhe trazer o livro, e sair para lhe ir buscar um copo de leite, o Miguel sopra o pó que o livro têm. De repente, aparece-lhe o Pequeno Génio que vive no livro mágico.
Como prémio de libertar o Pequeno Génio, este diz ao Miguel que pode pedir-lhe um desejo. O Miguel pede-lhe que conte todas as noites uma história do livro das mil uma noites.

A série estreou no Canal 1 em 1993 e repetiu várias vezes.

Genérico


Episódios
1-História do Pescador e dos Peixes-1ºParte
2-História do Pescador e dos Peixes-2ºParte
3-História do Pescador e dos Peixes-3ºParte
4-História do Corcunda
5-História do Cego Bábá-Abdalá
6-História da Pulseira

Personagens

Miguel-Jorge Seabra Paupério


Pequeno Génio-James Diamond


Mãe do Miguel-Teresa Chaves


Excerto do episódio a "História da Pulseira"


Comentário
Acho muito gira esta série! Na altura, achava extraordinário, como ser possível, as personagens das histórias andarem pelo quarto do Miguel e a interagir com os objectos do quarto.
Tenho pena que só tivessem produzido 6 episódios. Um óptimo exemplo de boa produção nacional na área infantil/juvenil.


Comentem!!

2 comentários:

Carolina disse...

É por estes tesouros que eu fiquei tão feliz de conhecer este blog. Ainda há dias apanhei isto a dar na RTP memória e tinha uma vaga ideia, de tempos a tempos lembrava-me desta série. Tenho orgulho que seja uma produção portuguesa, nada mal feita, embora os efeitos visuais agora me façam rir e por ter sido da minha altura, tinha 3 aninhos na altura.

Maria Silva disse...

Andava a pensar imenso nesta seria, pois lembro me que adorava, mas não me lembrava do nome... Já encontrei no teu blog muitos dos meus desenhos animados preferidos!
Parabéns pelo excelente trabalho do blog! Vou continuar a segui lo.
Beijinhos, Maria Silva