sábado, 23 de maio de 2009

Carrinha Mágica


A "Carrinha Mágica" começou por ser uma série de livros escritos por Joanna Cole e ilustrados por Bruce Degen, entre os anos de 1986 e 2006.
A série de animação começou a ser produzida em 1994 pela Nelvada, a Scholastic Entertainment e a Elipse, e foi adaptada dos livros por Jason Alexander e Bruce Degan. Foram produzidas quatro séries de 94 a 97, num total de 52 episódios.

História

A série conta as aventuras da professora Frizadinha e dos seus alunos. A Frizadinha não é uma professora comum, os seus métodos de ensino são bem diferentes dos habituais. A professora com a ajuda da carrinha mágica, leva os seus alunos em visitas de estudo inesquecíveis. Seja na cratera de um vulcão, no sistema solar, ou a fazer um arco íris.

A série estreou na TV2 no espaço "Um-dó-li-tá" em 1995. Na 4º série o elenco da dobragem mudou quase todo.
A série voltou a repetir no Canal Panda mas com uma dobragem diferente.


Dobragem Portuguesa
Direcção de Interpretação: Cláudia Cadima
Tradução:Alexandra Cruz
Produção:Paulo Silva
Som:Nacional Filmes

Genérico(Interpretado por Fernando Luís e Miguel Guilherme)


Letra
Sais na tua rua,
estás contente
e vais tão bem.
Quando de repente ves.

Vais pelo meio dos sons,
dançar por toda à parte.
vais em frente e não paras,
até teres chegado a Marte.

Na Carrinha Mágica.
Entra na Carrinha Mágica.
Vem na Carrinha Mágica.
Na Carrinha Mágica.

Agora aponta para o mar,
isto ainda vai dar que falar.
Não vais perder toda esta parte,
vamos aterrar na tarte.

Na Carrinha Mágica.
Vem na Carrinha Mágica.



Personagens

Frizadinha

Voz-Teresa Sobral(1º-3º/Helena Isabel(4º série)

Lizz


Rafa

Voz-Carlos Macedo(1º-3ºsérie)/Jorge Sequerra(4ºsérie)

Ana Isabel

Voz-Alexandra Sedas(1º-3º)/Leonor Alcácer(4º série)

Arnaldo

Voz-Miguel Guilherme(1º-2º)/Peter Michael(3º série)/Rui Luís Brás(4º série)

Vanda

Voz-Maria João Abreu(1º-3º)/Carla de Sá(4º série)

Carlos

Voz-Fernando Luís(1º-3º)/Paulo Oom(4º série)

Filó

Voz-Teresa Madruga(1º-3º)/Margarida Rosa Rodrigues(4º série)



Voz-Luís Lucas(1º-4 série)

Kika

Voz-Cláudia Cadima(1º-3º)/Carmem Santos(4º série)

Excerto 2º Série


Excerto 3º série


Excerto 4º série


Excerto(Dobragem Canal Panda)


Produtos da série

DVD's

Foram lançados 13 dvds com um episódios cada. Os episódios são da 3º série.


Jogos de PC



Comentário
Aprendi muito com esta série!
É de realçar a forma como são apresentados os mais variados temas. Na minha opinião primeira dobragem que passou na rtp é a melhor que passou na tv.
Deviam editar as restantes séries em dvd!

Deixem os vossos comentários!

18 comentários:

Anónimo disse...

Grande série esta! E muito educativa!

Rute Correia disse...

obrigada por este post! desde miúda que adoro "A Carrinha Mágica" e um dos meus maiores desgostos foi quando mudaram o elenco da dobragem (infelizmente, a tv portuguesa deu-me vários desgostos destes..). Sem descurar da qualidade da 2ª equipa, poucas dobragens eram tão apelativas quanto a primeira desta série!

Continue o bom trabalho, Beijinhos

Ana Sofia Sousa disse...

Eu tenho o jogo de PC do sistema solar x)
Adorava estes desenhos animados.
Assim como tu aprendi muito com ela...
Já não ha desenhos assim :/
***

B. disse...

Eu adorava esta série! Muito divertida e educativa... Ainda me lembro de alguns episódios!

Têm razão já não há desenhos animados destes hoje em dia!

Anónimo disse...

A carrinha mágica, um bom post :)
Como eu adorava esta serie, vinha da escola a correr so para poder ver o episodio completo, ainda me lembro !!

Boas recordações que trás esta serie, sim eu tambem ainda me lembro de alguns episódios ...

Procuro em vários canais, RTP2, e canal panda, a ver se ainda consigo encontrar algum episodio, infelizmente parece-me que já deixou de dar na tv, Beijinhs :)

S. disse...

Estava sempre a ver isto =) Aprendia-se muito com estes desenhos. Também metia a minha irmã a ver. Acho que cheguei a ver com a segunda dobragem e não gostei muito =/ odeio quando fazem dessas mudanças...

Maxwell disse...

A carrinha mágica!! Tanto que eu gostava disto!!!

À pouco tempo vi a publicidade no Panda (acho eu) e fui ver a pensar que era a MINHA carrinha magica mas detestei esta dobragem! Que aconteceu ao Liz e porque é que agora só lhe chamam lagarto?? :(

Good old times =D

Dragon.X disse...

A Carrinha Mágica foi das séries que mais gostei de dobrar. Caramba... o que nós nos divertíamos todas as manhãs a fazê-la. E o que aprendíamos também. :) Teresa Sobral

José Diogo disse...

eu todos os dias quando chegava a casa dos meus avós, ligava a televisão e via a "Carrinha Mágica". Foi a série que mais gostei é pena não tornar a repetir,aprendi muitas coisas com ela.

Anónimo disse...

eu aprendi TANTO com essa serie! Que saudades...amei descobrir este blog! O canal panda já nao é o que era antes, nem a sic nem as rtp's!
Uma vergonha, juro que nem percebo como é que os miudos conseguem ver isso but whatever

Pequena flor disse...

Eu gostava mesmo muito de ver estes desenhos animados. A minha personagem preferida era a Filó. Ainda me lembro como em muitos episódios ela fazia comparações com a sua escola antiga...

Beijinhos

Carolina disse...

Amava esta série, e sempre que tenho oportunidade não resisto a ver o episódio quando dá no Panda. Destas séries educativas, lembro-me de uma também excelente que se chamava "Histéria", que falava sobre História e as personagens eram miúdos. Aprendi sobre as invasões francesas e newton com Histéria. Lembro-me que passava na RTP1 ou 2 de manhã, aos fins de semana.

Anónimo disse...

muito qe sabia na escola devia se a carrinha magica, ate hoje vejo desenhos animados e la aprende se muito desde qe e saiba ver para alem da historia. o blog e fantastico parabens

Anónimo disse...

Sempre gostei desta serie... e agora no papel da Frisadinha gostava de iniciar um tema com a apresentação destes desenhos alguem sabe onde posso arranjar!

Anónimo disse...

A Carrinha Mágica marcou, sem dúvida, a minha infância! É sempre bom recordar os tempos de criança!

Bom trabalho!
Cumprimentos...

Anónimo disse...

Allow! estou a fazer um trabalho sobre o ouvido do homem e estou a fazer uma banda desenhada inspirada n'"A Carrinha Magica". Sabe se há algum episodio da carrinha mágica sobre o ouvido para eu poder ver? e onde posso arranjar? aguardarei resposta ana_luisa91@hotmail.com

Mariana disse...

Estes desenhos animados mudaram a minha vida! foi com eles que eu descobri que a ciência é a minha área e desde essa altura que nunca mais quis outra coisa para a minha vida

Anónimo disse...

Que saudades *-*