terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Shagma e os Mundos Misteriosos


"Shagma e os Mundos Misteriosos" é uma série francesa, escrita e criada por Nina Wolmark. Foi produzida entre 1985 e 1986, pela France Animation, RMC audiovisuel, Monte Carlo Productions, Télé-Hachette(1º série) , Antenne 2 , France Média International(2º série) , Compagnie Général du jouet (1º série), e pelo Ministério da Cultura Francês. Foram produzidas duas séries de 26 episódios cada, com música de Vladimir Cosma, e realização de Michel Gauthier.

História

À milhares de anos atrás, uma civilização avançada prosperava na superfície da Terra. Quando o grande cataclismo ocorreu, a maioria dos vestígios desta civilização desapareceu. Os Arcadianos acreditavam que eram os únicos sobreviventes do desastre, e reconstruíram a sua sociedade no centro da Terra. Eles acreditavam que a vida á superfície da Terra era impossível, e um antigo Arcadiano decretou que as gerações futuras deviam saber que a sua casa sempre fora no centro da terra. Todos os arquivos sobre a civilização antiga estavam guardados num museu proibido.
Os Arcadianos acabariam por lamentar a decisão de manter seu passado em segredo, porque Shagma adoeceu e ameaçava destruir a sua cidade, e possivelmente até o próprio mundo. Um grupo de crianças, decidiu tentar ajudar e juntamente com Bic e Bac, foram pesquisar aos arquivos antigos, informações que os pudessem ajudar. Eles descobriram que existiam pessoas que viviam na superfície da Terra, e utilizaram esse conhecimento combinado com a potência do Shag Shag e criaram uma réplica de um ser vivo com o nome Arkana. As crianças apresentaram as suas descobertas ao seu povo. E assim, Arkana, Bic e Bac partiram a bordo de Shang Shang para a superfície da Terra para tentar salvar o seu povo.
Na superfície, eles conhecem os irmãos Bob e Rebecca e ainda Spartakus. Juntos, vão ter de enfrentar um bando de piratas e um misterioso homem que está ligado ao passado de Arcádia.

A série estreou em Portugal em 1988, e passou na versão original em Francês com legendas em português.

Genérico(Interpretado pelos "Mini Star")


Letra
Toi, enfant de la Terre écoute-moi
Toi qui as le secret du Shagma
Dans toutes les strates et les mondes engloutis
Suis Spartakus, Bob, Rebecca

O vous, enfants de lumière suivez-moi
Vous qui connaissez notre passé
Vers Arkadia, vers les Mondes Engloutis
Pour nous sauver la vie ...

Suis les Mondes Engloutis
Jusqu'au creux de la Terre
Enfant pars et vole avec nous
Au fond des univers
Enfant suis les Mondes Engloutis
Jusqu'au creux de la Terre


Personagens

Arkana

Voz-Jeanine Forney

Spartakus

Voz-Yves-Marie Maurin

Rebecca

Voz-Amandine Rajau

Bob

Voz-Chris Bénard

Bic e Bac

Voz-Claude Dasset e Albert Augier

Shag Shag

Voz-Louis Arbessier

Piratas


14º Episódio


Dança dos Piratas


Comentem!!!

10 comentários:

Rui Lança disse...

É curioso como a maioria das pessoas que eu conheço nao se lembra desta série, com excepção para uma amiga minha que é ... francesa eheh. Eu gostava do futurismo disto (com 5 anos de idade, que precoce) e acima de tudo da musica!!

Anónimo disse...

Eu também me lembro destes desenhos animados, pricipalmente da música, do genérico e dos personagens, mas da história em si não me lembro bem. Mas recordo-me que me assustava um pouco com os cataclismos e o fim da civilização, mas mesmo assim gostava de ver... dava um friozinho na barriga...

dafa77 disse...

tambem adorava a musica dos piratas

Lila disse...

Tenho esta musica guardada na minha memória desde a infancia, e sempre k me lembrava sentia uma enorme nostalgia, lembrava-me apenas que era de uns desenhos animados, que tinha naves e era de um mundo perdido mas como era muito pequena ñ sabia como se chamavam. Muito obrigada por esta viagem à minha infancia.
Já agora também de uma série manga que se chamava Gigi, sobre uma miuda que se transformava em adulta e vinha do espaço.
Também ñ vi por aki o Conde Patrácula, o Beetlejuice e o Marsupilami.
O Blog está mt bom, mt parabens.
Vou voltar mt vezes para recordar.

Artur Santos disse...

Lembro-me perfeitamente desta série. Era muito boa. Parabéns ao(s) criador(es) deste blog.

Vxc disse...

Andava à anos à procura do nome desta serie. Adorava :)

Anónimo disse...

Andava à que tempos a tentar lembrar-me do nome desta série. Muitos parabéns pelo blogue.

claudia disse...

a verdade é esta: era tão maluca por estes desenhos animados que faltava ás aulas de propósito para os ver..e tb não me lembrava do nome da série mas lembrava-me da música...parabéns pelo blog e obrigada!!!:D

Anónimo disse...

Tenho saudades desta série pois se bem me lembro era muito boa e foi um dos primeiros contactos que tive com o cinema francês.
Agora só falta encontrar para descarregar e rever.

Mr. Nonsense disse...

Há que tempos que eu não ouvia esta música… e ainda me lembrava da letra…
Adorava esta série mas parece me que a maioria dos meus amigos nem se lembra dela.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho.