sexta-feira, 3 de Abril de 2009

Dragon Ball


"Dragon Ball" começou por ser uma mangá criada por Akira Toriyama, a partir de 1986. A história é inspirada no conto Japonês "Viagem ao Oeste". A mangá deu origem a uma série de anime produzida pelos estúdios Toei. A série foi realizada por Daisuke Nishio e foram produzidos 153 episódios que se podem dividir em 7 sagas produzidos de 1986 a 1989. "Dragon Ball" mistura elementos da mitologia japonesa, com um mundo de fantasia criado por Akira.
O sucesso foi enorme, tanto no Japão como no resto do mundo. O sucesso originou uma vasta linha de produtos relacionados com o animé. Foram ainda produzios 4 filmes, 3 dos quais foram editados em Portugal.
Em 2002, a 20th Century Fox começou a produzir um filme inspirado na série. Entretanto o filme já estreou nas salas americanas.

História
Son Goku é um rapaz com rabo de macaco que vive sozinho nas montanhas desde a morte do seu avô. Um certo dia, Goku conhece Bulma, que procura as 7 bolas de cristal. Quando as 7 bolas de cristal estão juntas aparece no céu o Dragão Shenron que permite realizar um desejo. Bulma consegue convenser Son Goku a acompanha-la na busca das bolas de cristal. Durante a viagem eles fazem vários amigos e alguns inimigos, como Yamcha e o Rei Pilaf, entre outros. Numa das aventuras Son Goku conhece o mestre Tartaruga Genial que promete treina-lo para entrar no Grande Torneio de Artes Marciais que se realiza de 5 em 5 anos. Além de treinar Goku, o Tartaruga Genial treina outro rapaz, o Krilin....

"Dragon Ball" estreou em Portugal em 1995 na SIC no programa Buéréré. Mas a série já era um pouco conhecida pelos jogos lançados em diversas consolas.
A versão que passou cá, é a versão francesa que foi montada e censurada pelos Franceses.
O animé repetiu algumas vezes até chegar ao derradeiro fim. O sucesso era tanto que os episódios passavam de manhã e repetiam à tarde. Mais tarde voltou a repetir na SIC, depois na SIC Gold e novamente na SIC Radical.

Dobragem Portuguesa:
Direcção de Dobragem:António Semedo e Fernanda Figueiredo
Estúdios:Novaga

Genérico


Letra
Dragon Ball, de puro cristal
Reflecte no céu o seu novo ideal
Dragon Ball, luta até ao final
P'ra dar a vitória do bem contra o mal
Dragon Ball, império real
Nas asas do vento a aventura total
Dragon Ball, é bem radical
Os seus dois heróis venceram o mal
Dragon Ball, de puro cristal
Reflecte no céu o seu novo ideal
Dragon Ball, luta até ao final
P'ra dar a vitória do bem contra o mal
Do bem contra o mal.

Personagens

Son Goku

Voz-Henrique Feist

Bulma

Voz-Cristina Cavalinhos

Pilaf

Voz-Ricardo Spinola

Mai

Voz-Fernanda Figueiredo

Shuu

Voz-António Semedo

Oolong

Voz-Ricardo Spinola

Yamcha

Voz-António Semedo

Puar

Voz-Fernanda Figueiredo

Tartaruga Genial

Voz-Ricardo Spinola

Kika(Chichi)

Voz-Fernada Figueiredo

Krilin

Voz-Fernanda Figueiredo

1º Episódio




Produtos da Série

DVD's
A Salvat editou a série completa em DVD.


Manga em Português


Caderneta de Cromos


Video Jogos


Reclame - Passatempo


Comentário
Dragon Ball é sem dúvida um fenómeno que dura até hoje.
Lembro-me perfeitamente quando estreou na SIC, por acaso até gravei o primeiro episódio. Desde ai não perdia um episódio e coleccionava tudo e mais alguma coisa relacionada com a série.
Recordo que os episódios passavam de manhã por volta das 10 horas e o refeitório da minha escola enchia de gente para ver a série. Não só alunos mas também alguns professores.
Confesso que hoje em dia estou um bocado farto! Repetem e repetem tanto a série. Tenho pena que não repitam outras séries antigas.

Comentem!

25 comentários:

Nuno disse...

Foi a revoloção na tv e no anime em portugal hehe

Rita disse...

Este site é um tesouro!

Kika disse...

Este dragon ball sim!! O 1º - o genuíno e foi o q teve mais piada da saga dragonball. Os outras séries q se seguiram foram mto violentas!! Mas eu via na msm :D
Foi o meu preferido da saga dragonball.
E daí a origem do meu nickname: Kika (adorei este nome!!)

Nuno disse...

Muito boa a 1ª série!
No japão está a sair um remake do Dragon ball Z:

http://www.youtube.com/watch?v=ZYMklIDsm64

Anónimo disse...

palavras pra kê? ;)

S. disse...

Dragon Ball ^_^ ainda hoje... costumava gravar alguns episódios. Concordo com o facto de ser uma pena não passarem outras séries... Lembro-me de ver a "Joana Hazuki" (Attacker You!) quando era pequena, mas depois nunca mais ouvi falar disso e a maior parte das pessoas com quem falo ou já não se lembra ou nem conhece.

PTOldMan disse...

Podes adicionar no post que é a Carla de Sá quem canta a abertura portuguesa ;)

Desenhosanimados disse...

Não é a Carla de Sá que canta o génerico!!

LUCAS disse...

buenos caramba muin ben caramba

Anónimo disse...

nao percas o proximo episodio, porque nos TAMBEM NAO! lol amava isso! ainda bem que a sic radical ainda passa isso...ja nao se fazem series como dantes...até o cartoon network cortou com os melhores cartoons!

Acho que essa serie é demais, tenho saudades tambem do pokemon...ugh SIC o que é que fizeste da tua vida...

nunca cheguei a ver o final dessa serie, isso é se teve um

Tito disse...

provavelmente os melhores desenhos animados de sempre..

saudade...

Shodic disse...

Ainda vejo

R.M disse...

Alguem sabe quem canta a musica de abertura do Dragon Ball e do Dragon Ball Z?

Mariana & Roberta disse...

O Dragon Ball foi fantástico (O GT não teve piada nenhuma), mas excelente mesmo foi o Dragon Ball Z. Aquelas batalhas épicas que duravam semanas e que nos prendiam ao ecrâ todos os dias quer estivessemos na escola (sim, porque mesmo quando tinhamos aulas paravamos para ver, inclusivé os professores :D )ou em casa. Isso é que foram bons tempos...

A. Silva disse...

O Dragon Ball foi um verdadeiro sucesso. Era uma série com muito humor, desde o pai da Kika e mesmo ela, aos reporteres que comentavam os combates. Nunca ninguém vai esquecer as famosas bolas de cristal, e eu principalmente os feijões mágicos (que fizeram com que eu começasse a come-los, pois davam energia :D) ou então o famoso "Não percam o próximo episódio porque nós também não!". Bons tempos!
Ainda tenho uma cassete (VHS) lançada pela Prisvideo do 'Dragon Ball GT' o n.º 5 (1998).

Anónimo disse...

ena pá, dragon ball foi mesmo o susseço dos animes em portugal.

e muito melhor que o careca do ruca e um bébé do noddy.

eis porque son goku em criança é muito melhor que o ruca ou noddy:

o son goku é um verdadeiro corajoso rapaz que pode salvar o mundo contra os inimigos que luta, ele é mesmo engraçado a fazer asneiras, ele até que é o MELHOR! a lutar contra os maus que enfrenta e também...
as emoções dele é mesmo triste que faz me chorar muito (por exemplo o avô chamado "son gohan".)

e o ruca é mesmo estupido como o palerma do astroboy, só sabe é chorar como estupido bébé, só sabe é brincar, só faz coisas que pode fazer melhor a vida mas nada melhor e o pior de tudo é que a familia dele...

SÃO ALGUMS GORDOS OU ENTÃO OS FALHADOS!!!!

e ao noddy, faz o mesmo que o ruca, mas algumas.

o noddy só sabe chorar como uma criança de 3 anos, os amigos dele pareçem uns estupidos brinquedos que fáz me partir eles e só sabe causar problemas (as vezes).

por isso claro, dragon ball é ainda o melhor no portugal que os falhados do ruca e do noddy.

e algums velhos desenhos animados também é melhor que os outros novos desenhos animados como os desenhos animados infantis e outras series fracos...

pois é, ruca e noddy... NEM PENSES NISSO!!!

dragon ball e os outros velhos desenhos animados... FANTASTICO!!!

frases&filmes disse...

Também acompanhei a série desde o primeiro episódio... vi ainda o Dragon Ball Z, mas o Dragon Ball GT não me tentou... talvez por já não ser da autoria de Akira Toriyama, ou por ter um dsign diferente.
Ganhei uma cassete no tal passatempo e comprei mais três, duas do Dragon Ball e uma do Dragon Ball Z.
Um belo dia, teria os meus 15 anos, vi na Fnac a manga em francês, da qual me apressei a comprar todos os volumes! Li e reli os livros, tal como vi e revi os episódios... não sabia que tinham chegado a lançar os livros em português! Nem sequer sabia que os episódios também dinham sido editados em dvd...

Anónimo disse...

Eu adorava esta serie, quando era pequeno e ainda adoro.
Ja agora deixo um aviso para os fãs que no mes passado as ediçoes ASA começarou a publicar o manga em português, ja vai no 3 volume.

Ricardo Conde disse...

Para quando uma edição da Série em DVD? Alguém me sabe responder? Isso é que era um grande feito!

Anónimo disse...

Dragon Ball marcou uma geração.Sou um grande fã e até hoje nao me farto desta espectacular série.

Milton Mendes

Anónimo disse...

Espero ansiosamente por um post do "Z" e do "GT" =)

SDaniela disse...

Sem duvida k marcou 1geração

carlos disse...

Pois eu tenho as 3 séries completas, eu não me lembro muito bem de ter visto na tv, porque era muito pequeno, então tinha vagas memórias. Mas no verão do ano passado saquei as 3 séries em PT-PT (isto não se devia dizer xD), e relembrei os tempos de puto :)
Era a ver praí 15 ou mais episódios por dia :)

RSilva01 disse...

Vem com 2 anos de atraso, mas respondendo a um dos comentários feitos, sou eu quem canta a versão portuguesa do Dragon Ball Z.

Anónimo disse...

Fico a aguardar ansiosamente um port das series Z e GT =) Para os fãs fica a informação para os mais distraidos, a mais recente serie Dragon Ball Kai já passa na SIC Radical, estejam atentos de 2ª a 6ª as 19:45 =)