quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Lecas mais certo que sem dúvida!


Quem não se lembra do Lecas?
"Lecas mais certo que sem dúvida!" foi mais um programa apresentado pelo José Jorge Duarte, sucessor de outros programas com a personagem Lecas.
O programa estreou a Outubro de 1990 e terminou em 1991. A autoria do "Lecas mais certo que sem dúvida!" é de Ana Vieira e Manuel Vieira com a colaboração do José Jorge Duarte também na autoria. O programa foi produzido por Victor Pedro e realizado por Manuel Varela.
O programa passava aos Sábados ao final da manhã. O Lecas fazia-se acompanhar por duas assistentes, a Sandra Lopes e Teresa Grilo. O programa tinha vários skets feitos pelo José Jorge Duarte e muitas das vezes tinham a participação de outros actores. Haviam também vários passatempos como o "Quando for grande quero ser" ou "As grandes penalidades". Em cada "Lecas mais certo que sem dúvida!" o próprio Lecas cantava um temas sobre vaiados temas como o os museus ou proteger a natureza. Os temas foram compostos e produzidos por Luís Pedro Fonseca, com letras de Manuel Vieira e Ana Vieira. Das 24 músicas apresentadas no programa foram editadas 13 num disco editado em Junho de 1991, que chegou ao número 1 do top de vendas. Passaram ainda pelo programa vários artistas musicais que faziam sucesso na altura.


Disco "As canções do Lecas"



Comentem!!

9 comentários:

euzinha disse...

Po**a!
Lembro bem do ano dee.... mil novecentos e noventa ee.... um!

Mas as memórias que tenho do "Lecas" são dele com a câmera, cheio de bonecada, a atirar bonecos para o ar e a fazer palermices, ora sozinho, ora acompanhado da amiga...

Princesinha disse...

Eu lembro-me, ainda tenho episódios em vhs!!

Desenhosanimados disse...

Princesinha Podes arranjar-me esses episódios do Lecas?

Por favor responde
desenho-animado@hotmail.com

Catarina disse...

Eu tinha a k7 com as músicas e sabia aquilo de trás para a frente! A minha preferida era a do Golfinho, em que as meninas do coro diziam "Cá pra mim é um peixinho com maminhas como eu", e ele respondia "Não é nada, tá calada, não é nada tá calada, não é nada! Tá calada!"... O que eu gritava isso... Com os meus 4 aninhos... Este blog ta a fazer-me sentir velha e nostálgica. Mas sabe bem recordar! :)

Anónimo disse...

Lembro-me bem deste programa mas aquele que mais gostei apresentado pelo José Jorge Duarte foi o Tal Pai, Tal Filho, em que 2 crianças por programa iam desempenhar várias provas acompanhadas por um familiar.Havia também um júri de artistas conhecidos que levavam uma criança.Este foi para mim um dos melhores programas para crianças feito em Portugal e que ainda hoje fazia todo o sentido.
Passaram há uns anos na RTPMemória mas não consegui gravar e julgo que nunca mais verei, pois este canal, desde que se modernizou nunca mais passou programação infantil ( acho que a desculpa é que não faz sentido as crianças de hoje verem programas antigos pois a linguagem e os conteúdos estão ultrapassados e podem confundi-las)só não se lembram que há muitos adultos que gostam de os rever e o que é bom é intemporal.

OJCOELHO disse...

o lecas agora faz a voz do Shrek, eu fui em criança ao arco iris e ao sobe e desce, com o coro infantil de queluz

jorge coelho

Anónimo disse...

alguem sabe onde posso ouvir as musicas do lecaS? nao tenho nenhuma k7 e nao encontro nd na internet, so o video que esta neste link
obrigad

Anónimo disse...

exacto!
onde podemos encontrr as músicas?

Pedro Cordeiro disse...

Que é feito deste tipo? Ainda me lembro de uma personagem, suposta namorada do Lecas, que dava pelo nome da Maria Belishkova e vinha da Espargolândia. Não me lembro da atriz