quarta-feira, 8 de Abril de 2009

Os Amigos do Gaspar


Esta série portuguesa de marionetas foi criada e encenada por João Paulo Seara Cardoso. A série foi produzida no Porto em 1986, pela a mesma equipa da série "A Árvore dos Patafúrdios". Textos de João Paulo Seara Cardoso e Jorge Constante Pereira, música original de Jorge Constante Pereira, letras de Sérgio Godinho e realização de Narciso Guedes. Os bonecos foram criados por Carlos Dias e Inês Guedes de Oliveira.

História

A série conta as aventuras de Gaspar e os seus amigos, a Clarinha, o Romão, a Marta, o Farturas e o seu amigo muito especial o ouriço Manjerico. Gaspar e os seus amigos gostam de brincar com as invenções do Professor e têm sempre o por perto o Guarda Serôdio a patrulhar o que se passa.
Na segunda série aparecerem mais personagens, como o Neca, a Tia Felismina, o Pitágoras entre outros.

Genérico


Personagens

Gaspar

Manipulação e Voz-João Paulo S. Cardoso

Manjerico

Manipulação e Voz-Maria João Pires

Romão

Manipulação e Voz-Raul C. Pereira

Marta

Manipulação e Voz-Ana Queiroz

Farturas

Manipulação e Voz-Raimundo Tavares

Clarinha

Manipulação e Voz-Regina Castro

Balu

Manipulação e Voz-Raimundo Tavares

Guarda Serôdio

Manipulação e Voz-Mário Moutinho

Professor

Manipulação e Voz-Mário Moutinho

Excerto



2ºSérie

Com o sucesso da primeira série, foi criada uma segunda série de 24 episódios em 1987. Na segunda série foram criadas novas personagens e mais cenários. As personagens Clarinha e Balú não aparecem na segunda série. Foi criada uma rua onde se situa a casa do Romão e da sua irmã, a casa do Sr Pires, a loja da Tia Felizmina e ainda um descampado onde Neca joga à bola. Aparece ainda o afilhado do Professor, o Ricardo, mais conhecido por Pitágoras. A personagem Marta foi substituida por uma marionete "mais bonita". Esta série foi realizada por Angelo Peres.
Em 1988, o Sérgio Godinho gravou um LP com canções criadas para a série. Felizmente o disco foi reeditado em cd!

Genérico


Novas Personagens

"Nova" Marta

Voz e Manipulação-Ana Queiroz

Pitágoras

Voz e Manipulação-Teresa Miranda

Tia Felizmina

Voz e Manipulação-Ana Queiroz

Neca

Voz e Manipulação-Mário Moutinho

Sr. Pires

Voz e Manipulação-João Paulo Seara Cardoso

Nita

Voz e Manipulação-Maria João Pires

Excerto


Produtos da Série

Disco

1-"Abertura"
2-"É tão bom"
3-"As dúvidas do Gaspar"
4-"O Farturas quer ser rico"
5-"Na cidade"
6-"A paixão do velho Pires, o marinheiro"
7-"Dona Felismina e a sua loja"
8-"Os Pais Natais"
9-"Canção dos abraços"
10-"Viva o futebol"
11-"Amores de Marta"
12-"Fracassos e façanhas do guarda Serôdio"
13-"Pico Pico Manjerico"
14-"Canção dos palhaços Sérgito e Romão"
15-"Embalo"
16-"Fim"


Comentário
Uma das melhores séries produzidas em Portugal. Adorava esta série e via sempre que repetia na RTP. Tem um enredo engraçado, original e português. As músicas são muito boas, e a minha preferida não podia deixar de ser o "É tão bom".
Infelizmente, hoje em dia á pouco lugar para séries originais e produzidas em Portugal. Onde anda a criatividade?? Compra-se o que vem de fora que é mais barato!!!

Comentem!!

31 comentários:

Anónimo disse...

Os amigos do Gaspar é um clássico português hehe!
ahsóiatóiiamotosoio hahaha
thanks!!

Inês Fernandes disse...

É bom recordar a boa produção que por cá se fazia. Hoje as crianças só conhecem desenhos animados orientais de lutas e pancadaria (não que não se façam por lá grandes produções, mas essas pouco por cá passam). Obrigada pela recordação.

Anónimo disse...

olá eu sou a carla e tb tenho muitas saudades das velhinhas séries portuguesas... :( Para além do mais estou à espera de um Gaspar, que espero venha a ter muitos amigos como o da série, e gostava de ter os episódios para lhe mostrar... Alguém pode dar dicas onde é que eu vou conseguir arranjar a série? (Ou as 2!!!)

Desenhosanimados disse...

Está a ser negociada a edição em DVD da série!

Anónimo disse...

olá È a Carla novamente! A (futura) mãe do Gaspar!A sério?! E sabes dizer para quando, quando???

Saudosista disse...

Ando há muito a fazer pressão com a RTP para que se comercialize esta série em DVD (assim como "No Tempo dos Afonsinhos" e a "A Árvore dos Patafúrdios"). Alguém me ajuda? Toca a pedir à RTP, e à RBA, e à Planeta de Agostini!!!

Bruno de 1982 disse...

Olá. Se pudesse também comprava as séries, portanto é claro que ajudo a fazer pressão para que ponham os DVS's à venda!
Dás umas dicas como fazer?
Já agora, adorei a iniciativa do blog, as animações e produções infantis do nosso tempo não deviam ser esquecidas.
Que saudades do Guarda Serôdio "Eu não quero cá crianças inopinadas! Toca a andar daqui para fora!"

hehehehe
Obrigado. ^^

disse...

Boas lembranças, e com aqkel sotaquezinhos portuense!! Isto é que era animação infantil sem maldade nenhuma e só com alegria!

Lua disse...

eeeeeeeena!!!!!!que saudades!!!ahtoiatoiasoiamoia!!!

irene disse...

o seu blog é um tesourinho..
uma coisa que nunca nos lembramos e acaba por ser uma verdadeira delicia ver muitas coisas que aqui estao!

mto obrigado! =)

CGui disse...

Muito muito bom, que nostalgia pah!

Mas, assim de repente, lembrei-me de uma pequena grande falha: Bel e Sebastião de 81 se não me engano, um dos clássicos de sempre http://www.youtube.com/watch?v=zOmsu-Aee0s&feature=related

Continuação de bom trabalho!!!

Anónimo disse...

eu tenho o album em mp3 :D

AP

Michael disse...

sem duvida a melhor serie portuguesa de animação de sempre! na minha modesta opinião claro! quem não se lembra do incrivel guarda serodio!! esta sim uma serie que gostaria de ter em dvd! ja agora alguem sabe o nome de uns desenhos animados dos anos 80 em que o generico tinha um urso com uma mascara num balão.

bolaxamaria disse...

Olá a todos!

Que feliz descoberta, a deste blog. Sou fã desta série, em miúda não perdia nenhum episódio, felizmente consegui comprar o dvd na Fnac há uns anos e tenho imensa pena que não haja uma edição em DVD. Tal como outra comentadora eu também tenho um Gaspar (de um ano), e dei-lhe esse nome tal sempre foi a minha paixão pela série, que o nome 'Gaspar' ficou sempre comigo e sempre disse que se um dia tivesse um rapaz seria Gaspar, e assim foi :)

Também adorava ter o dvd para mostrar ao meu filhote, tenho a certeza que ele ia adorar, isso sim, eram programas infantis de qualidade.

Continuação de bom trabalho no blog, parabéns pela iniciativa!

Mariana disse...

Que bom ter encontrado este blogue!!
Muitos parabéns pela iniciativa!
Consegui com esta informação, mostrar à juventude de agora, que não tinha nascido sequer para ter visto estes clássicos!Isto são obras primas da tv nacional.
Parabéns!

Seinfeld disse...

Ninguém sabe onde podemos arranjar a série dos Amigos do Gaspar?

Saudações.

Pedro Guedes Fonseca disse...

Tive o prazer de participar na concepção dos bonecos da série "Os Amigos de Gaspar".
Na altura era aluno do professor de desenho Carlos Dias...

Na altura puto não fazia ideia que iria se tornar num clássico!
Bons velhos tempos!!!...
Parabéns pelo excelente blog.

CPUManager® disse...

Pois é. Eu sou de 1981 e era a série k eu + gostava de ver, sobretudo o Guarda Serôdio. Hehe.

Tiago disse...

Parabéns pelo texto do blog!

Já agora, eu gostava de comprar o LP da banda sonora, será que alguém tem e esteja disposto a vender? :)

Tiago disse...

Preço justo, claro!

Joao F disse...

Alguem se lembra do Tempo dos afonsinhos ?

Quando a RTP produzia pelo menos era nacional

Anónimo disse...

Márcio Almeida
Tenho imensas saudades desta série lembro-me de em 1989 quando entrei na escola vir a correr para casa apenas para ver os episódios. São das memórias mais bem guardadas que tenho da Tv desses tempos. Se a RTP editar ambas as séries em DVD não fazia apenas um favor a nós os saudosistas de 80 mas poderíamos mostrar às gerações que virão que em Portugal já se fizeram bons programas infantis. Abraços para todos os membros

₪Amethyst₪ disse...

Eu também já mandei mail à RTP à algum tempo por causa dos desenhos "na era dos afonsinhos" ou "no tempo dos afonsinhos" mas ninguém me respondeu...

Silvia disse...

Tenho imensas saudades de todos os desenhos animados dos anos 80!
Mas confesso que havia alguns que já nem me conseguia recordar, quando encontrei o teu blog foi fantástico, revi alguns e encontrei outros que a minha memória já tinha apagado. Estive um dia inteiro presa a vê-los. Parabéns, está mesmo fantástico, e obrigada! :)

Ana disse...

Adorava que repetisse na RTP Memória.

Liliana disse...

Ohh meu deus! Eu gostava tanto disto. Juro depois de ver os videos estou a imaginar-me em cima da cama depois d um dia de escola a ver estes desenhos animados.
Este site é um máximo =D

Anónimo disse...

como se chama aquele episodio em que aparecem as almas penadas, em que o Sr. Pires tem 1 penico na cabeça e começa a cantar???

Claudino Nunes disse...

Penso poder fazer uma revelação sobre esta excelente série: a “Tia Felizmina” foi assim baptizada por sugestão do meu irmão Ricardo Nunes, que então com 10/11 anos, morava na Rua Rodrigues Lobo, em frente do então FAOJ onde os bonecos foram, penso eu criados. O meu irmão passou tempos infinitos neste “laboratório” e penso que foi adoptado como mascote de todos os que trabalhavam neste projecto. A nossa mãe chama-se Felismina e é (era) comerciante. O personagem Ricardo – Pitágoras suspeito que possa ser relacionado com ele. Vou perguntar-lhe… A minha homenagem a todos os que criaram e trabalharam nestas pérolas da animação portuguesa e que viveram a nossa rua. Obrigado!

Anónimo disse...

Esta série era tão fixe. Simples, divertida, criativa.Eu era grande fã do Manjerico e queria um boneco dele, mas nunca encontrei.E havia um episódio, ou mais do que um não me lembro que havia um bocadinho que era o Manjerico a dançar e uma musica a tocar. Que saudades...cumprimentos, Sílvia

FHQMachado disse...

Não há dúvida que Os Amigos do Gaspar são um grande clássico... Gostaria, contudo, de acrescentar um detalhe: esta série também foi realizada pelo Senhor Adriano Nazareth...

Pedro Cordeiro disse...

O Sérgio Godinho ressuscitou o genérico do Gaspar e tem cantado a canção "É tão bom" nos seus concertos desde 2009.