sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A Família Trapp


O anime "A Família Trapp" é baseado no famoso livro de Maria Von Trapp sobre a vida da sua família "Die Trapp Familie - Vom Kloster zum Welterfolg". A história da Família Trapp ficou conhecida em todo o mundo sobretudo pelo filme de Robert Wise de 1965.
O anime foi produzido em 1991 pela Nippon Animation e foi realizado por Kožo Kusaba, ao longo de 40 episódios.

História
O Barão Von Trapp tem problemas com seus 7 filhos. Depois da contratar 25 preceptores, Von Trapp contrata uma jovem noviça de 18 anos, Maria Kutschera, para cuidar especialmente da sua filha Maria que se encontra doente.
Apesar de os filhos de Von Trapp não querem uma preceptora, Maria acaba por conquistar as crianças e também amor do Barão.

A série estreou em Portugal em 1994 na RTP

Dobragem Portuguesa:
Direcção:Emília Silvestre
Tradução:Isabel Alves
Direcção de canções:José Prata
Produtor:João Fernandes Mota
Estúdio:Somnorte

Lista de Episódios
1- Eu Quero Ser Freira
2- O Meu Futuro Como Freira
3- O Capitão e os Sete Filhos
4- A Vigésima Sexta Preceptora
5- Lá Estás Tu Outra Vez, Maria
6- Perdida e Cheia de Fome
7- Não Confiamos nos Adultos
8- A Educação é Importante
9- A Noiva do Barão Trapp
10- Uma Máquina de Costura e um Violino
11- Nada Melhor Que Brincar ao Ar Livre
12- O Bolo de Chocolate
13- O Primeiro Amor de Dom Quixote
14- O Segredo da Caixa de Música
15- Martina e o Ursinho de Peluche
16- A Casa Sem a Menina Maria
17- O Veadinho Ferido
18- Vida de Veado
19- A Prenda de Yvonne
20- As Prendas das Crianças
21- A Decisão do Barão Trapp
22- Hedwig Sai de Casa
23- O Desejo de um Anjo
24- A Canção de Natal
25- A Esquiar nos Alpes
26- Laranjas e Rebentos de Flores
27- Ontem, Hoje e Amanhã
28- Ágata Traquinas
29- Esposa e Mãe
30- Quer Casar Comigo?
31- Desígnios de Deus
32- Noiva de Julho
33- A Família
34- Os Cantores da Família Trapp
35- Cantando ao Vento
36- A Invasão Nazi
37- A Nova Saudação
38- O Segredo de Hans
39- Orgulho e Convicção
40- Até Sempre, Áustria


Genérico



Letra
Dó-É fácil de cantar
Ré-Também ou talvez não
Mi-É música no ar
Fá-Dentro do coração
Sol-Vontade de chegar
Lá-Logo a seguir ao sol
Si-Está quase a acabar
E voltar de novo ao Dó

Dó-É fácil de cantar
Ré-Também ou talvez não
Mi-É música no ar
Fá-Dentro do coração
Sol-Vontade de chegar
Lá-Logo a seguir ao sol
Si-Está quase a acabar
E voltar de novo ao Dó

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Dó


Personagens

Maria

Voz-Teresa Chaves

Capitão Von Trapp

Voz-Rui Oliveira

Rupert

Voz-Susana Menezes

Hedwig

Voz-Raquel Rosmaninho

Maria

Voz-Emília Silvestre

Werner

Voz-Carla Maciel

Joana

Voz-Paula Seabra

Martina

Voz-Céu Ribeiro

Ágata

Voz-Lucinda Afonso


Excerto


Comentário
Gosto bastante deste anime. Para quem gostou de ver o filme "Música no Coração" vai gostar de ver esta série. No entanto, tem várias diferenças do filme, pois não foi adaptada do filme nem do musical mas sim do livro original. E ainda bem :)
A dobragem portuguesa é excelente.
Devia sair em DVD ou passar novamente na TV!

Alguém tem episódios gravados?

Comentem!!

9 comentários:

Ana C. Nunes disse...

Lembro-me tão bem dessa canção. Fartava-me de a cantar!

Bafejada pelas Musas disse...

O blog é um achado!!!!:D E logo para mim fã de desenhos animados, consumia tudo na minha infância:) Será que o arquivo da rtp sic e afins tem tudo isto guardado??:)****

S. disse...

Eu via isto... só há uns tempos atrás é que soube o nome original, andei durante imenso tempo a tentar descobrir. Ficou-me sempre marcado por causa de um episódio que vi... Existiam problemas com os miúdos na escola, por causa do Hitler estar no poder.

Filipa disse...

Um achado mesmo! Adoro! E este desenho animado.. Marcou a minha infância de forma inesquecível! Podem dizer-me qual o nome original? E se é possivel encontar e ver os episódeos de alguma forma? *

Anónimo disse...

Filó: quero deixar os meus parabéns pelo blogue, está simplesmnete fantástico e adorei a homenagem ao grande Antonio Feio.
Está simplesmente fabuloso!!!

Aninhas disse...

Até fiquei com uma lágrima no canto do olho. Estes foram e continuam a ser os meus desenhos animados preferidos, de todos os tempos. Já não se faz nada assim e é uma pena. Tenho algumas cassetes de VHS com alguns episódios gravados, mas infelizmente o leitor já não funciona muito bem. Gostava muito que passassem a série para dvd. Muito obrigada

Aninhas disse...

(Parece-me que o meu comentário não ficou gravado)
Esta série era a minha preferida, e continua a ser. Um dos episódios, acho que era a baronesa que estava a comer uma laranja, e eu ia sempre pedir aos meus pais que me dessem uma laranja para comer ao mesmo tempo. Gomo a gomo como ela comia. Tenho um carinho muito grande por estes desenhos animados e até fiquei agora com uma lágrima no cantinho do olho, por recordar algo tão bonito. Tenho alguns episódios gravados em VHS mas infelizmente o leitor não funciona muito bem. Gostava muito de ter a série de volta, nem que fosse em DVD. Muito muito obrigada

Desenhosanimados disse...

Olá Aninhas

Por favor contacta-me desenho-animado@hotmail.com estamos a tentar reunir a série. Pode ser que tenhas episódios que faltam.

Obrigado desta já.

Ana disse...

Sempre quis saber o nome desta série, lembro-me tão bem. Já conseguiram juntar todos os episódios?