quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O Rei Leão(The Lion King)


O Rei Leão é a 32.º longa metragem animada da Walt Disney Pictures e foi lançado em 1994.
Os fãs dizem que o filme foi inspirado na peça teatral Hamlet, de Shakespeare; no filme da Disney Bambi; na manga e série animada Kimba, o leão branco, de Osamu Tezuka; e nas histórias de José e Moisés, da Bíblia.
O filme foi dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff, e escrito por Irene Mecchi, Jonathan Roberts e Linda Woolverton. A música ficou acargo de Elton John e Hans Zimmer, e as letras foram escritas por Tim Rice.


História

Simba é um leãozinho, filho do Rei Mufasa e de Sarabi. Scar, o irmão do Rei cobiça o seu trono. Ele alia-se às hienas para matar Simba e Mufasa. Os planos de Scar não correm como previsto, Scar mata Mufasa mas as Hienas não conseguem matar Simba e ele foge para longe, e Scar fica com o seu trono.
Simba conhece Timon, da familia das mangustas, e Pumba, um javali. Ambos são despreocupados com vida e conseguem convencer Simba a juntar-se a eles e ao lema Hakuna Matata(Sem problemas).
Os anos passam e um dia, Nala, a amiga de infância de Simba encontra-o e conta-lhe o que o Scar fez ao seu reino. Simba fica confuso mas não consegue fugir ao seu passado e decide retomar à sua Terra para vingar e conquistar o que é seu por direito.
Depois de uma batalha feroz Scar morre e Simba torna-se o Rei.
Nala dá à luz a um filho de Simba.

O filme estreou nos cinemas portugueses, a 1 de Dezembro de 1994.

Trailer



Versão Portuguesa:
Direcção de Dobragem: Carlos Freixo e Rui Guedes
Tradução:Ana Maria Guedes e Rui Guedes
Direcção Musical:Mike Sergent e Javier Ronton
Adaptação das canções:Rui Guedes e Marcelo Coutinho
Estúdio da dobragem:Matinha estúdios
Estudio das Canções:Discossete
O filme "O Rei Leão" foi o primeiro filme Disney a ser dobrado em Portugal. Antes de 1994 os filmes passavam em Portugal na versão dobrada no Brasil.


Personagens

Simba(Criança)

Voz:
Jonathan Taylor Thomas
Tiago Caetano e Fábio Pascoal(Canções)

Mufasa

Voz:
James Earl Jones
António Marques

Sarabi

Voz:
Madge Sinclair
Manuela Santos

Rafiki

Voz:
Robert Guillaume
Fernando Luís

Zazu

Voz:
Rowan Atkinson
Fernando Luís

Scar

Voz:
Jeremy Irons
Rogério Samora

Nala(Criança)

Voz:
Niketa Calame
Sara Feio/Guida(Canções)

Shenzi

Voz:
Whoopi Goldberg
Cucha Carvalheiro

Banzai

Voz:
Cheech Marin
Adriano Luz

Ed

Voz:
Jim Cummings
Jim Cummings

Timon

Voz:
Nathan Lane
André Maia

Pumba

Voz:
Ernie Sabella
José Raposo

Simba(Adulto)

Voz:
Matthew Broderick
Carlos Freixo e Telmo Miranda(Canções)

Nala(Adulta)

Voz:
Moira Kelly
Cláudia Cadima e Guida(Canções)

*Dobragem original
*Dobragem Portuguesa

Banda Sonora
1-Ciclo sem fim-Interpretada por Ana Paulino
2-Eu mal posso esperar p'ra ser Rei-Interpretada por Fábio Pascoal, Guida e Fernando Luís
3-Preparados-Interpretada por Rogério Samora, Cucha Cavalheiro, Adriano Luz e Jim Cummings
4-Hakuna Matata-Interpretada por Fábio Pascoal, Telmo Miranda, André Maia e José Raposo
5-Esta noite o amor chegou-Interpretada por Guida, Telmo Miranda, André Maia e José Raposo.
*6-O Relatório a chegar-Interpretado por Fernando Luís e João Pedro Relvas
7-Esta Terra-Instrumental
8-...Morrer por-Instrumental
9-As Hienas-Instrumental
10-Debaixo das Estrelas-Instrumental
11-A Rocha do Rei- Coro
12-Can you feel the love tonight-Interpretado por Elton John
*13-Can you feel the love tonight(Remix)-Interpretado por Elton John
*14-Circle of Life-Interpretado por Disney Channel All Stars
*Temas que não fazem parte da 1º edição da Banda Sonora em Português
Coro Português:
Ana Paulino, Ana Maria Sidório, Hugo Never, Telmo Miranda, Nuno Alexandre, Inês Gouveia, Ana Margarida Fernandes, Rute Farrapa e Paula Lemos

Videos

Ciclo da Vida


Eu mal posso esperar p'ra ser Rei


Preparados


O Relatório a chegar

Esta cena não saiu assim em 1994. A música ficou de fora do filme mas foi aproveitada para a versão da broadway. A cena acabou por fazer parte da versão em DVD e teve de ser dobrada pelo Fernando Lúis, e por João Miguel Relvas(a voz é diferente porque o miudo que dobrou em 94, já estava crescido demais para fazer a voz do Simba)

Hakuna Matata


Esta noite o amor chegou


Prémios e Nomeações

-Oscar

Venceu nas categorias de Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the love Tonight.
Nomeado na categoria de Melhor Canção Original, pelas músicas Circle of Life e Hakuna Matata.

-Globo de Ouro

Venceu nas categorias de Melhor Filme - Comédia / Musical, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original, por Can You Feel the Love Tonight.
Nomeado na categoria de Melhor Canção Original por Circle of Life.

-BAFTA

Nomeado nas categorias de Melhor Banda Sonora e Melhor Som.

Produtos do filme

Caderneta de Cromos



Livros



VHS

Editada em Agosto de 1995


DVD


Banda Sonora Original(1º edição)


Banda Sonora Original(2º edição)


Banda Sonora em Portugúês


1º edição 1994


Reedição 2003

Video Jogos





Perfumes


Shampoos


Figuras


Reclame-Passatempo


Comentem!!

14 comentários:

Anónimo disse...

ahhhh eu tenho a primeira caderneta k aparece toda toda completa!!! e tb tnhu a cassete de 1995 e o jogo para a megadrive!! na altura o meu irmao mais velho comprou a banda sonora do filme, mas em ingles

Charlie, The Sinner disse...

Olá! Amei o blog!

Quanto ao Pit, é de 1976, quer-me cá parecer :)

Beijinho

Anónimo disse...

eu ainda tenho em casa o perfume..

Morcegos no Sótão disse...

É Adriano Luz, não Adriana. O banzai é hiena macho!

Lembro-me perfeitamente de estranhar da primeira vez ouvir as vozes em português, mas é uma adaptação muito bem feita. A voz do Scar, por exemplo, é infinitamente melhor em português!

E a caderneta de cromos do Rei Leão foi a única que eu completei!xD

MJNuts

Anónimo disse...

Lindissimo blog :D ate' me emocionei.. Queria arranjar a Banda Sonora em Português de Portugal, mas n estou a conseguir.. consegues indicar.me algums itio viável?? obrigado.. aguardo por resposta :D

Anónimo disse...

Xiiiii 10 10 20!
Ainda me lembro desses anuncios que roubavam dinehiro às carradas xD

Mary disse...

Para mim, este é o melhor clássico da Disney. É imortal!

S. disse...

O chorava quando o Mofasa morria :( As hienas eram más, mas eu, não sei porquê, achava-lhes piada. Gosto da parte em que o Simba canta que mal pode esperar para ser rei, quando vê as estrelas e quando encontra o Timon e o Pumba! :-D
Lembro-me de me terem oferecido um dos perfumes, mas eu não gostava nada do cheiro.

Panserbjorne disse...

Esta banda sonora foi lançada duas vezes em portugal na versão portuguesa?

Panserbjorne disse...

já agora aproveito para dizer que possuis um verdadeiro arquivo :)

Desenhosanimados disse...

Sim. A primeira edição foi lançanda quando o filme estreou no cinema e a segunda versão saiu quando foi editado o DVD.

Anónimo disse...

Uma pequena correcção: O filme foi dirigido e adaptado por mim. O Rui Guedes só fez a traducção

Carlos Freixo

José Diogo disse...

foi mesmo um dos meus filmes favoritos de sempre e também um dos melhores filmes que alguma vez vi na minha própria vida!

mas só vi a versão brasileira :(

mas o que interessa? até que a versão brasileira ainda tá mesmo optimo! (Também para a versão portuguesa e a versão original.)

Mariana disse...

Este é sem dúvida dos meus favoritos! Sei as músicas todas todas de cor:D