terça-feira, 14 de abril de 2009

Ferdy


"Ferdy" é uma série de desenhos animados checo/inglesa baseada nos livros da personagem, a formiga Ferdy do autor Checo, Ondrej Sekor. Ferdy começou por aparecer no jornal "Lidove noviny" e em 1936 foi editado o primeiro livro. Entretanto foram feitas algumas peças e editados vários livros.
A série de desenhos animados foi produzida em 1984 pela European Cartoon Production. Foram produzidos 26 episódios, realizados por Jerry Hampeys e com música de Eugen Illina e Zdenek Liska.
Os episódios misturavam histórias engraçadas com muita música e algumas referências contemporâneas. Em 1996 foi produzida uma segunda série de 26 episódios.
Em 2002 foi criado um jogo a 3D baseado nas personagens de Ondrej Sekor.


História

Ferdy é uma formiga simpática e aventureira que vive num vale de Insectos, onde tem muitos amigos que vivem com ele muitas aventuras. Entre eles o seu cão Snuffer, o TollPatsch, a joaninha Gwendoline, o Caracol Oscar, a aranha Arambula entre outros. Ferdy tem uma paixão secreta pela joaninha Gwendoline.

A série estreou na RTP em 1985 na versão alemã com legendas em português, e foi reposta diversas vezes. A segunda série passou em 1998 na a RTP, mas desta vez a série foi dobrada em português.

Genérico(Anos 80-Alemão)


Letra
Ferdy ist der Beste (Ferdy),
denn unser Ferdy (Ferdy),
ist auf Draht.
Hast du wo Probleme (Herzleid),
dann frage Ferdy (oh ja),
er weiß Rat (er weiß Rat).
Er spielt Gitarre wunderwunderbar
und wir singen mit,
verzaubert laufen alle munter hinterher,
immer mehr und mehr, alle hinterher,
immer mehr und mehr, bis ans Ende der Welt.
Fröhlichkeit und gut bei Mut,
Spiel und Spaß, wie gut das tut,
das soll nie vorüber gehn,
wer nicht wagt verliert, wollt ihr's sehn?!

Genérico(Português 1998)


Letra
Aqui está o Ferdy,
um bom amigo
dá para ver.
Leva a sério
um bom mistério
podes crer.

Aventuras parece atrair não sei bem porque
mas sei de mil historias que o Fredy tem
para dar e vender, não tem que saber
é só escolher, vem daí também.

Quem assim o entender
não se irá arrepender
pois o Ferdy está no ar
e a história vai começar.

Personagens

Ferdy

Voz-??

Snuffer/Busca

Voz-Jorge Pinto

Gwendoline

Voz-??

TollPatsch/Pató

Voz-??

Arambula

Voz-Paula Seabra

Cavalo

Voz-João Paulo Costa

Grilo

Voz-João Paulo Costa

Glutão

Voz-Clara Nogueira

Óscar

Voz-??

*Dobragem Portuguesa 98

Episódo em Alemão




Episódio em Português



Produtos da Série

Figuras PVC



Comentário
Esta série era das minhas preferidas nos meus primeiros anos de vida! Apesar de não perceber nada do que diziam, adorava aquelas personagens de insectos com muita personalidade. O meu preferido era o Caracol!
Na altura tive um balão com a cara e o formato do Ferdy :)

Comentem!!

15 comentários:

Susana Franco disse...

Muuuuiitooo obrigado por colocarem este desenho animado no blog!!!
Ena, como conseguiram encontrar tanta coisa! Só ñ me lembro de ouvir esta série dobrada p português.

cp disse...

Viva

Apenas posso adiantar que em 89 esta série estava a passar na RTP, pois ainda tenho um desenho do Ferdy no meu caderno da primeira classe.

: p

Que saudades

Carmonix disse...

Fantástico site!!!!Muitos parabens,vou coloca-lo no meu blog em destaque!!!parabens!!!

Zulbreth disse...

Xiiiii..

Encontrei uma 'relíquia'!..
O que eu gostava disto.. Na altura até achava piada por ter parecenças com o nome com que me apelidavam - Fred..
Bem, ou perder por aqui uns bons tempos, a [re]ver alguns desenhos animados que marcaram a minha infância..

O meu muito obrigado!.. ;)

ACPinho disse...

Em 1987 esta série estava a dar na RTP, lembro me bem e tenho a ideia que já tinha passado antes, tipo 1985

k-30 disse...

Penso que esta serie deu entre 1987 e 1989... ainda vivia com os meus avós quando a via. Mas não me lembro da haver versão portuguesa. Sempre me lembro dela em alemão e o que eu detestava essa lingua :)))

Parabéns pela excelente colectânea que aqui tens. Trouxe-me muitas recordações

Joao Franco disse...

eu tb adorava o Ferdy. vi no fim dos anos 80.
Tive uma colcha do Ferdy, que adorava tb !!! ( n sei se ainda tenho)

Mas lembro-me que era uma serie divertida, mas as vezes misteriosa, n sei pk mas tenho esta sensaçao!!

Anónimo disse...

alguém sabe onde arranjar episódios desta série, em português ou em alemão com legendas em português??
Já agora alguém sabe onde arranjar episódios do urso rupert que passaram também na rtp2???
Abraços

Desenhosanimados disse...

Também gostava de arranjar episódios do Ferdy :(

Ana disse...

Para além do Ferdy, via muito outros desenhos animados nos anos 90, um pouco alternativos por sinal, de nome Ícaro.. Não sei bem se eram desenhos animados mas sei q viciavam!

Isso e a Família dos Porquês :)

Anónimo disse...

obrigada!! já não me lembrava como isto era!!! fantástico!! que saudades!! Célia

Bruno disse...

eu amava esta serie, alais o que eu procurei pelo nome ate hoje, velu a minha mulher que deu uma dica com o nome fred... nao é o mesmo mas esta quase la... lol parabens....

Bruno disse...

se alguem arranjar o serie em Pt era optimo

Raquel Santos disse...

Há que tempos andava a tentar encontrar esta série....Muuuuuiiiittttoooo obrigado pela postagem. De todas as séries da minha infância esta era a minha preferida, embora não percebe-se nada adorava a amiguinha formiga...É uma pena enorme não haver nada em português!!!!

Anónimo disse...

Finalmente!
Graças ao teu blog descobri o nome desta serie que já andava faz anos para me lembrar. Tive que clicar em varias series desconhecidas da lista ate finalmente chegar ao F E encontrar :D.

Tens aqui um historico de series maravilhoso.MEGA BLOG!!!