domingo, 26 de abril de 2009

Homenagem ao actor António Feio

Ao longo dos anos, o actor António Feio participou e dirigiu dobragens de inúmeras séries infantis.
Estreou-se aos 11, na peça O Mar, de Miguel Torga, pela mão do encenador Carlos Avilez, no Teatro Experimental de Cascais.
A partir daí começou a trabalhar na televisão, fez um folhetim chamado "Gente Nova", uma espécie de novela da altura, variadíssimas peças de teatro, folhetins na rádio, publicidade, novelas, sitcoms e filmes. Além de encenar diversas peças.
Nas dobragens, participou em diversas séries como, "Bell e Sebastião", "Fábulas da Floresta Verde", "Alice no País das Maravilhas","Era uma vez o espaço", "Willy Fog", "Tao Tao", "Denver, o último dinossauro" entre outras. Dirigiu também várias dobragens, como por exemplo, três séries da "Rua Sésamo", "Babar" , Heidi(2ºdobragem), Marco(2º dobragem),"Kitty", "Bouli", "Os Farrapinhos", "Homem aranha" ou o "Jardim da Celeste".

1ºParte


2ºParte


Comentário
O António Feio é um dos actores portugueses que mais admiro. Ao longo do seu trabalho demonstrou uma multiplicidade de papeis e registos, sempre com qualidade e talento.
Nas dobragens fez sempre um óptimo trabalho tanto como actor e director de dobragens. É pena já não dobrar e dirigir séries para a tv. De certeza que teriam melhor qualidade que as dobragens de hoje de séries de tv!!! A minha personagem preferida que dobrou é o Babar :)

Quero aqui também deixar uma palavra de força e rápidas melhoras na luta que se encontra a travar neste momento.

4 comentários:

CARMONIX disse...

O grande António Feio,rápidas melhoras!!

Anónimo disse...

Sou familiar indirecto do António Feio.

Não tendo tido oportunidade de ver o programa da Sic "Dia das Surpresas" gostaria de saber se teria eventualmente o video do mesmo ( parte respeitante ao António ).

Se for possível gostaria de ter um link.

Obrigado

Hélio Sequeiro disse...

Vi por acaso, e como sei do seu apreço por António Feio lembrei-me de lhe sugerir este link, com fotos do Actor, ainda muito jovem:

http://www.scribd.com/doc/17602656/Antonio-Feio-L-Marques-

Obrigado

Hélio Sequeiro

Ricardo Caldas disse...

Um dos melhores actores que já vi actuar. Força António. Quero continuar a ver novas Conversas da Treta durante muitos e muitos anos...