domingo, 22 de Março de 2009

O Urso Teddy


O urso Teddy é uma série polaca criada em conjunto pelo escritor polaco Czesław Janczarski e a cartunista Zbigniew Rychlicki.
A primeira aparição do Teddy foi numa revista polaca de banda desenhada para crianças, a 6 de Março de 1957. Mais tarde, foram editados vários livros infantis, que foram traduzidos em várias línguas.
Em 1975 começou a ser produzida a série do Urso Teddy pelos estudios Studio Malych Form Filmowych para a TV Polaca. A série foi produzida até 1987 e foram criados 104 episódios.Os episódios foram realizados por Marian Kiełbaszczak, Janina Hartwig, Jadwiga Kudrzycka, Lucjan Dembinski e Krystyna Kulczycki. A série teve um enorme êxito e foi vendida para 22 países, tendo muito sucesso fora da Polónia.
Foram também produzidos 2 filmes.
O grupo japonês EDEN está a financiar novos episódios e também uma longa metragem.

História
O Teddy é um ursinho muito esperto e amigo. Ele e os seus amigos animais vivem pequenas aventuras no qual é retirada uma moral no final de cada história.

A série estreou na RTP em 1986. A série foi narrada e dobrada pelo actor António Montez. Nos anos 90 os novos episódios foram dobrados pelo actor Jorge Sequerra.

Genérico e Episódio


Letra
Na dobranoc - dobry wieczór
miś pluszowy śpiewa Wam.
Mówią o mnie Miś Uszatek, bo klapnięte uszko mam.
Jestem sobie mały miś, gruby miś,
znam się z dziećmi nie od dziś.
Jestem sobie mały miś, śmieszny miś,
znam się z dziećmi nie od dziś!

Personagens

Urso Teddy


O Porco


O Coelho


As Bonecas


Os Coelhinhos


O Cão


Excerto


Deixem os vossos comentários!

13 comentários:

Anónimo disse...

adoro adoro adoro adoro adoro adoro este desenho animado!!!!!! mt mt giro!!!
tens k completar a lista d personagens...falta a mae do porco, a mae dos coelhinhos gemeos, o ouriço, a ovelha, a gata professora da escola, a ovelha...

Nuno disse...

Eu adoro e adiro cada vez mais este blog!
Já passo a vir vistitar o blog todos os dias (está nos favoritos)
E como é obvio ando a divulgar :D

Anónimo disse...

sim tb está nos meus favoritos e venho ca diariamente

Ass disse...

Que recordações. As dobragens Excelentes. Queria reencontrar a apresentação em português mas só encontro o original (http://www.youtube.com/watch?v=Bo4dYjb5Rro&translated=1) alguém me pode ajudar?

Anónimo disse...

Finalmente encontrei os desenhos animados que tanto falo com os meus amigos e ninguém se parecia lembrar...Onde posso encontrar a série completa?? Nota: penso que a mãe do porco era a vovó crumcrum ou algo do género, não era??
Muito bom!!

Anónimo disse...

Olá.
Adorei o blog, obrigada pela viagem ao passado.
Bem, vou divulgar este blog a todos os meus amigos, sei que o vão adorar tanto quanto eu.
(e o Sport Billy?)

Anónimo disse...

Agradeço à pessoa que se lembrou de evocar esta série de televisão que fez as minhas delícias em criança. Ainda guardo uma cassete com alguns episódios, praticamente corrompidos, de tanto serem vistos.

Bem haja.

Anónimo disse...

hi everybody


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

Adorei! Até me vieram as lágrimas aos olhos qd vi... Que saudades do tempo de criança! Havia uma série (ñ animação) que era a Super Avozinha... alguém se lembra? Parabéns pelo blog, vai já para os meus favoritos :)

Pricia disse...

Aos anos que tentava lembrar-me da letra toda! Isto dava na televisão, ao final da tarde, quando eu vinha da escola, de 1983 para cima. Só uma pequena correcção: esta série não é de desenhos animados mas de Stop-Motion.

Amelia Krysztofiak disse...

Gostou muito deste blog! Sou polaca e não sabia que os desenhos animados polacos foi conhecidos tambem em Portugal. Tenho que admitir que Miś Uszatek falando portugues parece muito estranho, mas é excelente para aprender a lingua. O Urso Teddy foram os meus desenhos animados favoritos em criança. Mas o tradutor deste série cometeu um error por que Miś Uszatek significa realmente 'um ursinho com uma orelha posta debaixo' (não sei se este é a expressão correcta) :)

Pedro Cordeiro disse...

Ainda me lembrava da letra, ou melhor, da fonética da letra. Hoje fui ao Google Translate e fiquei a perceber parte dela...

Anónimo disse...


[url=http://www.zimbio.com/Fashion+and+Style/articles/FFUEJLULgy6/Marketing+fourre+adaptation+sacs?add=True][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacen.livejournal.com/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shensacen.exteen.com/20121221/gonflables-sacs-de-boxes-1][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmaoyis.lifeyo.com/home/preview/][b]sac longchamp[/b][/url]
[url=http://shenenmao.tumblr.com/][b]sac longchamp[/b][/url]