domingo, 19 de outubro de 2008

Homenagem á actriz Emília Silvestre

Ao longo dos anos a actriz Emília Silvestre fez e dirigiu várias dobragens de desenhos animados. Além das dobragens tem participado em inúmeras peças de Teatro, alguns projectos televisivos e também é professora.
Em 1996 fundou com o actor Jorge Pinto o grupo Ensemble.
Participou em várias peças como "De calderon de la barca", "De Pirandello a Eduardo", "Lugar comum", "A arte Conversação", "Atmosfera Lorca", "A ilusão cómica", "Cais oeste","Moly Sweeney", "Fantástico feminino", "Uma casa contra o mundo", "Hamlet", "Notas sobre o teatro", "Turismo infinito", "A dama do mar" etc...
Na TV fez a primeira novela portuguesa da SIC "A viuva do enforcado", fez também a série "Clube Paraíso", "Os Andrades", "Ora Viva", "Histórias quase clínicas" entre outros trabalhos .
No cinema participou no filme "Terra Fria" de António Campos.
Na rádio tem feito vários spots publicitários e gravação de diversas peças de teatro.
Nas dobragens a personagem mais conhecida que dobrou, é sem dúvida a Ana dos Cabelos Ruivos. Excelente trabalho!!! Dobrou ainda o "Meu pequeno pónei", a "A chamada dos Gnomos", "Gasparzinho", "Aventuras no lago do arco íris", "Delphi", "O incrível Max", "Descobertas sem limite", "A Família Trapp", "Bebés em festa", "Rua Sésamo IV" entre outras. séries Recentemente dirigiu a dobragem do "Ruca" e voltou a dobrar o primeiro episódio da "Ana dos Cabelos Ruivos". Além de dobrar desenhos animados também dirigiu e dobrou vários Jogos de video para a Porto Editora.
Em 2001, no âmbito do Porto Capital da Cultura a Câmara Municipal do Porto atribui-lhe a Medalha de Mérito Cultural -grau ouro. Em 2007 a Associação de Críticos de Teatro atribui-lhe o Prémio Menção Especial pelo conjunto da sua carreira.

Vídeo de homenagem pelos bons momentos e interpretações que nos proporcionou



Obrigado Emília Silvestre

P.S.: Devia continuar a fazer e dirigir dobragens!!! :)


Mensagem da Actriz no youtube em resposta á homenagem
Tomei conhecimento desta homenagem pelos meus alunos de Voz. Não sei quem foi a pessoa que teve tão grande gentileza, mas seja quem for quero dizer-lhe que fiquei muito comovida e que foi um prazer rever dobragens e séries que já fiz há tantos anos... Muito obrigada! E embora raramente faça dobragens agora (infelizmente...), pode sempre continuar a ver-me no Teatro. Beijinhos, Emília Silvestre


Muito Obrigado!

3 comentários:

Anónimo disse...

Estava em casa quando vi a Emilia na RTP a ser entrevistada. De imediato foi à procura dela na internet e encontrei este espectacular blog.Foi um reviver da minha infancia, so nao vi aqui o Tom Sawyer. Vou adicionar aos meu favoritos e divulgar aos meus amigos. Estes desenhos animados eram bastante educativos e nao transmitiam violencia às crianças comparados aos actuais. Tenho uma coisa a lamentar, a filha da Emilia com 8 anos ja fazia dobragens. Ora, isto é um circulo fechado que so tem acesso a ele os filhos e familiares das pessoas que ja estao dentro do mesmo. Quantas crianças e adultos pretendiam e ainda pretendem entrar e nao deixam devido a este circulo vicioso!! O que acontece aqui acontece em outras produçoes do genero. Deêm oportunidades a outras pessoas e não às mesmas.

Anónimo disse...

lol. Quem deve fazer dobragens são os atores! Em todo caso alguns estudios fazem castings para quem tiver esse desejo!!

Susana Fonseca disse...

Que engraçado, bem me parecia que conhecia a voz da Emília Silvestre, quando a vi na telenovela e de facto associei as desenhos animados. Neste momento estou a rever o 1º episódio de Ana dos Cabelos Ruivos (um dos meus desenhos animados preferidos) e reconheci de imediato a voz.