quarta-feira, 21 de Janeiro de 2009

A Cinderela


Este anime é uma co-produção da italiana "Mondo TV" e os estúdios japoneses "Tatsunoko". A série foi produzida em 95, e tem 26 episódios, com música de Giovanni Sposito, e realização de Takaaki Ishiyama e Hiroshi Sasagawa.
A série foi baseada no conto infantil "Cendrillon ou la petite pantoufle de verre" do Francês Charles Perrault(Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703). Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas. Ele escreveu diversos contos infântis conhecidos por toda a gente, como "A Bela Adormecida", "O Capuchinho Vermelho" ou "O Gato das Botas". A Cinderela de Perrault foi editada pela primeira vez em 1697, mas já haviam antes diferentes versões da história. Alias Charles Perrault basseou o seu livro no conto popular italiano "A Gata Borralheira".A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault.
A Cinderela é hoje mundialmente conhecida sobretudo pela adaptação da Disney de 1950.

História

Cinderela é uma rapariga doce ingénua. Depois de o seu pai partir em viagem, a sua Madrasta e as suas filhas ordenam que Cinderela faça as tarefas domésticas da casa. Mas Cinderela não entra em desespero e conta com a ajuda dos seus amigos animais, Chouchou, Bingo, Poly e Papy, dois ratinhos, um cachorro e um passarinho. Cinderela consegue falar com eles graças ao feitiço da Madame Paulette.
Cinderela irá conhecer Charles, um jovem simples por quem se apaixona. Mas o misterioso jovem guarda a sua verdadeira identidade, pois Charles é o príncipe do Reino Esmeralda. O jovem principe terá de enfrentar o terrível Zara que pretende tomar posse do trono do seu Reino.

A série estreou em Portugal em 1996 na TVI com dobragem portuguesa, e teve várias repetições durante 4 anos.

Dobragem Portuguesa:
Direcção:Jorge Páuperio
Tradução e Adaptação:Joana Rosmaninho
Estúdios:Somnorte

Episódios
01 - A Partida
02 - O Concurso
03 - O Mentiroso
04 - O Cavalo
05 - Um Encontro de Sonho
06 - O Mistério da Vinha
07 - O Falso Adivinho
08 - A Magia de um Sorriso
09 - Os Conspiradores
10 - O Violinista Triste
11 - Uma Bela História de Amor
12 - A Recepção no Castelo
13 - A Fuga da Isabelle
14 - O Segredo do Príncipe Charles
15 - O Verdadeiro e o Falso
16 - O Príncipe na Cozinha
17 - Um Coração Bom e Generoso
18 - Um Pintor Muito Estranho
19 - Livremos-nos dos Bandidos
20 - Viagem para a Felicidade
21 - Recordações da Mamãe
22 - A Cinderela Está em Perigo
23 - Eliminem o Príncipe
24 - O Convite Para o Baile
25 - O Sapato da Felicidade
26 - Um Casamento Feliz

Genérico


Personagens

Cinderela

Voz-Zélia Santos

Charles

Voz-Raul Constante Pereira

Madrasta

Voz-Raquel Rosmaninho

Catherine

Voz-Margarida Machado

Jane

Voz-Sissa Afonso

Poly

Voz-Raul Constante Pereira

Papy

Voz-Sissa Afonso

Chouchou e Bingo

Voz-Zélia Santos e João Cardoso


*Infelizmente ao longo da série, a dobragem portuguesa sofre algumas alterações em alguns episódios.

Excerto do 1º episódio


Excerto 3º Episódio


Comentem!!

37 comentários:

Anónimo disse...

ahhhh as vezes k eu vi esta serie!!! deu nao sei quantas vezes nao tvi e nunca m fartava!!! o meu irmao ate se zangava cmg pk eu ocupava a tv a ver esta serie k ja tinha visto milhoes de vezes lololol

Anónimo disse...

QUe saudades deste anime... Que lembranças que tenho dele... Até consegui por a minha mae e avo a ver este anime por tao bonite que ele era... Obrigado por ter recordado-nos mesmo que seja por um pequeno fragmento esta seria, que lamente nao ter saido para o mercado em Casseste/DVD...

Morcegos no Sótão disse...

Ah, ódio! Eu apanhava SEMPRE o penúltimo episódio disto e por obra e graça do destino nunca consegui ver o último!!

MJNuts

Anónimo disse...

Este anime é lindo e muito nostálgico. Será que alguma daquelas editoras tipo planeta agostini estaria interessada em lançar isto em dvd? seria mesmo bom...

Daniela disse...

Bom era que alguém que tivesse gravado esta série em cassete e pudesse passar pra DVD, pra todos nós recordarmos esta "pérola" da nossa infância.
Será que alguém consegue? Desejo sinceramente que sim...

Francisca disse...

Ninguém sabe se algum site que tenha estes episódios em PT-PT. Ou mesmo se for por torrent ou P2P, qualquer coisa...

Era tão bom recordar...

Sandra Fernandes disse...

Olá!!

Não havia outra série da Cinderela na TVI??

Eu lembro-me de uma que o genérico tinha bolas de sabão... Dizia qualquer coisa do género blas de sabão que levam os sonhos... Não é a mesma, pois não??

Marta disse...

Tenho todos os episódios da Cinderela. Descobri ho... Tenho todos os episódios da Cinderela. Descobri hoje que três estão em muito mau estado depois de rever tantas vezes =(... É uma série lindíssima, nunca me canso de ver!!

Vou comprar um dvd/vcr para converter as cassetes em dvd e colocar os episódios no youtube.

Para além da Cinderela, a minha mãe gravou alguns episódios de outros animes ou séries do nosso tempo como:
"Música no Coração";
"Mulherzinhas" (adaptação do romance de Louisa May Alcott que, para mim, chegou a superar o livro, é LINDO e foi dobrado pela somnorte, sendo a voz de um dos protagonistas nada mais nada menos do que a do PRÍNCIPE DA CINDERELA!!!);
"Madalena";
"Catarina" (passada na Finlândia durante a 1ª Guerra Mundial, sobre a juventude de uma guardadora de vacas que aprende a ler e a escrever sozinha);
"Carrinha Mágica";
"Zorro";
"Rua Sésamo";
"Branca de Neve";
"Sinbad";
"O livro da Selva";
"Garra Branca" (passava no Um-Do-Li-Tá na altura da Carrinha Mágica);
"Os Músicos de Bremen";
"Tom Sawyer com a dobragem decente, a do planeta agostini é tão má que até dói ouvir";
entre outros...

Em princípio, no início do verão vou dedicar-me a esse trabalho e teria muito gosto em partilhar os tesouros da nossa infância. =)
Publicar Recusar

Desenhosanimados disse...

Olá Marta

Por favor contacta-me

desenho-animado@hotmail.com

;)

Anónimo disse...

nao sei quem e essa marta mas e a maior pork tem filmes como a catarina era lindo e ainda sei a musica d tras pra frente por favor coloca no youtube ou nest blog k e um espetaculo sem duvida....muito obrigada e faz esse favor a gente...

Anónimo disse...

este é um dos desenhos animados mais lindos da minha infancia (os que dão agora não têm pés nem cabeça). Juntamente com Samurai X X, Zorro e Digimon são os melhores que davam no Batatoon. Gostaria muito de rever esta belíssima série que não vejo a cerca de 8 anos.
Existe alguma maneira de ver?

Anónimo disse...

Olá! eu tb via é linda essa versão, eu sou fã da cris morena uma produtora de novelas q devem conhecer pk cá as suas melhores produções s uma porcaria mas enfim...eu soube que ela teve 2 anos a pesquisar sobre a cinderela!!! Pa fazer floricienta que aqui passou como floribella...ela descobriu que a versão original é chinesa!! Existem mais de 500 versões n é o máximo ?

Anónimo disse...

Este blog é um sonho para as pessoas da decada de 70/80. Isto é que eram desenhos animados.

Penso que a TVI passou uma serie da Cinderela que não era esta.

Uma serie que falta na lista e que eu adurava era a Candy-Candy

Continuação do bom trabalho.

Sara disse...

Eu tenho u antepnutimo, penultimo e ultimo episodio deste anime! *-*
Gravado em vhs mas pronto... ao menos ainda da para ver xD

Anónimo disse...

e dificil xplicar cm uma pessoa s snt quando ve algu k a fazia sonhar nos seus tmps d infançia...
sou apenas mais uma pessoa k voava alto qnd via a serie de a cinderela.... gostava muito msm
e hoje decidi procurar a serie de novo e senti.m triste pk n existe forma d voltar a vr!!!
tnh pna k esta e outras series n paxem mais...
trazem tao boas recordaçoes...

Anónimo disse...

sinto vontade de voltar a sr criança pa puder voltar a vr esta linda serie...
traz.m tao boas lmbranças...
^^)

disse...

Que saudades me deixa este blog!:)

Anónimo disse...

Como eu gostava da Cinderela...nao perdia 1 episodio

Anónimo disse...

Será que alguem me pode arranjar os episodios desta cinderela?? nao ha melhor cinderela que esta sem duvida. é demais...
Por favor... keria mesmo..

Anónimo disse...

Por acaso ha uns dias atras lembrei me desta serie, nao sei bem porquê, e fui a sua procura... tenho visto agr a serie mas em versao ingles no youtube... mas adorava ve-la em portugues... quem conseguisse arranjar era optimo! que diga alguma coisa!

Anónimo disse...

Senti uma nostalgia quando vi este blog e as pessoas que comentaram a referirem desenhos da minha infância exceto, mas na grande maioria presentes. Eu tinha a cinderela gravada em cassetes(VHS) mas perdi e por vezes vou à procura mas nunca encontro.
A cinderela mesmo a minha favorita, o meu cão chamava se poli.
Estes sites e estes desenhos fazem me ter recordações tão emocionantes que nem imaginam...

Obrigado a todos que contribuem!

Rit0kas disse...

Lembro-me de ver esta serie na tvi. e o mais engraçado, é que quando entrei para a faculdade tive como professora de expressão dramática a Margarida Machado, quem deu a voz a Catherine. =p portanto imaginem, passei a primeira aula a pensar de onde conhecia aquela voz...lolol

Johnny Brother disse...

Quando era pequeno era isto e o Zorro que eu via sem parar!!!
Que saudades!!! Até me vêm as lágrimas aos olhos!!!

Anónimo disse...

Oi pessoal

Se realmene for possível, e quem tiver disponibilidade para isso, que coloque no youtube todos os episódios deste desenho animado. Sem dúvida alguma é lindo e era um dos meus preferidos... Ai ai, que saudades...

No you tube só tem dobrados em determinadas línguas que não se percebe o que se diz, ou então tem também em inglês, mas só até ao episódio 23, ou seja, faltam os 3 últimos episódios... Isto não se faz, por isso pessoal, peço mesmo por favor, quem tiver todos os episódios que os coloque no you tube, não importando o estado em que se encontrem.

Bjus e bgda

Mar disse...

Gostava muito destes desenhos animados, via a serie toda :D

o blog está bastante interessante, gosto imenso, até me emociona recordar todos estes desenhos animados que marcaram a minha infancia nos anos 90...


Obrigada por ter criado este blog,
PARABENS!!!


Já agora fica a sugestão, faltam uns desenhos animados dos anos 90, que se chamavam: os azares de Sofia, se encontrar alguma coisa sobre eles, publique Sff

CarolMagno10 disse...

as saudades que eu tenho desta serie :')
nunca me cansava de ver era tao bom se pudesse ve-la outra vez :P

CarolMagno10 disse...

ah e parabens pelo blog esta realmente bom ;D
da para matar as saudades desses desenhos animados do nosso tempo :P

João disse...

Olá a todos!
alguém tem/consegiu a serie do Tom Saywer com a (boa) dobragem original?
Obrigado

Anónimo disse...

Boa noite... houve quem dissesse que arranjava desenhos animados antigos, sempre conseguiram passar de vhs para dvd?
senão alguém sabe onde posso comprar ou vhs,ou até um torrent da net para eu arranjar as seguintes séries de bonecos animados: tom sawyer ( com as vozes dos anos 80), as mulherzinhas, fabulas da floresta verde,bia a pequena feiticeira, bouli o boneco de neve, foofur (dublado em br),kissyfur (br),etc... :) por favor, alguém diga kk coisa. mt mt obrigado. cump

Fábio Bernardino disse...

Via sempre a cinderela e lamento já não passar mais na TV... como educaria as nossas crianças, que já só vêm séries sem qualidade.
A propósito, lembro-me de um série que também dava nesta altura na TVI, o Robim dos Bosques, que eu adorava. Este é o genérico em Português : http://www.youtube.com/watch?v=HNbfNd7chY0&feature=related

Anónimo disse...

ha alguns episodeos para download?? da cinderela?*.*

Ana Luisa Alves disse...

Olá! Sabe qual é o nome original do desenho animado?Mt Obg!

Iuri skater disse...

Que saudades desta serie!!!
ESte blog está otimo, os meu parabens...

Anónimo disse...

Lembro me bem de chegar a casa depois das aulas e ver estas series que adorava... alguém me sabe dizer qual o nome de uma serie que passou na tvi na mesma altura que a cinderela e assim que tinha haver com a historia da branca de neve??? ou algo parecido???

joana disse...

O quanto eu adorava isto!!!! e pena nao haver episódios completos, porque ja nao me lembro bem da historia em si....

DesiM disse...

Ahhh lindo! Só 26 episódios?? Na altura achava que eram uns 50!! Primeiro, apanhava sempre os mesmos...às tantas já sabia os diálogos! Mas consegui ver a série toda e é uma das minhas preferidas da época, tal como o Zorro, Samurai X, Robin dos Bosques!!

Parabéns pelo trabalho único que têm desenvolvido neste blog...hajam MAIS pessoas assim!

Anónimo disse...

eu nãosabia que essa existia mas é muito bem feito ecxeto pela principal q deveria sr mais bonit q as irmãs e não o contrário