segunda-feira, 23 de março de 2009

Dr. Cobaia e Luvinha


O "Dr Cobaia e Luvinha" é uma série de marionetas produzida em Portugal. A série foi criada por Alexandre Montenegro que também produziu e realizou a série. Os bonecos foram criados por Luciano Ottani. Estes dois brasileiros têm realizado diversos projectos na área da animação e publicidade no nosso país.
A série é composta por uma parte didáctica de vários trabalhos manuais, produzidos pela Dorling Kindersley Vision e foram traduzidos pelo ator Nuno Homem de Sá.
Os guiões foram escritos por Jayme Camargo e Mario Botequilha e a música por Cláudio Nazário e Silvia Nazário. Foram produzidos 26 episódios.
A dobragem foi feita nos estúdios Novaga e foi dirigida pelo ator António Semedo.

História

O Dr. Cobaia é um rato cientista muito simpático e alérgico a queijo. Ele e a assistente Luvinha fazem experiências malucas que saem sempre mal à primeira mas que depois acabam por ser bem conseguidas.
O Dr. tem um programa de TV onde ensina às crianças várias experiências e trabalhos manuais. Cobaia tem ainda uma aluna chamada Cuca, e tem como inimigo número 1, o Leptos Pirose e a sua aranha Tanrantino.


A série estreou na TV2 no programa Um-Dó-Li-Tá em 1995.

Inicio e Genérico


Letra
Recriando experienciando,
o sonho num monitor.
Cobaia Doutor.
Génio transcedental,
harmonioso inventor
Cobaia Doutor.

Ele é um star,
é um professor,
um ecologista
de especial valor.
Alunas espertas,
tem lhes grande amor.
Gravatas diversas!
Queijo! Não senhor!

Luzes,
Câmeras em mim,
o programa começou,
eis aqui estou.

Personagens

Dr. Cobaia

Manipulação-Luciano Ottani Voz-António Semedo

Luvinha

Manipulação-Paula Pais

Cuca

Manipulação-Jane Mamede Voz-Cristina Cavalinhos

Leptos Pirose

Manipulação-Paula Pais Voz-João Loy

Tarantino

Manipulação-Jane Mamede Voz-António Pires

Excerto



2º Excerto

Comentário
Uma das melhores séries infantis produzidas em Portugal. Uma série didática, com graça e criativadade. Mais uma vez, Luciano Ottani criou bons bonecos, assim como fez no "Zás Trás". A dobragem dirigida pelo António Semedo é otima.
Sem dúvida, uma série recordada por muitos!

Comentem!!

14 comentários:

ConversaDesinteressante disse...

Epa, eu lembro-me disto, mas nao me lembrava que lhe desenhavam uma pila ao rato no principio, fiquei algo boquiaberto. lolol

Anónimo disse...

vejo este blog todos os dias pra ver s tem coisas novas...antes de mais mts parabens pelo blog,e a melhor ideia k vi ate hoje...
queria saber s consegues encontrar uns desenhos animados k davam na rtp2 chamava-se pedrito e amigos,era a historia d uma senhora k escrevia umas cartas sobre um coelho...tenho boas recurdaçoes...mas ja procurei em todo o lado e pra dizer a verdade tb nem sei bem onde procurar...s puderes ajudar plublica no blog.

Anónimo disse...

no youtube tem o inicio dos desenhos animados zas traz...zas traz generico portugues rtp 1991...ve e altamente....obrigada pelo blog.

Anónimo disse...

ok sou eu outra vez http://www.youtube.com/watch?v=sHmaMFpwiSs assim aparece logo o zas traz...

Cat disse...

Eu gostava tanto do Dr. Cobaia, bons tempos. Parabéns pelo blog, muito boa ideia ;)

luis disse...

gostava de ver esquadraão águia, inspector caget, caget boy, max rider, kangoo, sos croco, corsario negro, etc...

Maxwell disse...

DR cobaia deixa memória =D

Anónimo disse...

Eu sou a maior fa do doutor cobaia. Aqui em Mocambique deram no mes passado!! Eu saia da faculdade e ia a correr para casa para ver o doutor cobaia... hehehe
Beijinhos para todos

Anónimo disse...

Ai, excelente blog ! Está fantástico !

Não perdi nenhum episódio de Dr. Cobaia e Luvinha ! *.*
Recordações. :D

Afal disse...

Lembro-me de ficar piursa com uma prima por me ter gravado jogos sem fronteiras por cima de um episódio do Dr. Cobaia. Acho que até hoje guardo alguns ressentimentos, lol

Witchie disse...

Que saudades!

Não conseguia descobrir um único amigo da minha idade que se lembrasse destes desenhos animados...

Como eu adorava o Dr. Cobaia!

Obrigada!

Batman Lusitano disse...

Nossa, me sinto muito comovido. Um grande abraços à todos.
Alexandre Montenegro

Anónimo disse...

muito obrigado por me lembrarem momentos que jamais vou esquecer! :)
dr cobaia e luvinha!! fã numero 1!
:D:D

Tiago disse...

Boas

desde já parabéns pelo blog, acho a ideia brilhante de trazer a memoria estas pequenas relíquias, algumas das quais já não nos lembramos mesmo.
Também por isso, para que não caia no esquecimento, gostava de dar o meu contributo. não sei se tem aqui esta serie, mas gostava de falar-lhe de uma pequena serie da rtp chamada jim button (acho eu). Sobre um maquinista, um miúdo, luke que o acompanhava, e a sua locomotiva a vapor, emma. encontrei este link com a intro aos 0.32. em ingles.
http://www.youtube.com/watch?v=hFLZFJQStN8
os melhores cumprimentos