segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Capitão Planeta


Esta série americana foi criada por Ted Turner em 1990 e produzida por Andy Heyward, Robby Londres, Barbara Boxer e Nicholas Pyle. Foram criadas 6 séries num total de 113 episódios. As primeiras 3 primeiras temporadas foram co-produzidas pela Turner Program Services e a DiC Entertainment. As restates temporadas foram produzias Turner Broadcasting e depois pela Hanna-Barbera Productions.
A série defende a Natureza, as Nações Unidas como uma organização, e os conceitos de globalização e o multiculturalismo. No final de cada episódio são deixadas concelhos de prevenção, civismo e não só.

História

Gaia, o espírito da Terra, acorda de um sono de 100 anos e depara-se com a destruição do planeta por uma humandidade insensível. Temendo pelo futuro da Terra, Gaia entrega anéis mágicos a cinco jovens de várias partes do mundo - Wheeler (América do Norte), Linka (Europa Oriental), Gi (Asia), Kwame (África) e Ma-Ti (América do Sul) - e forma uma equipe que tentará evitar uma destruição ainda maior da Terra.
Ao colocar os anéis nos dedos, os jovens são transportados para a casa de Gaia, a Ilha da Esperança, um paraíso tropical de poluição zero e longe da civilização. Lá, Gaia ensina aos seus púpilos os segredos da natureza. Desenvolvendo os seus próprios poderes, cada um deles identifica-se com os quarto elementos básicos: Terra, Fogo, Água e Vento e um elemento novo e muito especial, o Coração. Este simboliza a compaixão necessária para salvar a Terra. Através dos anés mágicos, os nossos heróis aprendem a direcionar os seus poderes para sua missão de salvar a Terra.
Quando unem os seus poderes, raios de luz saem de seus anéus e encontram-se para criar uma nuvem. Raios e trovões rasgam o céu e, diante, um novo herói emege da terra. . . O Capitão Planeta!

A série estreou em Portugal em 1991 no Canal 1 na versão original com legendas em português.

Genérico


Genérico Final


Letra
Earth!
Fire!
Wind!
Water!
Heart!

GO PLANET!

With your powers combined I am Captain Planet!

Captain Planet, he's our hero,
Gonna take pollution down to zero,
He's our powers magnified,
And he's fighting on the planet side

Captain Planet, he's our hero,
Gonna take pollution down to zero,
Gonna help him put us under,
Bad guys who like to loot and plunder

"You'll pay for this Captain Planet!"

(chanting)
We're the planeteers,
You can be one too!
'Cause saving our planet is the thing to do,
Looting and polluting is not the way,
Hear what Captain Planet has to say:

"THE POWER IS YOURS!!"

Excerto de um episódio


Personagens

-Heróis

Capitão Planeta

Voz-David Coburn

Gaia

Voz-Whoopi Goldberg

Kwame

Voz-LeVar Burton

Wheeler

Voz-Joey Dedio

Linka

Voz-Kath Soucie

Gi

Voz-Janice Kawaye

Ma-Ti

Voz-Scott Menville

-Vilões

Verminous Skumm

Voz-Jeff Goldblum/Maurice LaMarche

Looten Plunder

Voz-James Coburn/Ed Gilbert

Duke Nuken

Voz-Dean Stockwell/Maurice LaMarche

Dr. Blight

Voz-Meg Ryan/Mary Kay Bergman

Hoggish Greedly

Voz-Edward Asner

Sly Sludge

Voz-Martin Sheen and Jim Cummings

Produtos da série

Bonecos


B.D. da série



Comentem!!

3 comentários:

Adelina disse...

Depois de tantos anos a tentar encontrar estes desenhos animados, aos 26 anos finalmente consegui encontra-los!! Fazem parte das minhas linda memorias de infância! Muito obrigada!!!

Mafalda disse...

Adoro, sempre adorei e continuo a adorar! Estes desenhos animados são uma boa utilização do estilo americano de animação, com uma mensagem de base que já na altura era importante. Foi marcante na minha vida, e sigo até hoje os conselhos dos Planeteers do final de cada episódio. Tenho alguns numa VHS comprada.

Anónimo disse...

No Brasil não tínhamos a música de abertura, interessante saber disso. Foi um dos desenhos que mais me marcou, embora na época eu não entedesse quase nada da mensagem. Hoje, reassistindo, simplesmente percebi que é uma série maravilhosa, profunda e que poderia ter alçado um vôo maior se minasse um pouco do didatismo, deixando cada um dos telespectadores a pensar se usaria o seu "poder" ou não.