quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Willy Fog(A volta ao mundo de Willy Fog)


A série "Willy Fog" foi criada por Claudio Biern Boyd e é baseada no livro "A Volta ao Mundo em 80 Dias" de Júlio Verne. A série é uma co-produção entre a Espanha (BRB Internacional S.A.) e o Japão(Nippon Animation). Foram produzidos 26 episódios em 1983, que foram dirigidos por Luis Ballester, Fumio Kurokawa, Eiji Okabe, Hiromitsu Morita, Toru Hagiwara e Yukio Okazaki. A música foi composta pela dupla Guido de Angelis e Maurizio de Angelis.
Passados 10 anos, em 1993 foi produzida uma segunda série de 26 episódios. Desta vez a série foi baseada nos livros de Júlio Verne, Viagem ao centro da Terra e 20 mil léguas submarinas e foi produiza pela Espanha, Taiwan e a Coréia.
No ano passado foi criado em Espanha um musical para comemorar os 25 anos da série.

História

A historia começa em 1872 na cidade de Londres. Willy Fog é um abastado inglês que aposta metade da sua fortuna com os seus amigos de um Clube a que pertence, dizendo possível dar a volta ao mundo em 80 dias. Mas um dos membros do Clube, o Sr. Sullivan, decide estragar os planos de Willy Fog, e para isso contrata o Traful para seguir Fog e impedi-lo de fazer a volta ao Mundo. Para além disso, Willy Fog é suspeito de roubar um banco em Londres e acaba por ser seguido durante a sua viagem pelos agentes Dick e Buli. Mas Fog conta com a ajuda dos seus amigos e empregados Repelão e Tico.
Fog passa por França, pela Índia, Hong Kong, Japão, Hawai entre outros países. Na Índia conhece a princesa Romy que acaba por ficar sua noiva.

A série estreou em Portugal em Outubro de 1984, dobrada em português com direcção do actor e encenador João Lourenço. A série voltou a repetir mais tarde.

Genérico


O genérico passou na versão espanhola


Personagens

Willy Fog

Voz-António Marques/Luís Lucas

Repelão/Bigodão

Voz-António Feio/Peter Michael

Tico

Voz-Irene Cruz/Joel Constantino

Romy

Voz-Irene Cruz/Ana Madureira

Traful

Voz-João Lourenço/Francisco Pestana

Dick/Dicx

Voz-João Lourenço/José Gomes

Buli

Voz-João Perry/João Perry

*Dobragem RTP anos 80
*Dobragem VHS/DVD anos 90

Produtos da série

Single da Série(Temas em espanhol)


Livros da série





Figuras PVC


Jogo



Cadeneta de Cromos


DVD's
Filmes

Foram editados em dvd 3 filmes das aventuras dos Willy Fog. O primeiro é um resumo da primeira série com a aventura da volta ao mundo em 80 dias. Os outro 2 dvds têm as aventuras da 2º série baseadas nos livros de Júlio Verne "Viagem ao Centro da Terra" e "20 mil Léguas Submarinas"
A dobragem em português dos dvds é recente.

1ºSérie

A Prisvideo editou a série completa em 6 dvds.
A dobragem da série não é a dos anos 80 da RTP, mas sim uma dobragem feita no final dos anos 90, dirigida por João Perry. Esta dobragem saiu pela primeira vez em vhs numa colecção de fasciculos, juntamente com a série Dartacão.





Genérico desta versão

Interpretado por Carlos Alberto Moniz, Peter Michael, Joel Constantino e Ana Madureira

Letra
Sou o Willy Fog,
o jogador,
e apostei com rigor
a volta ao mundo.

Aventureiro e senhor,
com frevor
e quase sempre com amor.

E aqui estou,
sou o Bigodão.
Eu sou o Kiko,
o campeão.
Eu sou a Romy,
doce e fiel,
e estou apaixonada por ele.

Sentirei eu igual paixão,
casaremos,
sim ou não.
A volta ao mundo
eu vou dar.

São 80 dias são,
80 nada mais,
a dar a volta mundo eu vou.
Rumo a Suez até Hong Kong,
Bombaim, Singapura, Calcutá.

São 80 dias são,
80 nada mais,
em barco, elefante e comboio
Anda vem,
vem conosco vem
e tudo correrá bem.
Anda,
vem conosco vem
e tudo correrá bem.



Deixem os vossos comentários!

12 comentários:

Pami Sami disse...

Bem.. Encontrei o teu blog quase por a caso quando andava à procura de uns livros do Teo (que inda nao consegui encontrar).., e nao pude deixar de felicitar te por este blog tao nostálgico que me trouxe tao boas recordacoes dos tempos em que eu era mais pequenita.. Por favor continua!!

Pedro disse...

Muito bom, grandes recordações dos anos 80, a minha série de animação preferida na altura a seguir ao D'Artacão!
Não me lembro da versão da TVI mas lembro-me que quando passava na RTP, quando eu era pequeno, ficava fasinado!

Desenhosanimados disse...

Não houve nenhuma versão da TVI!!!

Anónimo disse...

Parabens pelo blog!!

Onde posso fazer o download dos episodios e os ultimos 4 episodios vão sair?

Abraço a todos!!

Desenhosanimados disse...

lol Possivelmente a Privideo irá editar o dvd que falta!

titoperez disse...

hola, no se si hablas catsellano pero me gustaria comprarte la figura pvc del inspector Fix de "la vuelta al mudo de Willy Fog". Es posible?

disse...

Ora cá está: tudo bem contadinho! Volto a repetir o que já te tinha dito: o teu blog é fantástico pela riqueza factual que faculta. Sempre que precisar, sei onde vir!´

Cumprimentos

Eu disse...

Oi.
Sugiro que incluas a lista de episódios. Agora precisava consultá-la e não sei onde a pus. Sei que uma vez enviei-te em português e espanhol, mas já faz tt tempo... que decidi vir aqui me informar. Só que não a tens! :( É só o que falta para a perfeição. :)

Cumprimentos

Maria disse...

muito fixe =D

Anónimo disse...

esta serie e bem fixe... sinceramente eu não conhecia a versao animada... um dia o meu avo ofereceu me um puzzle deta serie e eu achei interessante... decidi pesquisar e acabei por ver alguns episodios... infelizmente nao vi toda... mas pode ser que tente mais tarde...

Jorge Cruzinha Silva disse...

Olá, muito obrigado pelo grande blogue...
Eu adicionei os vídeos dos genéricos dos 3 filmes ao youtube...

http://www.youtube.com/watch?v=wRBqLqDVoxk

http://www.youtube.com/watch?v=97Viz2gkk-Q

http://www.youtube.com/watch?v=gtdpmdqUxWk

Fan disse...

Olá,

Parabéns pelo blog, é fantástico... faz-me lembrar muita coisa boa da minha infância.

Relativamente ao Willy Fog,...

"A segunda série não passou em Portugal."

... não é verdade! A segunda série de Willy Fog passou na RTP no final dos anos 90 pelo menos duas vezes.
Primeiro lembro-me da série passar aos fins-de-semana de manhã no Canal 1 e mais tarde (1 ou 2 anos depois) durante o Verão num horário tipo 14h30 antes dos jogos do Mundialito de Futebol de Praia.

A segunda série está actualmente a sair em DVD mas infelizmente a dobragem não é a que passou na RTP mas sim uma nova feita nos estúdios "112 Studios" a pedido da Planeta de Agostini.

Cumprimentos