sábado, 28 de fevereiro de 2009

Joaninha


"Joaninha" é uma mangá escrita por Mann Izawa e ilustrada por Yumiko Igarashi. Começou a ser editada em 1982.
A manga foi adaptada em 1983 para desenhos animados e foi realizada por Shigetsugu Yoshida. Foram produzidos 45 episódios pela Tóquio Filme Shinshi.

História

A história começa na Austrália no século XIX. Numa noite de tempestade o Sr. Botelho, um agricultor, encontra uma mulher ferida, quase a morrer, com um bebé nos braços. Ele decide levar o bebé para a sua casa, uma menina de nome Joaninha. Contra a vontade da mulher, a família Botelho cria a menina como sendo sua filha legitima. Os Botelho tinham mais dois filhos, Artur e Abel. Além do Abel e de Artur só o Tio Castro é que sabiam o segredo de Joaninha. A menina andava sempre com uma bracelete de ouro, o único elo de ligação com a sua verdadeira família.
Ela cresceu pacificamente com os seus pais adoptivos, até que um dia o seu pai morre. A Senhora Botelho nunca aceitou a adopção de Joaninha, e acusa a da perda de seu marido.
Os anos passam e Joaninha apaixona-se por Luís Júnior Paz, um rapaz da burguesia Inglesa que está noivo de Elisa. O que ela não sabe é que os seus dois irmãos também estão apaixonados por ela, especialmente Abel, que está disposto a fazer tudo para ficar com ela.

A série estreou em Portugal em 1991 na 2(RTP 2).
A série foi dobrada no Porto com direcção do actor Jorge Mota.

Genérico


Letra
Nos teus cabelos doirados,
nos teus olhos de azul enfeitados,
vejo histórias de encantar flores
a desabrochar com mil cuidados!

Vejo montanhas,
vejo mar,
amigos com quem podes contar:
tesouros que ninguém te pode roubar!

A Joaninha, voa voa... No seu cavaaaaloo!
O teu futuro no verde dos prados encontrarás!
Vem Joaninha, voa voa... No seu cavaaaaloo!
Pois p'ra teu espanto,
nem tu sabes quanto,
ali estará!

Personagens

Joaninha

Voz-Zélia Santos

Abel

Voz-Paula Seabra(Criança) e João Cardoso(Adulto)

Artur

Voz-Maria João Vicente(Criança) e Jorge Mota(Adulto)

Sr. Botelho

Voz-Jorge Mota

Deolinda Botelho

Voz-Clara Nogueira

Tio Castro

Voz-João Cardoso

Luís

Voz-Jorge Mota

Elisa

Voz-Rosa Quiroga

Excerto do 1º Episódio


Outro Excerto


Produtos

VHS

A Prisvideo editou 4 vhs em 92/93, com 3 episódios cada. A dobragem é a mesma da RTP. Podiam editar em DVD mesmo que não fosse a série completa!!

21 comentários:

Nuno disse...

Esta foi uma das minhas séries de desenhos animados preferida!
Sei que a querem editar, mas não conseguem encontrar algune episódios...
http://animaniapura.blogspot.com/

Espero que encontrem logo!

s.of.1a disse...

Também adorava esta série, nunca consegui vê-la até ao fim é uma pena que não exista em dvd =(.

Anónimo disse...

Eu adorava esta série, ainda hoje tenho o VHS com alguns episódios, tambem nunca a cosnegui ver toda até ao fim. Mas graças a ti agora ja sei qual o nome do anime/manga, coisa que já andava a procura a muito muito tempo. Brigada por teres postado isto ^_^

Anónimo disse...

hehehe eu nem acredito que estou a ver isto!! adoro estes desenhos animados :) ainda hj me lembro de cenas de alguns episodios!
so é pena nao editarem esta e outras excelentes series desse tempo em DVD :(

Bruno disse...

WOOOuu á Séculos que nao vejo isso
:O

Eu amO esses desenhos animados :)
Vou pedir meu damo para me arranjah tdz os Episódios!

Sem duvida os melhores .. K saudades :(

Vagabundo Social disse...

Neste momento tou a chorar por dentro. Este blog é ouro!

Gabriela disse...

Fantástico...que lembranças tão boas! :D
Este blog faz-me recordar os tempos aureos da minha infância. Tenho 25 anos mas parece que foi ontem. Desde o início, esta série marcou-me bastante pela sua comovente história e pelo facto de toda a acção se desenrolar em torno de três irmãos (tal como eu).
Agora a grande questão: Para quando a Joaninha em DVD? (e já agora, em português de Portugal :b)

Cristina disse...

Isto sim eram dezenhos animados.Parabens por fazer recordar bons tempos

SóniaS disse...

Olá!
Eu era maluca por estes desenhos animados, era a minha série favorita. Lembro-me que fiz questão de gravar os episódios quase todos. Penso que após o episódio 12 tenho quase todos excepto dois, o último e aquele da quermesse. Não sei bem o estado dos VHS e onde estão, mas se interessar a alguém escrevam aqui que eu contacto. Que saudades...

Desenhosanimados disse...

Olá Sónia
Estou interesado. O meu contacto é desenho-animado@hotmail.com

Vanessa disse...

Adorava ver estes desenhos :) Nunca consegui ver tudo em português mas procurando hà dois anitos encontrei toda a série em espanhol =D

Ponho cá o link por se alguem está interessado ^^

http://www.elrincondelmanga.com/foro/showthread.php?t=1045

Anabela Diana Coelho Pinto disse...

Bem pessoal que saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
fiquei completamente histérica, gostava tanto de ter a série para aminha filha de 3 anos.
para quando a série em DVD
ANABELA VOA VOA NO SEU CAVALO LOL

Samantha disse...

Eu lembrava-me de qualquer coisa com estes animes mas ja tinha perguntado a imensa gente e ninguem se lembrava, cheguei a pensar se nao teria sido so a minha imaginação... Mas agora graças avoces sei que nao estou doida,lol. Infelizmente nao tinha o habito de gravar as series, mas sei de alguem noutro blog (encontrei kd andava a procura desta serie em pt) que diz que gravou a serie toda da tv. Nao sei seja tem os episodios todos mas se quiserem posso enviar-vos a morada.
Continuem com o trabalho fabuloso e vamos trazer de volta os melhores desenhos animados de todo o sempre, os da nossa infância!

Carolina disse...

Quando vi Joaninha pensei que eram outros desenhos animados. Alguém se lembra de uns desenhos animados que eram umas joaninhas, com qualidades humanas, tipo andarem como nós... Eu tinha a boneca, era a joaninha vermelha e aquilo era tipo uma aldeia e havia a joaninha azul e a verde... Alguém?

Inês disse...

Creio que o último verso da música é "feliz serás"!

Íria disse...

Adorava a série. Ainda tive uma casstes VHS de "Joaninha e o mistério da pulseira". Infelizmente estragou-se. Acreditem que se fosse editada em DVD eu comprava todos.

Joana disse...

Muito obrigada... Adorei!!!!! Há anos que falo deste Desenho Aninado e ninguém se lembra. Eu via a serie sempre, mas fiquei com a sensação de não ter visto o ultimo. O que me deixou para morrer na altura. foi bom recordar. ainda hoje sei a musica de toda :)

Joana

- ainda por cima ela tinha o meu nome ;)-

Sofia disse...

Lindo!!! Eu tb já há algum tempo que perguntava as pessoas se conheciam mas ninguém se lembrava dela... Agora finalmente encontrei!!! Tb tinha alguns episódios gravados mas já nem faço ideia de onde as cassetes estão... Se lançassem em DVD seria excelente!

Anónimo disse...

Olá :) por acaso já conseguiram reunir alguns dos episodios em portugues? gostava mesmo muito de rever a serie

Joana

Anónimo disse...

Amava esta série, assim como a Cinderela, o Zorro e a Candy Candy xD

Só que nunca pude ver a série completa, pelo menos não em português u_u

Lémbrome que uma das minhas tias deu em prenda d'anos uns VHS à minha prima (só porque se chama Joana XD assim como a protagonista) e sempre que ia à sua casa eu via os capítulos que tinha, que não chegava a 10 sequer...
Os anos passaram e lembrei-me desses desenhos e um dia perguntei à minha prima se ainda tinha aquelas casetes ao menos para ver como era o seu nome original (normalmente sempre vem o nome original dos filmes, séries...por detrás das caixas) ao menos para poder procurar nem que fosse em espanhol, já que encontrar uns desenhos animados só por o nome de joaninha era difícil xD E pronto, quando voltei à minha casa procurei e pude vê-lo em espanhol. Ao menos soube como acabou a história, que sempre tive esse vazio dentro de mim =P Muito dramático e com toques trágicos (ainda que o mangá é pior nesse sentido mas acontecem muitas outras coisas que no animé não passa), assim mesmo como a Candy Candy (da mesma autora as duas, não se podia pedir outra coisa ahahaha).
Mas ainda assim, ainda que não gosto de histórias muito tristes, são das minhas favoritas *o*

Beijocas.
~VANESSA~

Anónimo disse...

Nem me acredito que consegui ouvir outra vez a música da joaninha, que tanto me faz lembrar a minha infância (: